Coisas que ninguém te conta sobre o Implante Coclear

Se você ou alguém da sua família recebeu indicação para fazer a cirurgia de implante coclear, milhões de dúvidas devem estar surgindo na sua mente. Como alguém que já passou por isso, talvez eu possa te ajudar com algumas delas:

Agora eu sou ex-surdo?

Se você teve indicação para o implante coclear, é porque tem deficiência auditiva. Mesmo depois do implante, você vai continuar tendo deficiência auditiva. Ninguém te conta isso, porque partem do princípio que é óbvio, já que o implante coclear não é uma cura, é apenas um recurso tecnológico que te dará acesso aos sons.
O que o seu cérebro fará com esse som (ou seja, como irá processar) depende muito do seu caso.
Porém, não podemos esquecer que implantados não são ex-surdos nem ouvintes: são pessoas com deficiência auditiva que ouvem graças à tecnologia.

As crianças sofrem?

Em implantes de crianças, normalmente os pais sofrem muito mais que os filhos. Mas é normal eles também acordarem chorando, porque estão com dor no corte, porque estão enjoados da anestesia, porque o curativo está apertando a orelha. O pós operatório é chatinho, mas passa super rápido, então não é motivo para desencanar da cirurgia. Principalmente pelo fato que muitos pais relatam que no dia seguinte, a criançada já está tocando o terror no hospital, como se nada tivesse acontecido.

E os adultos?

Implantes em adultos, normalmente o adulto sofre pra caramba também. Pelos mesmos motivos que a criança e porque sempre tem um amigo chato ou um parente desavisado achando que você vai acordar ouvindo 100% e tentando te ligar no mesmo dia!

Libras com Implante Coclear?

O implante coclear não impede o aprendizado da Libras. Nem de qualquer outra língua, inclusive a Língua do P e o élfico. Vai da sua vontade de aprender qualquer idioma do universo, inclusive o Kinglon, se você for um Trekkie. Em todo caso, a Libras pode ser fundamental no desenvolvimento de linguagem de algumas crianças e todos devem respeitar as famílias que optam por ela como primeiro idioma, mesmo de crianças implantadas.
E como segunda também! Há muitos profissionais são contra e muitos profissionais indicam, depende do caso, da necessidade de cada criança e das crenças de cada profissional. No fim, o importante é respeitar a escolha da família, observar o como está sendo o desenvolvimento da linguagem de cada criança e o feeling de cada mãe e pai e decidir por qual escolha fará.

E como fica a leitura labial com o implante coclear?

Algumas pessoas perdem um pouco da capacidade de fazer leitura labial após o implante, afinal o cérebro pode “desaprender” já que não precisa tanto desse apoio visual. Ainda assim, há muitos implantados que preferem apenas ler lábios, quando estão sem IC (ou até quando estão, pois já tem a leitura labial bem desenvolvida). Se a pessoa tem facilidade e consegue se comunicar assim, pistas visuais ajudam muito!

Quando custa o implante coclear?

TODO implante coclear tem gastos, assim como qualquer tratamento médico. Por isso, é fundamental saber recorrer ao plano de saúde ou tentar entrar com pedido no MP da sua cidade. Consultar um advogado é fundamental nesses casos. E conversar com outros implantados para pedir dicas. Pagar do bolso pilhas, manutenção e terapia pode ser bem caro. Muita gente até faz uma poupança para emergências ou quem sabe até para trocar por um modelo melhor daqui alguns anos.

Vou ouvir na ativação do implante coclear?

A ativação é uma das maiores incógnitas da vida de um implantado. É impossível prever como será a reação de alguém. Tem gente que ama, a maioria odeia, muitos saem achando que não deu certo (principalmente quando o bebê não reage ou a fono liga o IC de um adulto muito baixo), mas não é o ponto chave que define o sucesso do implante.

Meu caso será um sucesso?

Sucesso do implante tem mais a ver com o quanto a pessoa gosta de ter o implante coclear como forma de ouvir o mundo, do que com o quanto a pessoa ouve e o quanto discrimina.

Existe gente como eu?

Crianças implantadas gostam de ver adultos implantados e vice-e-versa. É uma identificação forte de pertencer a um grupo de pessoas iguais a você. Até temos um cumprimento secreto, mas não vou poder contar aqui, porque só quem é implantado sabe como é.

Beijinhos sonoros,
Lak Lobato

Ícones: flaticon.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile