A importância de ouvir com as duas orelhas

O que é melhor? Fazer o implante coclear em uma orelha só e preservar a outra para uma tecnologia futura ou implantar logo nas duas orelhas?

Esta pergunta é bem comum, já que muita gente tem a expectativa de que, no futuro, surjam tecnologias melhores que o implante coclear. Como ouvi de um médico uma vez, o melhor momento para recuperar sua audição é agora, pois quanto maior o tempo de privação sonora, mais difícil será a reabilitação auditiva posteriormente.

Se você tem uma perda auditiva sensorioneural bilateral, será preciso passar por uma avaliação minuciosa para descobrir se você é candidato para colocar o implante nas duas orelhas.

Realmente precisamos das duas orelhas para ouvir?

Se temos duas orelhas, é porque ouvir com ambas faz diferença. O trabalho em conjunto de duas fontes sonoras levando o som até o cérebro possui uma série de vantagens sobre a audição com uma orelha só. Quando ouvimos com as duas orelhas, temos menos dificuldade de separar a voz do ruído ambiental, por exemplo.

Por consequência dessa maior facilidade de compreensão, fazemos menos esforço para ouvir e ficamos menos cansados no final do dia. Além disso, ao ouvir com duas orelhas, temos uma melhor localização sonora. Podemos obter também uma melhor qualidade do que ouvimos. E escutar música com mais clareza, fica mais fácil com uma boa audição bilateral.

Audição bimodal:
aparelho auditivo e implante coclear trabalhando em conjunto

Se audição bilateral tem vantagens sobre a audição de um lado só, então é absolutamente necessário realizar a implante nas duas orelhas?

Isso depende do seu grau de perda auditiva em cada uma delas. Às vezes, a pessoa tem indicação para implantar apenas uma orelha e na outra, continua com benefício no uso de aparelhos auditivos. Nesses casos, temos algo que chamamos de “audição bimodal”. Sua equipe clínica irá fazer vários testes para encontrar um aparelho auditivo que tenha recursos similares ao do seu implante coclear. Alguns modelos de implante coclear e aparelhos auditivos foram desenvolvidos para oferecer programações alinhadas que facilitam essa compatibilidade, como é o caso do processador de som Naída CI da Advanced Bionics, que consegue se comunicar com aparelhos auditivos da Phonak. Por serem desenvolvidos com tecnologias compatíveis, eles são capazes de fazer ajustes automáticos para deixar o som mais uniforme, além de trazerem outros recursos muito práticos para o dia a dia, como transmitir áudio do seu celular para os dois dispositivos, ao mesmo tempo.

Implante coclear bilateral:
em dupla fica bem mais fácil!

Se você tem perda auditiva severa a profunda bilateral e tem indicação para usar implante coclear nas duas orelhas, você poderá ter uma experiência auditiva mais rica e completa do que com um único implante coclear.

A implantação bilateral em adultos depende de uma criteriosa análise do perfil do paciente e seu tempo de privação sonora, entre outros fatores.

Se a decisão for pela implantação bilateral, a equipe que acompanha o caso irá analisar se o candidato irá receber implantes de forma simultânea (em uma única cirurgia) ou sequencial (primeiro um e depois o outro).

E para crianças?

A audição binaural (em ambas as orelhas) é o cenário ideal para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da comunicação de crianças. Receber a estimulação binaural desde o início da vida de uma criança pode melhorar sua capacidade de ouvir, falar e aprender junto com seus pares com audição dentro da normalidade.

Por causa dessa vantagem, a maioria das crianças com perda auditiva sensorioneural nas duas orelhas costumam receber a indicação para a implantação bilateral.

Como obter um implante coclear bilateral?

Consulte a sua equipe de profissionais especializados para descobrir se o implante coclear bilateral é a opção ideal para você.

Imagem dos processadores cedida pela Advanced Bionics. Ilustrações: flaticon.com