A ativação do implante coclear da Andressa
Há um tempo atrás, uma moça comentou aqui no DNO que tinha perdido a audição recentemente. Estava triste, porque não sabia direito lidar com essa situação, decorrente do uso de medicamentos.
Andressa comentou que ler o blog tinha sido uma injeção de ânimo, mas o que ela queria mesmo era ouvir de novo e pensava em fazer o Implante Coclear.
Mas, claro, os médicos, fonos e até familiares diziam para ela não criar muita expectativa. Porque o IC tem essa história de variar muito conforme o caso.
Insisti que ela deveria fazer SIM, porque a memória auditiva dela era boa o suficiente para o sucesso do IC.
E ficamos todos esses meses, até ela operar, trocando mensagens. Em nenhum momento permiti (ditadora, né?) que ela se deixasse contaminar pelo desâmino, pelo excesso de cautela e até pelas lendas que rondam o IC que chegaram aos olhos dela, que são muitas.
Em setembro, ela encarou a mesa cirúrgica e colocou o Implante Coclear no Centrinho de Bauru e avisou que a ativação dela seria na primeira semana de outubro.
Admito que fiquei tão ansiosa por ela quanto pela minha ativação. Não sei por que, mas senti uma enorme responsabilidade quanto ao IC dela, porque realmente sabia que tinha exagerado no excesso de otimismo, mas era porque eu não queria que ela desanimasse. Algo em mim gritava que era o melhor pra ela e, mesmo quando me batia duvida “será que estou fazendo certo?” não quis demonstrar isso.
Anteontem, recebi o seguinte recado dela:
“Olá Lak, tudo bem?
Não via a hora de chegar em casa pra te contar as novidades…
Tô hiper feliz, pois estou ouvindo muita coisa!
Assim que a fono ativou o IC, já escutei tudo que ela estava falando. É logico que a leitura labial está ajudando… Mas, já consigo ouvir algumas coisas sem estar olhando pra a pessoa.
Nos testes que tinha pistas eu acertei 100%, frases sem pistas 70% e sem olhar pra boca da fono.
A audiometria foi 30 dbs ( não sei se é assim q escreve), mas eu estava insegura se estava escutando ou não, a fono disse que podia ter sido melhor se não fosse isso.
Já consegui conversar com meu marido e alguns familiares pelo viva voz do celular, logico que não entendo tudo mas já dá p conversar coisas objetivas.
Fui conhecer uma associação que dá apoio aos implantados e fiz questão de tocar o interfone e escutei qdo a moça atendeu e disse oi.
Também ouvi música e consegui identificar a melodia e a letra…
Nossa são tantos sons… Fiquei super feliz, o pessoal do Centrinho também ficou felizes, pois disseram que eu estou escutando mais do que eles esperavam.
Mas quando falam longe de mim só escuto, não identifico a conversa. Mas tenho certeza que vai melhorar, pois a melhora de um dia pro outro foi muita, então acredito que daqui a alguns meses vou escutar melhor.
Gostaria que todo surdo pudesse fazer essa cirurgia e sentir a mesma felicidade que estou sentindo. Não consigo ficar nem mais um minuto sem o IC, só pra dormir mesmo….hehehh.
Acho que está ótimo pro começo, e estou mega feliz com o IC.
Te agradeço por ter me encorajado a retornar ao mundo sonoro e voltar a ouvir a voz do meu filhote…. Ele, quando ficou sabendo por telefone que eu estava ouvindo chorou de alegria, isso não tem nada neste mundo que pague, nem Mastercard…heheh
Obrigada Lak por cada sonzinho que estou escutando novamente.
Beijos
Nem preciso falar que chorei para caramba, né?
E outra novidade excelente: a Diefani, do blog Igualmente Diferentes entra pro time dos cyborgs hoje. A cirurgia dela, que seria dia 21 de outubro (no dia do meu aniversário de 1 ano de implantada) foi adiantada pra HOJE!
Agora estou ansiosa de novo hahaha
Torcendo muito pelas duas!!
Beijinhos sonoros,
Lak
Lak, qdo eu digo que a gente precisa estar unido com a finalidade de poder ser mais fortes, estou falando desses resultados. O que essa moça narra aqui é fruto, em partes, do seu trabalho que ecoa pela internet e, consequentemente, pelo mundo afora. E isso é formidável, é criar um mundo novo, é viver duas, três vezes… Unidos somos mais fortes para novas conquistas como essa… Um orgulho danado do seu trabalho, danado… beijoss
e você sabe bem que o meu trabalho é fruto do seu, né?
Beijinhos
Estou de lágrimas nos olhos, e também me sucumbe tremendas responsabilidades quando alguém deficiente auditivo ou pais de crianças surdas se encontram extremamente curiosos ao ver os meus progressos, ficam apaixonados, boquiabertos e a tentação que sentem é tão grande, no final chuto a bola: porque não tenta fazer Implante Coclear? Eu tenho a certeza absoluta que não se vai arrepender!
Até hoje, criançinhas pequeninas e adultos antenados enchem-me de alegria, e os pais são uma constante aquando ás dúvidas da maneira como os filhos estejam a ouvir e nada acontece por acaso!
Parabéns à Andressa! Que sucesso ein!!! Escrevi ontem para a Diefani no Facebook a desejar-lhe toda a sorte do mundo! Vamos torcer!!!
Beijinhos sonoros!!!
Sun 🙂
Alice, vc sabe que uma das pessoas que me incentivou a fazer o IC foi você, né? Os teus relatos contaram muito. Por isso, a Andressa tb se beneficiou com a sua disposição de divulgar o IC. A gente vai passando a magia pra frente…
Beijinhos
Ohn, Lak, que história emocionante! Confesso que me vieram lágrimas aos olhos.
Não sei como é perder a audição totalmente, porque nunca me ocorreu algo assim. Mas, quando era pequena, tive uma perda de audição digamos que relevante, devido a umas crises de sinusite, mas recuperei totalmente logo depois. Foi algo agoniante, tenho que confessar. E é tão feliz poder saber que esses implantes ajudam a quem nunca ouviu e a quem deixou de ouvir por um motivo ou outro. São muito importantes mesmo.
Torço pelo sucesso da cirurgia dessa sua outra amiga blogueira.
Muito bom ler seu blog, viu?
Confesso que chorei ao ler outro post seu também, no qual falava sobre a sua apresentação do TCC. Eu também tenho uns probleminhas na minha dicção, mas é devido a uma síndrome rara, que causa a paralisia facial e, por consequência disso, da língua. Já fiz muito tratamento com fonoaudiológos, mas acho que tudo que tinha pra melhorar, já melhorou.
O caso é realmente “sem cura” e com muito poucas chances de melhora efetiva. Porque são nervos, os responsáveis pela expressão facial e pela fala, que são paralisados. O comando já vem do cérebro, então…
Mas vivo bem mesmo assim. Sou meio complexada, é verdade. Morro de medo de fazer faculdade e enfrentar de novo seminários e tudo mais. Deve ser por isso que adio tanto fazer o vestibular, mas confesso que a tua garra até me deixou mais animada a tentar entrar numa faculdade e vencer todo e qualquer tipo de preconceito.
Um abraço.
Erica, não tenha medo. Faça o que estiver ao seu alcance (sem se deixar limitar pelos medos) e dê tudo de você. Vai dar trabalho sim, vai ser mais cansativo sim, e ate vai ter horas que você vai querer chutar o balde, mas siga em frente. A sensação de realização depois é impossivel de se descrever.
Você merece se dar essa oportunidade!!
Beijinhos
Oi Lak!
Fico muito feliz que a Andressa já esteja captando tantos sons. E feliz porque a Diéfani também vai entrar para a irmandade ciborgueana.
Fiz meu primeiro mapeamento pós ativação na segunda-feira, 06/10. Estamos todos em festa. As fonos estão super contentes que estou ouvindo em um mês muito mais do que esperavam. Eu também, já que estou conseguindo entender várias frases, palavras de um meio bastante difícil, o rádio. Entender o rádio me deixa muito feliz. Telefone, aí vou eu!
E não se esqueça, se estou feliz, é graças a você que me ajudou, incentivou, esclareceu e deu a maior força.
Um beijo,
Drauzio.
Nosso grupo tá ficando grande, né? hahaha
Que maravilha que vc já está pegando palavras. Felizona por você!! Beijos
Nossa, me emocionei aqui também!
Que alegria que é alguém poder ouvir novamente!
Parabéns para a Andressa por essa vitória!
E principalmente pra vc Lak, por injetar esse ânimo nela e não deixá-la desistir! 🙂
Bjos!
O mérito é todo dela. Só fui a torcida que ela precisava pra não desanimar!! Beijos
Meu Deus!!!!!!!!!! Se eu chorei, imagina vc, Lak????? É uma tremenda responsabilidade, esta q vc chamou pra si, mas existe um sutra q diz q qdo a gente chama a responsabilidade, a habilidade tb aparece junto… Então é pq vc realmente está apta e pronta pra este trabalho lindo q vc faz… Se orgulhe muito de ser uma pessoa especial, instrumento de luz na vida de muitos, inclusive da minha… É uma missão linda ser canal pra q tanta gente retorne ou conheça o mundo dos sons… É um prazer e uma honra pra mim “conhecer” alguém como vc… E ainda terei a honra de conhecê-ã pessoalmente… Estou certa disto… E parabéns à Andressa pelo excelente desempenho… Ela está se saindo uma cyborguinha bastante evoluída, mas como disse a Lak, isto deve ter a ver com o pouco tempo de privação auditiva… Sorte dela… E muitas conquistas virão… Bjos a todos!!!!!!!!!!!
Sim sim, o pouco tempo de privação auditiva está sendo um aliado e tanto. Mas, o mérito é todo dela, que correu atrás e não se deixou abater!!
Confesso que chorei muito sim, de pensar “puxa, eu ajudei essa pessoa a ter uma coisa que me fez tanta falta”. Por isso que é tão especial.
Beijinhos
Olá Lak…adorei a forma como escreveu o post, foi bem assim mesmo que aconteceu…hehehh.
Tô cada vez mais feliz com o IC, ele não me causa nenhum desconforto e sim só alegrias. Hoje recebi muitas ligãções de amigos e famíliares e pude atender a todas as chamadas e era uma alegria só dos dois lados, liguei p alguns amigos e eles não acreditavam q era euzinha no telefone.
Tô recuperando a auto estima, me sentindo capaz novamente.
Agradeço a Deus por ter colocado em meu caminho pessoas como vc, que me vez acreditar num mundo sonoro novamente e tbém a uma amiga fono Fabiana que tornou facíl o meu processo lá no Centrinho.
São apenas 4 dias com o IC mas percebo mudanças na percepção do som a todo momento é só uma questão de prestar atenção no que estou ouvindo e ele já se torna famíliar.
Obrigadão a todos pela torcida e em especial vc né Lak…
Bjus
Tenho certeza que a Fabiana está tão orgulhosa de você quanto eu. Mas, pra mim, é mais que orgulho, é uma sensação de ter crescido um pouco mais…
Ainda assim, como disse nos comentários, o mérito é todo seu. Fui apenas o apoio que você precisava, mas você conquistou tudo isso sozinha!
Não tenho palavras para expressar a alegria que sinto (e uma alegria recheada de lágrimas de emoção) de ler cada conquista sua! É quase como se fosse comigo também.
Parabéns, de verdade. Que ainda venham muitas outras novidades e reencontros auditivos.
Beijinhos verdadeiramente sonoros…
Ai gente, que coisa linda essa de “surdos ecoando” hehehe!! Cada conquista de um vira apoio pro outro que incentiva mais um outro tanto de gente! É mágico e contagiante!!
Sei que nós que não somos surdos nem temos outras deficiências, nem sempre podemos avaliar exatamente como é prá quem recupera a audição, ou consegue dar um passo a mais ou simplesmente conseguir ir e vir na própria cadeira de rodas; mas é muito bom saber que pelo menos um pouquinho conseguimos participar deste processo! Nem que seja só chorando de alegria ou indignação!
Vou contar uma coisa, hoje à noite a mãe de uma criança me pediu prá ver o resultado de exame de um sobrinho dela pois estava muito preocupada ante a possibilidade do garoto ser diabético e disse que a consulta com o médico que tinha pedido o exame seria só em na próxima semana e que a família estava aguardando alguns exames para ver se seria possível o garoto receber o IC! Gente, vocês não imaginam a minha alegria! Primeiro porque ele não está diabético e segundo porque fiquei sabendo que o Allan que tem 13 anos ficou surdo subitamente aos 6 anos e que foi considerado apto a ser implantado! A família estava cheia de dúvidas quanto ao IC e eu pude ajudar!!! Fiquei muito feliz e falei que “eu também faço parte de um grupo” que divulga informações sobre deficiência auditiva (desculpa o atrevimento Lak, mas eu me sinto parte mesmo que só como leitora e palpiteira!hahaha!).
Já estou feliz e me sentindo responsável pelo Allan e pedi que ele entrasse aqui no DNO prá ver quanto será bom fazer o IC! Ele fará no HC com seu médico Lak!
Desculpem, acabei escrevendo demais de novo, mas é que vocês me contagiam com tanta coisa boa!
Beijos e obrigada por me aceitarem nesta galera tão “do bem”!!!
Li esse seu comentário no celular, antes de levantar da cama (faço isso sempre). Comecei a chorar antes mesmo de levantar…
É engraçada a sensação que eu sinto. Porque eu não posso apagar os 23 anos de silêncio da minha vida, mas tenho ajudado pessoas a não precisarem passar por isso e, de certa forma, acaba sendo uma compensação.
Espero que o Allan goste do IC, que ele se adapte rapidinho…
Beijinhos e obrigada por compartilhar isso comigo.
eu demonstro minhas emoções quando leio histórias lindas, emocionantes e efetivas como estas!!!! :>)
Somos duas hahaha
Lak só posso dizer me me emociono a cada postagem, seu trabalho na divulgação do IC e principalmente ao desfazer lendas assustadoras que os inimigos do IC divulgam na net é inestimável.
Agora é a vez da DI…que alegria!
Vai ter que sair um livro ilustrado com suas fotos, juntando todas essas histórias…é de utilidade pública, uma campanha feita com amor e vontade de ajudar. Você é grande Lakita e ajuda tudo mundo a ser grande também!
Hehehe o mérito não é meu. Sou apenas um apoio, mas a decisão pelo IC é individual, afinal, não sou eu que entra na sala de cirurgia, que toma anestesia, que fica em recuperação nem tem que se adaptar depois. Cada candidato ao Implante merece o mérito inteirinho de ter optado por ele!!
Mas, claro que se meus relatos tiverem ajudado nessa decisão, eu fico feliz feliz da vida!!
Beijinhos
Lak eu também me emocionei com essa história. Linda, linda ! ! Parabéns pela força que deu à moça e vamos torcer agora pela Diefani. Bjss 😉
hehehe emoção coletiva!!
Beijos
Lakita, eu me sinto exatamente como vc… Tudo q eu vivi lá atrás, de dúvidas, de desafios a superar, eu não posso apagar… Tudo q meus pais passaram de incertezas, de dificuldades, de gente q dizia pra eles q morria de pena pq eles investiam em mim, será q eles não viam q eu não ia vingar, q eu não ia dar em nada… Tudo isto q ficou pra trás, não pode ser apagado… Mas qdo eu encontro uma mãe de criança com Goldenhar, hidrocefalia, ou surda e q eu posso dizer: “olha, eu tô aqui até hj, eu me formei, estudei, passei em concurso, trabalho, sou independente… Goldehar, hidrocefalia e surdez é sentença de luta, não de morte”… Isto me dá uma alegria tão grande… Mudar meu passado eu não posso, mas tornar o caminho de quem tá chegando agora um pouquinho menos árduo, isto eu posso então já terá valido a pena o conjunto da obra… Ai, como é bom saber q tem gente q sente igualzinho a mim… Brigada por me fazer sentir q eu não sou tão ET!!!!!!!!!!!! 😛
Você é uma et sim. E eu também. Apenas viemos no mesmo planeta hahaha
Beijos
Engraçado que hoje eu estava me lembrando que há um ano atrás eu estava indo pra SP ficar com vc… sua cirurgia havia sido adiada e eu, que já havia me programado, fui do mesmo jeito prá fazer companhia na ansiedade (e um pouquinho de frustração)… caramba, quanta coisa mudou neste ano!!!! 😀
Me emociono a cada post e a cada história! Me orgulho também! Sinto orgulho de você e de cada pessoa que conta sua história aqui; é como se as conhecesse e de certa forma conheço, afinal, tenho privilégio de conhecer seus medos, suas angústias e as incríveis alegrias que essas pessoas experimentam! Mais uma vez quero agradecer pela generosidade de todos vocês em compartilhar suas desventuras comigo!
E vc, Lak, nem dá prá falar muito, né? Sinto suas tristezas, angustias, alegrias e surpresas tão profundamente em mim que nem sei mais se dá prá separar… 😉
Amo vc! Bjs
Esse seu comentário foi a melhor definição de amizade que já li hahaha
Beijinhos e tb amo você.
Lak que feliz estou ao observar o seu belissimo trabalho,
ajudar as pessoas a acreditarem, a ter fé e conseguirem o resultado esperado.
Lindo esse veículo kármico que vc tem sido…’
Que o Universo lhe abençoe pra que continue esse trabalho, pq é bem isso
compartilhar com as pessoas a felicidade de vc estar recuperando os sons
e, dizer pra cada um “vc tb pode” “vc tb é capaz disso”
lindo filha…lindo mesmo, te amo cada vez mais!!!!!
bj de uma mãe que te admira muito e sempre. 🙂
E, continue firme fazendo esse papel… 😉
Pois é… beijinos
Feliz Dia das Crianças prá todos que por aqui passam, pois têm na alma a esperança e a alegria das crianças , sempre acreditam que o futuro será melhor!!!
Beijos!!!
hehehe feliz dia das crianças pra você também!! Afinal, sem vc pra cuidar delas, muitas delas não teriam um belissimo dia das crianças!!
Beijos
Olá, boa noite, acompanho o seu blog desde agosto, quando meu filho me apresentou alguns relatos seus sobre o IC. Estou a caminho de fazê-lo, porém com algumas dúvidas devido aos comentários negativos que fazem sobre ele. Tenho 54 anos e estou surda a 26 anos, devido ao uso de antibióticos, mas na última consulta que tive o médico me disse que poderia não ser essa a causa e sim genética. Estou usando AASI desde março somente para provar que ele não ajuda muito, pois já havia usado há 20 anos atrás. Mas se não usá-los não poderei fazer o IC. Se você puder me ajudar a tirar algumas dúvidas, gostaria de saber aproximadamente qual o tempo de cicatrização, e nesse intervalo entre a cirurgia e a ativação, o que posso e o que não posso fazer. Como é a recuperação da cirurgia? É lenta? É dolorosa? Sei que tem seus riscos como toda a cirurgia, mas gostaria de saber mais detalhes para poder ficar mais tranquila. Essa semana farei a tomografia e o exame de Bera, como você já passou por isso, queria uma palavra de ânimo pra que eu possa continuar essa luta pra recuperar minha audiçao. Mal posso esperar pra ouvir meus netos e poder falar ao telefone, já ganhei até um celular, mas por enquanto só posso mandar mensagens. Aguardo uma mensagem sua. Bjs. 🙂
Marisa,
primeira coisa que eu vou te pedir, é para esquecer um pouco sobre falar no telefone. Isso pode demorar ou pode nem acontecer, dado o tempo que você ficou sem audição. Tem gente que consegue, mas não é todo mundo. Praticamente todo mundo consegue dar recados básicos e rápidos, mas depois de algum tempo de uso e por treino. Ter uma conversa ampla e fluente, depende muito do caso e se focar nisso como prioridade, tem chance de te frustrar. O Implante Coclear vale a pena por outros motivos. O que posso garantir é que, em pouco tempo, você reconhecerá todos os sons cotidianos, poderá ouvir música (talvez não acompanhando bem a letra, mas a melodia ouve-se com clareza), ouvir o barulho da chuva, o som do vento, a água fervendo na chaleira, o gato miando, coisas assim, todas elas que preenchem nosso dia a dia e tornam a nossa vida rica.
Não digo que você não poderá falar no telefone, apenas não coloque isso como prioridade máxima. Mas, de qualquer forma, você poderá ouvir, conhecer e reconhecer as vozes das pessoas próximas.
A cirurgia é super tranquila, você volta pra casa no dia seguinte. Pouquissimas pessoas reclamam de dor e, as que reclamam, dizem que é uma dor fraquinha, que some rapidamente com remédio.
Algumas pessoas reclamaram de tontura pós-cirurgica, mas também não é uma regra. Eu tive um pouco de tontura, mas fui medicada e não tive problemas graves.
Pedem pra gente fazer repouso por 15 dias e ficar 1 mês sem atividades pesadas, como fazer ginástica. Mas, tem gente que acha que isso é exagero e que 2 dias depois está em forma. Vai da resistencia de cada um.
Espero ter ajudado.
Beijocas
Você é um ser iluminado. Sinto muito orgulho de tê-la como amiga.
Um grande beijo.
a reciproca é verdadeira… beijinhos
tempos que não vinha aqui, mas não tem jeito, quase todo post me faz chorar! ;~~~~~~~~
chorar de alegria, viu? relatos como esse me faz ter muitas esperanças! a gente vê como o IC melhora o auto-estima da pessoa, a auto-confiança, poxa, incrível! parabéns, andressa! a tendência é só melhorar, melhorar, melhorar… 🙂 parabéns a você também, Lak, por ter sido um anjo com ela! te admiro muito! tô numa ansiedade que quero que o dia da minha consulta (em novembro ainda) chegue logo! tô ocupando minha cabeça com outras coisas pra não ficar careca, eheheh…
e o teu processador, Lak?
bjs, bjs
Mari, se eu não dei notícias, é porque não tenho notícias, né?
Agora, se vc não ta conseguindo lidar com a ansiedade ate a consulta, como vai ser ate a cirurgia? E ate a ativação? E o periodo de programação? O IC não é feito para pessoas ansiosas, porque é um exercicio constante de paciência. Portanto, calma, respira fundo e pensa que o caminho pela frente é longo… Beijos
Uma mensagem para Erica: Eu também era assim (ainda sou um pouco), tinha medo da faculdade, tudo por causa dos seminários (e vergonhosamente, até fugi de um). Eu escolhi um curso que fosse o mais prático possível: design de interiores (tentei arquitetura, mas não consegui). é um curso muito bom, mas me identifico mais com letras… era meu desejo a princípio, mas por ser um curso muito teórico, eu desisti da ideia de tentar. agora, deixei de birra comigo e vou tentar vestibular ano que vem! logo um curso que tem praticamente um seminário a cada 2 semanas… tenho que encarar esse medo de apresentar diante de pessoas e vencer! Vai ter bons e maus momentos, o que é normal, mas como a Lak disse, o que importa é se sentir realizada! Vai nessa, Erica! 🙂
desculpa, Lak. Não quis te aperrear =)
quanto à ansiedade, ainda tenho muito caminho pela frente mesmo… mas estou aprendendo a lidar com a espera. confesso que é mais um receio que eu tenho de receber uma má notícia do tipo que eu não posso. claro que ficar pensando nisso (não ache que eu só penso nisso, não sou tão fatalista assim) não adianta, porque só no dia de receber o exame que eu vou saber. então fico só desviando esse pensamento com outras coisas… quando o dr. me disser que eu posso, isso vai me deixar mais leve =)
bjs
Mari, quando ao IC, só posso te pedir paciencia, muita paciência… porque é assim mesmo, tudo demora, tudo é complicado, tudo depende. Mas, se o silencio fosse tão boa alternativa assim, a gente não estava sempre buscando ouvir, ne?
Beijos
Mari!!!!!!!!!!!!!!! Quando vc já estiver implantada, usando FM e todos os recursos q a tecnologia te oferecer, um novo curso q te exija mtas apresentações orais será o melhor treinamento fonoaudiológico q vc possa esperar… Sua fono vai amar!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!! E Lakita!!!!!!!! Só pra reiterar q eu sou sua fã e assino embaixo de todos os elogios rasgados q eu li por aqui… Bjos!!!!!!!!!!
😳