10 dicas para o dia da ativação do seu implante coclear
Quando chega o tão sonhado dia da ativação do implante coclear, muitos pensamentos e desejos surgem na cabeça de qualquer recém-implantado ou dos responsáveis pela criança implantada. Sempre é esperada a melhor audição possível, já com discriminação e clareza de compreensão. Essa expectativa surge não somente do próprio usuário (ou responsável), mas das pessoas com quem ele convive e sabem que aquele momento, tão esperado, chegou.
Como o momento da ativação é imprevisível, já que os resultados variam de pessoa para pessoa e de caso para caso, algumas dicas podem ser extremamente úteis para viver plenamente esse momento, sem frustrações e com muita curtição:
- Vá com poucas expectativas de sair ouvindo maravilhosamente bem. O momento da ativação do implante coclear é apenas a primeira de diversas programações que o usuário irá fazer periodicamente, para chegar no melhor resultado possível.
- Vídeos que mostram ativações lindas e emocionantes são inspiradoras de se assistir, mas não são as melhores referências. Você pode assistir tantos quanto quiser, mas tenha em mente que cada ativação é única e qualquer reação – e até a ausência dela – é esperada. E quanto menos se comparar com os outros, menores serão as frustrações.
- Se o momento permitir, vá à ativação acompanhado. Esse é um momento que vale a pena compartilhar, independentemente de ser incrivelmente emocionante ou nada demais. É sempre bom ter alguém para conversar depois e para filmar/fotografar, caso você queira se lembrar desse momento. Além disso, seu acompanhante poderá ajudar prestando atenção às orientações passadas pelo fonoaudiólogo.
- Se você compartilhou com seus entes queridos sobre o momento da ativação, compartilhe também as dicas em relação às expectativas e às possibilidades esperadas. Se já é difícil lidar com as nossas ansiedades, é mais difícil ainda lidar com a ansiedade dos outros. Avise que o implante coclear é um processo de reabilitação auditiva e que a adaptação pode demorar um pouco, portanto, dificilmente você terá uma audição perfeita de uma hora para outra.
- A melhor referência do implante coclear, aquela que deve ser usada como comparação, não é o som natural, nem o som que se ouvia com um aparelho auditivo, mas o silêncio. Quem recebeu a indicação para o implante coclear, não tinha a possibilidade de ouvir naturalmente e provavelmente já não se beneficiava com os aparelhos comuns. Sendo assim, o implante coclear é a melhor opção que a pessoa tem para ouvir.
- É normal achar o som do implante coclear bem esquisito no início do uso. Porque é uma percepção auditiva criada por um estímulo artificial apresentado à cóclea. Algumas pessoas relatam que achavam o som robótico no começo, mas essa percepção muda com a adaptação e o passar do tempo.
- Converse com o profissional de fonoaudiologia que acompanha seu caso antes da ativação. Preste atenção nas instruções que ele te dará sobre a programação, sobre o uso efetivo e o que você precisará fazer nos próximos dias. Seguir o protocolo de mudanças de programas, de ajuste de volume, de tempo de uso são muito importantes para o seu processo de adaptação.
- Lembre-se que sua reação (ou do seu filho) na ativação não é decisivo para nada. Pode ser que você ache muito estranho no começo, mas em pouco tempo mude de opinião. Não deixe que esse momento defina seus sentimentos em relação ao implante coclear.
- A tão criticada ausência de reações em crianças não significa nada demais. É bem comum pais de crianças acharem que tem algo de errado com o dispositivo porque a criança não está “respondendo” logo após a ativação. Se a criança nunca ouviu na vida, é comum que ela não saiba responder ao estímulo. Pode ser também que o volume esteja mais baixo para gerar uma resposta clara, mas é um protocolo que muitos profissionais seguem para acostumar devagar o ouvido a esta nova forma de estimulação.
- A ativação é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada de reabilitação auditiva. Uma caminhada com uma bela trilha sonora pela frente!
Converse com outros usuários e outros pais para se preparar para este momento, a troca de experiências pode ajudar muito a estimular as expectativas na dose certa.
Imagens: freepik.com
Eu disse a minha fono que eu iria tirar as fotos deste dia 🙂
fotografa sim…
😉
Adorei ,a ativação da minha filha vai ser dia 21/06 😊
Vai tranquila… e depois aparece para contar como foi. Mesmo que seja bobinho, é um dia marcante… Eu comemoro todos os anos hihihi
Tá bom ,to um pouco ansiosa mais to tranquila .. Vou filmar e depois conto como foi 😉
Conta sim… na torcida para ser bem agradável e você sair bem confiante do consultório. Ela também hihi
Samantha Caló leia!
Poderia me ajudar a entender meu exame audiometrico?
O ideal é que você converse com a sua fono para ela te explicar.
Perfeito sua explicação. Aconteceu isso tudo que vc escreveu comigo.
Só no decorrer dos meses como mapeamento que o som foi aparecendo.
Bjs e obrigado
Jorge, não que não possa ser diferente disso. Mas, quando acontece como aconteceu com você, é importante que as pessoas saibam que é super normal. E devem continuar usando o IC, até se adaptarem totalmente…
Daí o texto. Beijinhos sonoros
A minha ativação é amanhã, e essas dicas me cairam como uma luva! Gratidão, Lak!