20/09/2011 – Panelaço no Twitter pró #Acessibilidade para #SurdosOralizados
Na verdade, a Hashtag #SurdosOralizados é apenas para divulgação do nosso grupo, a acessibilidade que pedidos não é PARA surdos oralizados somente. Mas a reeinvindicação é feita por nós. O que pedimos é melhoria de atendimento remoto para todo e qualquer deficiente auditivo e de fala.
Quais as nossas reinvindicações?
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gerente capacitado para atender um surdo oralizado (saber como falar conosco, devagar e virado para nós) ou sinalizado (por meio de intérprete em todas as agências)
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atendimento por email
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atendimento por SMS
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cadastramento de 1 ou 2 pessoas de confiança, mediante documentação registrada em cartório, para que elas possam falar por nós no 0800 em casos de extrema emergência
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cadastro da informação de que sou surda oralizada nas informações da minha conta, para que não seja preciso explicar toda a situação novamente a cada troca de gerente
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chat disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, no site dos bancos, com funcionário capacitado a resolver problemas para clientes cadastrados como surdos oralizados e sinalizados
Por quê precisamos dessas mudanças? Porque muitos serviços só podem ser feitos, atualmente, por telefone. E o atendimento que os bancos dispõem pra nós é através do TDD (um aparelho especial de telefone com visor que só liga para outro aparelho igual. Caro e obsoleto, tecnologia ultrapassada que ninguém tem). Agora parem para pensar nos seguintes casos:
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assalto
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sequestro
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problemas em viagem ao exterior
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surdo oralizado que não possui telefone TDD
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cartão clonado
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cartão extraviado
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surdo oralizado que trabalha em local sem TDD
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qualquer eventualidade que ocorra em local sem TDD
- solicitações que as atendentes do TDD não consigam resolver
Se alguém acha bobagem fazer barulho nas redes sociais, saibam que o BANRISUL já tomou a iniciativa para promover mudanças de acessibilidade, por conta das reclamações feitas por nós. A maioria dos bancos oferece tal serviço inadequado, simplesmente porque não tem informação do que realmente precisamos. Cabe a nós fornecer a informação correta!
Para participar do PANELAÇO, basta ter um perfil no twitter (é possível fazer um rapidamente e apagá-lo depois, se não gostar de usá-lo) e twittar frases com as seguintes hashtags (palavras precedidas de # que viram uma espécie de link para as postagens similares): #Acessibilidade #SurdosOralizados e links de postagens em blogs que explicam a situação:
Link do Desculpe, não ouvi!
Link do Acessibilidade Total:
http://www.acessibilidadetotal.com.br/acessibilidade-irreal/
Links do Igualmente Diferentes:
Link do Escreve, que te escuto:
O twitter só permite 140 caracteres por postagem, mas os links podem ser copiados na íntegra, que são automaticamente encurtados pelo próprio twitter.
Quando faremos o PANELAÇO?
20/09/2011 à partir das 15h00
Às 15h: bombardearemos com frases tipo “Seu cartão foi clonado? E agora? #Acessibilidade aos #SurdosOralizados [link_escolhido]
Às 15h30: mandaremos as frases agora direcionadas a políticos e famosos que poderiam ajudar na causa!
Contamos com a ajuda de todos!!
Beijinhos sonoros,
Lak
Lak, é a partir das 15 horas, ok? As 15 horas vamos mandar as frases e as 15:30 pros twitteres de deputados,bancos, etc.
Vamo que vamo!
Arrumando… beijos
Olá, Lak!
Como não temos twitter, não deu para o “Sopa” participar do “panelaço”… snif, snif!!!! 🙁 Mas demos um jeitinho de divulgar o post acima, via Facebook, para espalhar ainda mais a informação de que os surdos oralizados têm, sim, especificidades que DEVEM ser atendidas!!!
Não raro, há o MITO de que “basta tais surdos usarem equipamentos de amplificação sonora” (tais como AASI e IC) e acharem que o problema está resolvido pelo “simples” uso desses aparelhos. Não e não!!! Tais aparelhos podem até melhorar bastante a qualidade de vida de quem optou por usá-los e se sente adaptado a eles; mas, mesmo assim, eles têm as suas limitações… ainda mais que o ato de OUVIR não é, simplesmente, capturar os sons- mas, sim, ter a interpretação sonora adequada, pelo cérebro, que é um fato que nem sempre ocorre com quem usa IC e AASI (por motivos diversos!!!)
Detalhe: aqui no “Sopa” não tem nenhum integrante surdo(a); porém, a convivência com pessoas usuárias de AASI nos faz entender um pouco mais do universo dos surdos oralizados – bem como nos faz despertar maior sensibilidade em relação a estas questões.
Boa sorte na empreitada de vocês em relação a fazerem valer seus direitos!!!! 😀 É só mesmo “fazendo barulho” (com o perdão do trocadilho, rsrsrs) é que a sociedade,composta majoritariamente por quem não tem nenhuma deficiência significativa (hmmm, serááááá???????!!!!!) vai “acordar” para a percepção das diversidade que existe entre os seres humanos! 🙂
Não tem problema vocês não terem twitter. O que importa é que vocês ajudam bastante na divulgação de esclarecimento desses equívocos constante… Obrigada pela ajuda, sempre!
Forte abraço,
Lak
Eu acho o twitter um porre, mas você tem o dom de me botar pra encarar essas coisas. Tô prontinho pra hashtagar (só espero que o trabalho não me faça passar batido no horário). Segundo dados da própria Febraban, o lucro anual dos bancos é bilionário – isso mesmo, eu disse BIlionário -, então não se justifica qualquer alegação de custos para implantação de novos aplicativos. Numa época em que a tecnologia está presente em todo canto, é piada utilizar equipamentos obsoletos que nada resolvem. O mesmo entendimento se aplica às operadoras de cartões de crédito. Não nos esqueçamos que nada é de graça; pelo contrário, os bancos cobram tarifas até para dar bom dia e pagamos anuidades de cartão de crédito (além de juros extorsivos quando damos o azar de não pagar a fatura em dia ou não pagamos o total).
Outro ponto a ser considerado é o uso de SMS, no mínimo, para contato com a polícia, bombeiros, SAMU e correlatos. Como comunicar um acidente na rua? Como acionar a polícia após um assalto? Pagamos impostos e podemos exigir, sim.
Muitas das medidas propostas contemplam surdos sinalizados e oralizados, e podem ser implementadas de imediato. Basta que o ‘lado de lá’ tenha boa vontade.
Pois é, batalhemos pra mudar essa situação risivel completamente sem graça.Obrigada pela parceria constante, Rogs!! Você é uma presença fundamental na nossa luta… Beijos
Lak já estou divulgando, vou tentar chamar atenção de alguns deputados aqui do meu estado, se quiser posso representar vcs aqui no estado, já divulguei no meu Blog! Apoiado! 😀
Queremos sim, Gabi. Temos que unir forças para mudar essa situação. Beijos