Onde existe luz

* o título do post é referente a um livro de Paramahamsa Yogananda, mestre de Kryia Yoga e fundador do Self-Realisation Fellowship. O livro fala sobre encontrar inspirações para enfrentar os desafios diários da vida.

Ultimamente, percebi que meu blog não é meramente um diário virtual. Ele é um elo de uma corrente de amizade, de inspiração e de força de muitas pessoas – inclusive eu – que tem ou não deficiência auditiva. Não apenas o meu, mas todos os blogs que falam de superação de alguma deficiência, doença ou simplesmente de quem partilha a vida virtualmente e tem o objetivo de ajudar e ser ajudado.

Por conta disso, não poderia ficar de fora a opinião e o parecer daquele filão de profissionais que nos ajudam a carregar o peso do mundo nas costas: os psicólogos.

Minha melhor amiga, a Kali, é psicóloga, por isso, tenho um carinho todo especial por essa classe de profissionais.  Acho que tem horas na vida que ninguém merece carregar o fardo e a dor sozinho. E, nalgumas dessas horas, uma ajuda profissional pode fazer toda a diferença.

Esses dias, fizeram um tópico na Surdos Oralizados (comunidade do orkut) que me inspirou a correr atrás da pessoa pedindo um depoimento aqui pro blog. Olha só:

Bem Pessoal, antes de mais nada deixe me apresentar

Sou psicóloga clinica há  15 anos. Sou especializada em atendimento psicoterapico para adolescentes, adultos, terapia de casal e familar, terceira idade ( atendimento em home care ou no consultório )surdos e familiares.

Atendo deficientes auditivos/surdos oralizados e sinalizados e também com ou sem interprete dependendo do caso.

Agora que vcs já me conhecem um pouquinho quero dizer que quando fui convidada pela Lak, para escrever um texto para este Blog, a primeira cosia que me veio a cabeça  e que não poderia deixar de citar aqui é uma frase que para mim é a base para o meu trabalho.

“Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” (Hermann Hesse)

Vejo no meu consultório que os pacientes buscam mais que a “chave”, mais que o impulso do o seu “próprio mundo de imagens” e quando eu falo em pacientes estou me referindo aos surdos e ouvintes .

A minha experiência clinica me permiti perceber que os surdos são sem sombra de dúvida pessoas independentes e automotivacionais,assim como os ouvintes, porque não são diferentes.Muitas vezes o que os impulsiona a desistir de algo ou a se sentirem “menos” do que os ouvintes é a própia família que não os aceita como surdos.

Ai eu me pergunto…Afinal porque não aceitar ?Se são pessoas como qualquer outra. Todos nós temos nossos transtornos, nossas limitações, nossos desafios e objetivos, pelo simples fato de sermos seres humanos.

Acredito na teoria que diz que a desigualdade esta dentro de cada um de nós , precisamos do “diferente” para nos alimentar de vida, de emoções  “boas ou “ruins”, para que possamos nos desenvolver como pessoa,  as diferenças são como um combustível, um estimulo, para nos tornarmos ainda maiores do que podemos, pois todos sem exceções somos GRANDE! Já vencemos pelo simples fato de estar vivos neste mundo tão difícil.

Vocês não imaginam como cresço e aprendo a cada atendimento psicoterápico com os surdos e ouvintes , vocês me alimentam a cada dia, com suas emoções fazendo desta forma com que juntos nos tornamos seremos humanos mais adaptáveis a s emoções  que nos aguardam do dia a dia, mais harmonizados no sentido total da plenitude da palavra.

Quero manifestar aqui o meu incondicional OBRIGADO! Á todos meus pacientes surdos, ouvintes, mas em especial aos surdos que me confortam e me ensinam, me impulsionando a pegar a “Chave” a  qual se refere ao citação acima e a passa-lá para frente.

Amo vocês e sou apaixona pela minha profissão!

Um beijo de luz no coração de todos vocês.

Dra Silvana Resaffi

Contato para atendimento 11 8555-8422

Email silvana.resaffi@uol.com.br

Local de atendimento: consultório  em São Paulo Capital, próxima a região da Av Paulista a 200 metros do metrô Trianon-Masp. Bairro Cerqueira Cezar.

Horário de atendimento – de 2ª à  6ª fª das 09 ás 19h. Sábado das 09 ás 13h.

Alguém aqui já fez terapia e gostaria de partilhar a experiência?

Beijinhos

Lak

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.