Modelos de Aparelhos Auditivos (AASI)

Perda auditiva tem solução! E ao contrário do que muitos pensam, o Implante Coclear (o xodozinho aqui do DNO) nem sempre é a melhor indicação para todos os tipos de perda. Para muitos casos, o aparelho auditivo convencional (AASI: aparelho de amplificação sonora individual) é muito mais recomendado. Contam com a vantagem de serem fáceis de incorporar na rotina (já que não envolve cirurgia) e poderem ser testados até que o usuário encontre um modelo ideal para a perda dele.

A maioria das marcas possui uma gama de modelos, com diferentes diversos formatos, custos e indicados para os mais variados níveis de perda, que vão dos mini aparelhos auditivos quase invisíveis até os mais potentes que ficam atrás da orelha. Por isso, na hora de comprar o seu companheiro do dia-a-dia, não basta apenas ver o preço. O ideal é que o candidato experimente aquele mais confortável para si e encontre um que ofereça uma amplificação sonora boa o bastante para suprir o déficit auditivo. Por isso, conversar com um profissional de fonoaudiologia é o primeiro passo, para que a indicação possa ser feita de acordo com a audiometria do candidato.

Abaixo, uma tabela para entender o que significam as siglas e nomes referentes a cada modelo, características e indicações. Lembrando que essas indicações são aproximadas, pois variam de acordo com cada marca e cada caso.

IIC: Invisible-in-Canal

São chamados de aparelhos auditivos invisíveis porque são colocados bem fundo no canal auditivo. Eles são tão pequenos que é difícil alguém perceber que você está usando.

Normalmente indicado para perda auditiva leve a moderadamente severa
Leve a Moderadamente Severa

 

CIC: Completely-in-Canal

São aparelhos auditivos discretos, que ficam completamente dentro do canal auditivo.

Normalmente indicado para perda auditiva leve a moderada
Leve a Moderada

 

ITC: In-the-Canal

Ficam dentro do canal auditivo, mas uma parte é visível externamente

Normalmente indicado para perda auditiva leve a moderadamente severa
Leve a Moderadamente Severa

 

MIH: Microphone-in-Helix

São aparelhos parecidos com o CIC ou ITC, mas com um microfone separado que fica posicionado na hélice (margem elevada da orelha)

Normalmente indicado para perda auditiva leve a moderadamente severa
Leve a Moderadamente Severa

 

ITE: In-the-Ear
Half shell ou Full shell

São aparelhos auditivos que se encaixam na parte de dentro da orelha, ocupando totalmente ou parcialmente o pavilhão auditivo.

Normalmente indicado para perda auditiva leve a severa

 

RIC: Receiver-in-Canal
Também chamado de RIE: Receiver-in-Ear ou RITE: Receiver-in-the-Ear

Aparelho auditivo é colocado atrás da orelha. Ele capta e processa o som e envia para um pequeno receptor (tipo um fone de ouvido) que fica dentro do canal auditivo.

Normalmente indicado para perda auditiva leve a severa

 

BTE: Behind-the-Ear

O aparelho auditivo que é colocado atrás da orelha possui todas as funções. Um pequeno tubo conectado ao molde, leva o som amplificado para dentro do canal auditivo.

Normalmente indicado para perda auditiva moderada a profunda (alguns casos)
Moderada a Produnda

Beijinhos sonoros,
Lak Lobato

3 Resultados

  1. que legal…assim como há diversidade na surdez existe diversidade nas soluções…ótima postagem.

  2. Deuza Soares olha o que te falei. 🤗

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.