Falando sobre a deficiência auditiva em local de trabalho
Antes de mais nada, já aviso que como tudo nessa vida, nenhum texto de dicas sobre qualquer coisa é um roteiro mágico que resolve todos os perrengues de determinada situação. São apenas sugestões que poderiam ajudar no quebra-gelo ou naquelas situações constrangedoras que ninguém sabe o que fazer.
O ponto de partida para qualquer relacionamento deve ser a conversa. Por isso logo que você entrar numa empresa (ou a pessoa com deficiência auditiva entrar na sua área) ofereça uma conversa de apresentação entre a você/a pessoa com deficiência e a equipe com quem irá trabalhar. Acredite, essa conversa é fundamental, porque a maioria das pessoas nunca conviveu com pessoas com deficiência, foi educada para não falar no assunto e acha que se perguntar qualquer coisa, vai ofender. Nessa apresentação, pode-se falar sobre a deficiência e as particularidades importantes para comunicação no dia a dia. Principalmente no caso de deficiência auditiva, porque formamos um grupo muito heterogêneo no que se refere à comunicação: algumas pessoas com surdez utilizam a língua de sinais, outras falam oralmente, outras utilizam ambas formas de comunicação. Algumas utilizam próteses e implantes auditivos, outras não. Algumas tem plena discriminação auditiva com a prótese/implante, outras continuam dependendo da leitura labial/língua de sinais, mesmo protetizado/implantado. Nessa conversa, vale o espaço para perguntas e esclarecimentos.
É importante que as pessoas tenham plena consciência de que a surdez não afeta o intelecto, que permanece preservado. Ou seja, uma pessoa com surdez pode aprender qualquer coisa. Mas, nem sempre a forma como se explica algo para ela será compreendida da mesma maneira que um ouvinte compreenderia. Portanto, quando precisar explicar algo pra um profissional com deficiência auditiva, observe se o meio de comunicação (verbal, gestual ou escrito) está de acordo com a compreensão dela. Há pessoas que entendem as tarefas com apenas uma conversa, outras que preferem a explicação por escrito, outras que aprendem simplesmente vendo alguém fazer.
Se a pessoa for oralizada – vou me ater a falar do grupo das pessoas com deficiência auditiva que são oralizadas e alfabetizadas em português, porque é a minha área – é importante que você siga algumas regras de etiqueta para falar conosco, que são:
- Fale de frente para a pessoa, sempre. A sua boca tem que ficar visível, mesmo que ela use aparelho.
- Fale sempre com naturalidade e numa velocidade não muito rápida. A leitura labial, por exemplo, exige menos velocidade que a compreensão auditiva.
- Repita se for necessário.
- Pergunte se a pessoa entendeu. E se você achar que não foi compreendido, peça para a pessoa repetir o que ela entendeu. Assim, você confirma se a mensagem chegou adequadamente à compreensão da pessoa.
- Se necessário e quando possível, peça as coisas por escrito, que isso evita mal-entendidos.
Se a pessoa usa uma prótese auditiva, necessariamente ela consegue utilizar o telefone?
Nem sempre! Pode ser que ela não consiga usar nada, pode ser que ela consiga dar apenas alguns recados básicos. E pode ser que ela consiga falar bem, mas só em condições adequadas (por exemplo, eu preciso de silêncio para falar no telefone, então é comum eu sair da sala para utilizá-lo). Ou pode ser que ela consiga utilizar normalmente. Ou seja, a utilização do telefone é variável. Mas, se ela utiliza aparelho/implante, oferecer um ramal na mesa dela é válido. Pergunte para ela se ela consegue usar e se quer um ramal na mesa dela, por exemplo. Pode ser que sim, pode ser que não, mas a escolha deve ser dela.
E a questão do alarme de incêndio? Se não houver possibilidade de adaptar o alarme com algum alerta visual, é sempre importante que durante um treinamento de incêndio, haja alguém disponível para avisar a pessoa que o alarme está disparado.
Mas e se ela estiver no banheiro, sem aparelho? Então, é importante que ela sempre avise aonde vai, quando sair da mesa. Nesse caso, trata-se de uma questão de sobrevivência mesmo.
Como proceder durante uma reunião?
Um dos maiores entraves durante o expediente, depois do uso do telefone, é a questão de como incluir uma pessoa com deficiência auditiva numa reunião. Isso exige boa educação de toda a equipe. É importante que, independentemente da pessoa utilizar Libras, leitura labial ou prótese auditiva, as pessoas devem falar uma de cada vez. Primeiro, porque facilita a compreensão de todo o grupo, segundo, porque no caso de uma pessoa com surdez, a fala simultânea torna a conversa incompreensível. Se isso não for possível, uma outra sugestão é alguém ficar encarregado da pauta da reunião e fornecer por escrito para toda a equipe (ou para o profissional com deficiência auditiva).
Acredite, a inclusão é possível, mas é necessário boa vontade e interesse de incluir.
Esteja aberto a conversar e questionar sobre as particularidades da deficiência da pessoa. Da mesma forma que é importante que você respeite as limitações dela. Pode ser que ela não se sinta tão confortável de falar sobre o assunto. Mas, se você questionar com naturalidade, explicando o porquê de cada dúvida e como isso acrescenta numa melhor convivência e qualidade de trabalho entre vocês, é possível inclusive que você ajude na mudança de postura dessa pessoa em relação a falar sobre o assunto.
Quanto a você que tem deficiência auditiva, tome a iniciativa para facilitar seu processo inclusivo. A maioria das pessoas tem curiosidade, mas tem medo de perguntar. A sua postura aberta ao diálogo pode fazer toda a diferença para você ser bem recebido numa equipe. Não tenha medo de falar sobre surdez. Faz parte…
Beijinhos sonoros,
Lak
Muito bom o post! Beijo!
Muito boa as dicas
Perfeito!
Realmente existe os deveres e obrigações de ambos os lados. E se cada um conhece-los o ambiente de trabalho para os deficientes auditivos será bem saudável.
Pois é, né? Não nego que exista preconceito e gente que não lida bem com a própria deficiência. Mas, é necessário quebrar a barreira pelos dois lados. Vai mais rápido! Beijinhos sonoros.
Adorei a matéria muito bem explicada e direta,parabéns bjs
Muito obrigada! Beijinhos