20/09/2011 – Panelaço no Twitter pró #Acessibilidade para #SurdosOralizados

Na verdade, a Hashtag #SurdosOralizados é apenas para divulgação do nosso grupo,  a acessibilidade que pedidos não é PARA surdos oralizados somente. Mas a reeinvindicação é feita por nós. O que pedimos é melhoria de atendimento remoto para todo e qualquer deficiente auditivo e de fala.

Quais as nossas reinvindicações?

O que eu acho que é ACESSIBILIDADE PARA SURDOS ORALIZADOS nos bancos brasileiros??
  • gerente capacitado para atender um surdo oralizado (saber como falar conosco, devagar e virado para nós) ou sinalizado (por meio de intérprete em todas as agências)
  • atendimento por email
  • atendimento por SMS
  • cadastramento de 1 ou 2 pessoas de confiança, mediante documentação registrada em cartório, para que elas possam falar por nós no 0800 em casos de extrema emergência
  • cadastro da informação de que sou surda oralizada nas informações da minha conta, para que não seja preciso explicar toda a situação novamente a cada troca de gerente
  • chat disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, no site dos bancos, com funcionário capacitado a resolver problemas para clientes cadastrados como surdos oralizados e sinalizados

Por quê precisamos dessas mudanças? Porque muitos serviços só podem ser feitos, atualmente, por telefone. E o atendimento que os bancos dispõem pra nós é através do TDD (um aparelho especial de telefone com visor que só liga para outro aparelho igual. Caro e obsoleto, tecnologia ultrapassada que ninguém tem). Agora parem para pensar  nos seguintes casos:

  • assalto
  • sequestro
  • problemas em viagem ao exterior
  • surdo oralizado que não possui telefone TDD
  • cartão clonado
  • cartão extraviado
  • surdo oralizado que trabalha em local sem TDD
  • qualquer eventualidade que ocorra em local sem TDD
  • solicitações que as atendentes do TDD não consigam resolver

Se alguém acha bobagem fazer barulho nas redes sociais, saibam que o BANRISUL já tomou a iniciativa para promover mudanças de acessibilidade, por conta das reclamações feitas por nós. A maioria dos bancos oferece tal serviço inadequado, simplesmente porque não tem informação do que realmente precisamos. Cabe a nós fornecer a informação correta!

Para participar do PANELAÇO, basta ter um perfil no twitter (é possível fazer um rapidamente e apagá-lo depois, se não gostar de usá-lo) e twittar frases com as seguintes hashtags (palavras precedidas de # que viram uma espécie de link para as postagens similares): #Acessibilidade #SurdosOralizados e links de postagens em blogs que explicam a situação:

Link do Desculpe, não ouvi!

https://desculpenaoouvi.com.br/index.php/2011/09/01/acessibilidade-para-surdos-oralizados-em-bancos-e-empresas-cade/

Link do Acessibilidade Total:

http://www.acessibilidadetotal.com.br/acessibilidade-irreal/

Links do Igualmente Diferentes:

http://igualmentediferentes.com/2011/09/02/acessibilidade-para-surdos-em-agencias-bancarias-e-lojas-sumiu/

http://igualmentediferentes.com/2011/09/13/acessibilidade-em-bancos-lojas-e-empresas-%E2%80%93-o-retorno/

Link do Escreve, que te escuto:

http://escrevequeescuto.wordpress.com/2011/09/04/onde-est-a-acessibilidade-para-surdosoralizados-nos-bancos-brasileiros/

O twitter só permite 140 caracteres por postagem, mas os links podem ser copiados na íntegra, que são automaticamente encurtados pelo próprio twitter.

Quando faremos o PANELAÇO?

20/09/2011 à partir das 15h00

Às 15h: bombardearemos com frases tipo “Seu cartão foi clonado? E agora? #Acessibilidade aos #SurdosOralizados [link_escolhido]

Às 15h30: mandaremos as frases agora direcionadas a políticos e famosos que poderiam ajudar na causa!

Contamos com a ajuda de todos!!

Beijinhos sonoros,

Lak

8 Resultados

  1. Raul disse:

    Lak, é a partir das 15 horas, ok? As 15 horas vamos mandar as frases e as 15:30 pros twitteres de deputados,bancos, etc.

    Vamo que vamo!

  2. Olá, Lak!
    Como não temos twitter, não deu para o “Sopa” participar do “panelaço”… snif, snif!!!! 🙁 Mas demos um jeitinho de divulgar o post acima, via Facebook, para espalhar ainda mais a informação de que os surdos oralizados têm, sim, especificidades que DEVEM ser atendidas!!!

    Não raro, há o MITO de que “basta tais surdos usarem equipamentos de amplificação sonora” (tais como AASI e IC) e acharem que o problema está resolvido pelo “simples” uso desses aparelhos. Não e não!!! Tais aparelhos podem até melhorar bastante a qualidade de vida de quem optou por usá-los e se sente adaptado a eles; mas, mesmo assim, eles têm as suas limitações… ainda mais que o ato de OUVIR não é, simplesmente, capturar os sons- mas, sim, ter a interpretação sonora adequada, pelo cérebro, que é um fato que nem sempre ocorre com quem usa IC e AASI (por motivos diversos!!!)

    Detalhe: aqui no “Sopa” não tem nenhum integrante surdo(a); porém, a convivência com pessoas usuárias de AASI nos faz entender um pouco mais do universo dos surdos oralizados – bem como nos faz despertar maior sensibilidade em relação a estas questões.

    Boa sorte na empreitada de vocês em relação a fazerem valer seus direitos!!!! 😀 É só mesmo “fazendo barulho” (com o perdão do trocadilho, rsrsrs) é que a sociedade,composta majoritariamente por quem não tem nenhuma deficiência significativa (hmmm, serááááá???????!!!!!) vai “acordar” para a percepção das diversidade que existe entre os seres humanos! 🙂

    • Avatar photo laklobato disse:

      Não tem problema vocês não terem twitter. O que importa é que vocês ajudam bastante na divulgação de esclarecimento desses equívocos constante… Obrigada pela ajuda, sempre!
      Forte abraço,
      Lak

  3. Rogério disse:

    Eu acho o twitter um porre, mas você tem o dom de me botar pra encarar essas coisas. Tô prontinho pra hashtagar (só espero que o trabalho não me faça passar batido no horário). Segundo dados da própria Febraban, o lucro anual dos bancos é bilionário – isso mesmo, eu disse BIlionário -, então não se justifica qualquer alegação de custos para implantação de novos aplicativos. Numa época em que a tecnologia está presente em todo canto, é piada utilizar equipamentos obsoletos que nada resolvem. O mesmo entendimento se aplica às operadoras de cartões de crédito. Não nos esqueçamos que nada é de graça; pelo contrário, os bancos cobram tarifas até para dar bom dia e pagamos anuidades de cartão de crédito (além de juros extorsivos quando damos o azar de não pagar a fatura em dia ou não pagamos o total).
    Outro ponto a ser considerado é o uso de SMS, no mínimo, para contato com a polícia, bombeiros, SAMU e correlatos. Como comunicar um acidente na rua? Como acionar a polícia após um assalto? Pagamos impostos e podemos exigir, sim.
    Muitas das medidas propostas contemplam surdos sinalizados e oralizados, e podem ser implementadas de imediato. Basta que o ‘lado de lá’ tenha boa vontade.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Pois é, batalhemos pra mudar essa situação risivel completamente sem graça.Obrigada pela parceria constante, Rogs!! Você é uma presença fundamental na nossa luta… Beijos

  4. Gabi VA disse:

    Lak já estou divulgando, vou tentar chamar atenção de alguns deputados aqui do meu estado, se quiser posso representar vcs aqui no estado, já divulguei no meu Blog! Apoiado! 😀

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