A força que nos move…

De repente, a minha vida me prega outra peça e eu não consigo dormir. Não consigo dormir, no sentido de dormir para sonhar. Agora  eu sonho de olhos abertos…

Tento manter-me realista sem saber direito a  quem deveria direcionar a minha atenção.

Se deveria ser no médico que me dá esperanças de uma melhora de qualidade de vida verdadeira.

Se seria na fonoaudióloga que me diz que “em casos como o seu, é bem provável que o ganho não seja tão grande assim”.

Se devo me espelhar em casos do mais absoluto sucesso com o Implante Coclear, similares aos meus: surdos adquiridos depois de desenvolverem a fala.

Se em casos de pessoas que conseguem ouvir bem, mas não perfeitamente.

Se num trecho de um texto escrito pela minha amiga Anahi, que explica que quem o córtex cerebral auditivo formado (pessoas que ouvem aquela vozinha interior quando pensam) conseguem um ganho excelente quando tornam-se usuários do Implante Coclear.

Apesar de eu ser uma pessoa sonhadora, sou também alguém assustadoramente cética e realista, mas por medo. Logo que perdi a audição, me disseram que eu ouviria bem com aparelhos auditivos (AASI). Mas infelizmente, me colocaram um aparelho que não funcionou e fiquei muito frustrada, porque realmente o AASI não tem alcance para a minha perda (ou  pelo menos, aquele não tinha). Por conta disso, o peso de uma nova frustração me esmaga, fico sem saber direito o que pensar, o que desejar, até onde eu devo me permitir sonhar.

Penso em como a surdez nos maltrata. Não que ela seja uma deficiência com máculas físicas. Mas ela simplesmente nos coloca dentro de uma redoma, com todos os sons do mundo do outro lado. As músicas, o barulho da chuva, o canto dos pássaros, o som das ondas quebrando na praia e, os sons mais dolorosos de estarem longe do nosso alcance: a voz  das  pessoas que a gente ama, cada palavra que só chega a nós visualmente. As piadas ditas por alguém numa rodinha de conversa descontraída. As risadas dos amigos.  As imitações e gracejos que se faz uns com os outros. O som preciso do “eu te amo” dito por alguém que realmente ama você. Os sussurros dos segredos. Os gemidos de prazer…

Você sabe que tudo isso está a poucos centímetros de você e, mesmo assim, a deficiência te paralisa e você simplesmente não pode alcançá-los. O que você faz? Pára de desejar tudo aquilo, simplesmente para não sofrer. Passa a procurar a beleza de outras coisas para preencher o vazio que tudo isso deixou. Existe maneiras de compensá-lo? É claro, com imaginação e vontade de viver, tudo é possível…

E de repente, vem a vida e diz: “Talvez você possa ter tudo isso de volta…”

Mas, pelo medo de sofrer, pelo trauma sofrido na infância, você (eu sei que estou falando de mim, mas falar na terceira pessoa simplesmente torna mais fácil hehehe) se vê tal como uma represa. Que tem medo de deixar formar qualquer rachadura nas suas paredes, porque sabe que a partir do momento que vazar água (de esperança, de sonhos) será impossível conter a descontrução das paredes que você construiu durante tantos anos.

Por outro lado, talvez essas paredes sejam simplesmente a redoma de vidro que te afasta de tudo. E quando elas forem destruídas, eu possa me sentir novamente, tão-somente uma cidadã do mundo.

Beijinhos

Lak

A flor da deusa hindu da felicidade (e da fortuna) Lakshmi: lótus. A imagem é apenas para ilustrar o meu atual estado de espírito (de esperança)

A flor da deusa hindu da felicidade (e da fortuna) Lakshmi: lótus. A imagem é apenas para ilustrar o meu atual estado de espírito (de esperança)

59 Resultados

  1. Inês disse:

    Oi, Lak!
    Percebo bem os teus sentimentos um pouco contraditórios e o hábito de tentar não sonhar alto demais para se cairmos, a queda não doer tanto! À força de travar a esperança, acabamos por ter medo de acreditar que o que desejamos pode acontecer.
    Pensa: ainda que o ganho com o implante não seja enorme, qualquer ganho será sempre bom, porque acrescentará sons na tua vida; quando não temos quase nada, a migalha nos parece um bolo inteiro. E quem te diz que o teu sonho não é possível? Vais «semear mais uma estrela»…Brilhe muito ou pouco, vai brilhar e te dar a certeza que fizeste o que estava nas tuas mãos para realizar um sonho.

    E mais um bocadinho de Vergílio Ferreira:
    “Vive o instante que passa. Vive-o intensamente até à última gota de sangue. É um instante banal, nada há nele que o distinga de mil outros instantes vividos. E no entanto ele é o único por ser irrepetível e isso o distingue de qualquer outro. Porque nunca mais ele será o mesmo nem tu que o estás vivendo. Absorve-o todo em ti, impregna-te dele e que ele não seja pois em vão no dar-se-te todo a ti. Olha o sol difícil entre as nuvens, respira à profundidade de ti, ouve o vento. Escuta as vozes longínquas de crianças, o ruído de um motor que passa na estrada, o silêncio que isso envolve e que fica. E pensa-te a ti que disso te apercebes, sê vivo aí, pensa-te vivo aí, sente-te aí. E que nada se perca infinitesimalmente no mundo que vives e na pessoa que és. Assim o dom estúpido e miraculoso da vida não será a estupidez maior de o não teres cumprido integralmente, de o teres desperdiçado numa vida que terá fim.”

    Vergílio Ferreira, in ‘Conta-Corrente IV’

    «Sease the day»!!!

    beijinhos e força!
    Inês

    • Avatar photo laklobato disse:

      Sim, você tem uma percepção boa. Eu realmente estou numa fase contraditória… Mas é por isso mesmo que exponho os pensamentos aqui, porque sei que tenho AMIGOS verdadeiramente amigos pra me dar aquele tapa na cabeça e dizer: Dava pra parar com frescura?
      Hehehe claro que vocês o fazem com muito mais poesia!!
      Obrigada pelas belas palavras, hoje e sempre.
      Beijinhos
      Lak

  2. SôRamires disse:

    Lak eu estava pensando justamente nisso que você acaba de descrever, esse jogo sedutor da esperança (como disse Cortázar “a puta de vestido verde”) e dos diabinhos que nos torturam com ceticismo e descrença.
    Muitas vezes amigos por nos amarem acendem a chama da esperança mas no fundinho da gente mesmo surge o medo e com este a pergunta: e se não der certo?
    Depois que perdi a audição, passei anos fazendo tratamentos na esperança de se não melhorar pelo menos deter o processo. E sempre num misto crença/descrença, fazia os tratamentos mais para cumprir um ritual. E que não funcionou. Então me apeguei à tecnologia: enquanto houver um equipamento que me faça ouvir, eu vou tentar. E acho que o implante está nesse patamar, por enquanto, para o meu caso não serve mas se fosse eu não deixaria de tentar.
    Lembro muito do nosso vice-presidente, com coragem e otimismo (e um medinho que fica bem tímido diante do sorriso do homem) tentando driblar o câncer como pode. E tem conseguido!
    Vamos menina! Força e coragem para enfrentar o que a vida nos oferece ou nos rouba. Esses momentos são de uma solidão medonha, a batalha é dentro de você, e não tem jeito. Mas a gente cresce com isso.
    Beijos e muito carinho. Sô (mais para vovó do que para irmã)

    • Avatar photo laklobato disse:

      Você entende mesmo, Sô! Obrigada pelo carinho… É bem o que dizem: É melhor amar e sofrer, do que nunca ter amado.
      Troque o verbo amar por sonhar, que fica perfeito pra este momento!!
      Vai, vou me permitir sonhar um pouco sim (e torcer pra um dia haver implante pro seu caso!)
      Beijos

  3. Isa Grou disse:

    Lak querida,

    Este é um momento que vc deve se voltar para dentro de vc e ouvir a resposta que seu coração te dá…
    Só ele(seu coração) tem essa resposta…
    Procure afastar os pensamentos de dúvida e CONFIE nesta oportunidade… que dará td certo!!!

    Beijos.

  4. Cybelle disse:

    Minha linda Lak, esse texto seu é muito lindo….primeiro q tudo eu vou te falar uma coisa, sei q deve ser dificil deixar de ouvir alguns sons, que são especiais, mas o Eu te amo é ouvido no coração, ele não precisa de mais nada, pode ter certeza!!!
    Mas, independente disso, nunca deixe de ter esperanças, acreditar, mas ao mesmo tempo, saiba que vc já é muito especial e querida, independente do resultado. 😀
    Acho que deve correr atras sim, tentar, experimentar, mas não deve colocar todas as suas fichas de felicidade nessa cirurgia! 😳

    Torço demais por vc…Deus abençõe!!! 😛 😛 😛

    Bjokasssssssssssss

    • Avatar photo laklobato disse:

      Ah, Cybelle, não coloquei todas as fichas nem todos os sonhos. Eu tenho uma vida boa, completa e tranquila. O implante é o complementar… Mas, dizer que os complementares não tem seus momentos de brilho seria mentir pra si mesmo, não é?
      Beijinhos

  5. renata disse:

    Oi Lak, bom dia. Força e esperança sempre, afinal de contas, acima de tudo o pior fracasso é não ter tentado. Ganhos sempre vão existir e torcemos mmmmuuuuiiiitttoooo por vc. beijos

  6. Fabiana disse:

    “talvez vc possa ter tudo isso de volta” Lakinha vc VAI ter tudo isso de volta. Mais uma vez hj vc me fez chorar. Amo como vc escreve ! ! ! Se for só pela torcida já deu certo. E vc ainda tem a competência do médico, toda sua força de vontade e o amor de quem está mais perto. Tem ainda alguma dúvida? 🙂 Bjsssssss

  7. SôRamires disse:

    Lak, tudo isso tem sido um processo terapêutico coletivo, todos os que te acompanham estão crescendo junto com você. Eu tenho certeza disso, é tão bom sentir que não estamos sós, chorando e rindo, assim vamos pela vida.

  8. Cybelle disse:

    Sim, é importante com certeza, por isso te dou toda a força do mundo…. 😛 😛
    Bjokassssssss 😈 😈 😈

  9. Sun Melody disse:

    Lak,

    Se me visses aqui, a sorrir de surpresa, o meu primeiro pensamento foi: “o quê? não acredito! Ela estava tão determinada em distanciar o mais longe possível da cirurgia do IC por temeridade, um medo natural que se preze e de um momento para o outro decidiu atirar-se à vida, sem pensar, pois o seu coração falou mais alto que as paredes vedadas em redor. È isso mesmo, caminhe entre o desconhecido, de mãos dadas e no fim quem há-de sorrir é você doce Lak.

    Há experiências, importa o ganho que você terá, melhor do que tem actualmente com o uso do AASI, não importa o que os outros dizem ou pensem, acredite Lak, em você, na sua vida e do que ainda aí vem e muito vai vencer!

    Eu que ensurdeci aos 18 meses de idade ultrapassei e conquistei tanto com o IC, é preciso querer e treinar com muita força de vontade, pois tudo que vem a seguir é lucro… terás uma liberdade imensa, cantarás e dançarás as tuas músicas favoritas… chorarás com o som do vento e do mar, das ondas a rebentar no areal… verás como será delicioso de escutar as primeiras palavras de um bebé, os sussurros bizarros.

    Vais renascer de novo perante a vida. Conhecerás pela primeira vez a voz do Edu, tens na tua frente uma sucessão de experiências que mudarão por completo a tua vida, não serás a mesma.

    Feliz por tudo estar caminhando, um passo foi dado, virão outros ao seu tempo e em breve dirás “Caem estrelas sonoras, sopro este em que escutarei pela segunda vez….”

    Não temas, deixa-te levar, sonha de novo… pincela a tua vida!

    Beijos
    Sun

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hehehe Sun, estava esperando seu comentário desde que falei do implante a primeira vez!
      Sua descrição é linda, já fez meus olhos encherem d’agua… Imagine quando os ouvir pela primeira vez, com o IC?
      Ah, ansiedade, viu?
      Grande beijo e obrigada pelas descrições maravilhosas que, certamente, pesaram muito na minha decisão.

  10. Leila disse:

    Querida Lakinha,
    Interessante mesmo: tudo o que vc está passando em relação ao implante é idêntico ao que passei.
    Eu fazia uma coleçãozinha de frases (era pra incentivar eu mesma hihi), eu ficava com medo, angustiada – mas é uma delícia mergulhar no desconhecido: nos permite evoluir.
    Além daquela frase do Dr. Pedro Bloch para Guimarães Rosa no outro post, tem essa:

    “As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”
    (Fernando Pessoa)

    Então… Que tal nascer de novo? 😈

  11. Leila disse:

    Ah, na foto do post reparei que vc tem 2 covinhas. Eu tb tenho 2 covinhas, sabia?

    😛

  12. Leila disse:

    hehehe… Espero um dia te encontrar, se vc vier ao Rio e eu em SP (que furada minha, falo que vou e acabo enrolada e não indo…) a gente toma aquelas cervejas. Ficaremos rindo do nada. E ouvindo estrelas de tanto beber hahaha…

    😳

    Até mais fofucha. Vou dar uma saída. Bjs!

  13. Lu disse:

    Lak,
    😀 Confia! 😀 O peso da decepção pode ser mesmo muito grande….mas nunca vai se maior do que as “asas” que a vitória pode ter dar!!!
    E com tanta gente mandando tanta energia boa pra vc, só pode dar tudo certo!!!
    Torcendo por você!!!
    Beijinhos!!!

  14. TÂmara disse:

    Oi, Lak!

    Poxa, achei seu blog ha um tempinho atrás e simplesmente amei… Pq eu ando passado pelas as mesmas situações, os mesmos medos e tb tô me martelando se vale a pena insisti no IC uma vez q já operei três vezes, usei dois tipos de aparelhos auditivos.. Chega uma hora que a gte cansa, as esperanças parecem não querem tentar mais, por mais q dentro da gte algo diz que se entrega é uma bobagem… o lado racional insisti em raciocinar cada vez mais, deixando a gte na berlinda! È uma angustia enorme, uma vez q ainda tenho um pouco de audição ( uma vez q até um tempo atras eu ouvia mais ou menos) é uma urgencia de viver a vida plenamente pq se caso eu acordar amanhã ao menos espero ter aproveitado bem, tenho medo do futuro ao invés de esperanças… São aqueles momentos d fraqueza.. q se a gte n tover forca a gte simplesmente desisti… Mto bacana na sua parte ajudar as pesosas como a gte atraves do blog! Pra mim, foi maravilhoso saber q nao estou sozinha nessa jornada!!! E que vc acredite em si, só vc pode mudar isso, os medicos sao apenas complemento!!! O resto é contigo!!! Bjoes

    • Avatar photo laklobato disse:

      Tamara, eu tô com os exames prontos e a consulta pra marcar a cirurgia é essa semana… Mas, confesso, entre o entusiasmo e a empolgação, existe sim, espaço pra medos, pra receios, pra “será que….” porque seria mentira dizer que a gente não tem medo nenhum de mudar uma parte importante daquilo que somos, daquilo que conhecemos…
      Eu vou encarar essa, mas só posso falar por mim. Se você quiser encarar tb, você terá todo meu apoio, de verdade. Mas se não quiser, eu te entenderei e te apoiarei do mesmo jeito.
      E sim, é bom demais ter com quem compartilhar, porque é uma jornada árdua de se enfrentaer sozinho.
      No mais, vocês que me ajudam, não apenas o contrário.
      Bem vinda ao blog!!
      Beijocas

  15. Su disse:

    Nossa, vc acabou de traduzir exatamente tudo que eu pensava sobre a agonia de não ouvir, mas sempre pensei friamente por não conviver com alguém surdo.
    Confesso que vc tem sido uma gde mestra, desmistificando varios temas nesse contexto!
    E lendo vc agora nao tive como não absorver a emoção que vc passou nesse texto, nossa como vc conseguiu de maneira tão sublime traduzir em palavras tantos sentimentos dificeis de explicar, ao meu ver!
    Linda, o medo pode ser apenas prudencia esse é o medo bom!
    O medo ruim nos paralisa, so é preciso distinguir os medos para então seguir em frente!
    Vc será iluminada em qualquer caminho q optar seguir!
    Um abraço de urso para vc e um gde bjo! 🙂

    • Avatar photo laklobato disse:

      hehehehe é, qualquer pessoa sensivel consegue perceber a importância dos sons!! Não mata, mas dizer que a ausência dele não doi, é mentira. A gente apenas aprende a conviver com a dor 😥
      Mas a vida, felizmente, é um eterno renovar e o momento agora é de esperanças!!
      Até porque o carinho de quem vem aqui e comenta me faz ver que nada é em vão.
      Grande beijo e obrigada pela força.

  16. Jairo Marques disse:

    É uma coisa linda…. beijos

  17. Haroldo disse:

    Eu posso não entender o que você está passando, porque esse tipo de experiência está entre as mais subjetivas…no entanto, eu tô aí pra quando precisar 🙂

  18. Rogério disse:

    O que você chama de frescura eu entendo como simples apreensão lotada de adrenalina. Segundo Nelson Rodrigues, “não há nada mais humilhante que a coragem alheia”. Você é corajosa, querida, e acho que o dramaturgo foi, como sempre, um tanto pessimista. A coragem alheia também é estimulante, é algo exemplar a ser aprendido ou assimilado. Esse seu estado de espírito um tanto contraditório de agora revela o que você é: um ser humano, só isso. Quando fui fazer meu primeiro vestibular, ou quando subi num palco pela primeira vez, senti esse mesmo “medinho” seu. Mas é um medo bom, do tipo que não te induz a sair correndo mas, pelo contrário, te empurra para a frente, porque na realidade ele está te desafiando e não aceita desaforos. Não aceite, também.
    Espero que a voz do Edu seja do tipo Locutor de FM. Ouví-lo dizer “Eu te amo” será para você a glória das glórias. Beijinho, linda, tô aqui confiante como sempre.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hehehe não tenho ideia de como é a voz do Edu. Pra mim, parece grossa, mas não muito e ele fala com a pausa adequada (muito tempo vivendo com uma surda) de tal maneira que soa como a voz da professora do Charles Brown, lembra dela?
      Coragem? Sim… Humana, também… Isso que as pessoas parecem esquecer um pouco: somos todos humanos.
      Mas, vamos que vamos. Sacolinha de exames pronta, documento assinado e agora, é só marcar a data.
      Beijinhos e obrigada, sempre!

  19. Re Resende disse:

    “As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”(Fernando Pessoa), preciso acreditar mais nisso.!
    Estou aprendendo muito com vc.. obrigada por deixar eu fazer parte do seu blog.. suas palavras sao simplismente td.. Parabens..
    Que os anjinhos te acompanhe na sua cirurgia! vai dar td certo, vc vai ver.. torcida é grandeeee.. Tenha fé.

    Lak.. vc nao ouve nadinha de nadaa!?
    Bjinhus.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Então, eu tenho perda severa a profunda (varia conforme a frequencia, quando mais agudo, menos eu ouço). Sem aparelho, não, não ouço quase nada. Com aparelho eu ouço bastante, mas com bem pouca clareza, tudo me parece muito distorcido, justamente pq eu ouço melhor umas frequencias do que outras…
      Obrigada por fazer parte do meu blog. Eu que agradeço!
      Beijinhos

  20. Rita - Rib Preto disse:

    Oi Lak !! Saudade… mas logo nos veremos… hehe Espero que dê certo de ir…
    Fiquei muuuito feliz qdo li seu post e vi que vc vai fazer a cirurgia !
    Tudo que eu disser aqui será repetitivo. Mas vou repetir, tenha fé e acredite. Tô torcendo por vc…
    Realmente existem alguns sons muito importantes na vida da gente. Que em breve vc vai compartilhar… Bjo no seu coração. 😉

  21. Miriam disse:

    Eu sei que a ansiedade é sua; eu sei que a esperança é sua; eu sei que você vivem em uma redoma, onde os sons estão do outro lado. Eu SEI que você quer ouvir…
    Mas…
    Vc é uma pessoa plena, inteira, maravilhosa.
    A audição só iria acrescentar, nunca “somar” nada a você.
    Não importa se muito ou pouco esse resultado, importa que você não depende dele para ser feliz.

  22. Sun Melody disse:

    Lak,

    À minha espera? Risos, se ao menos soubesse esta surpresa do IC antes de ter entrado em férias diria dito qualquer coisa. Só que continuo nesta alucinante montanha-russa do viajar ali e acolá, de norte a sul em todo o Portugal.

    Isto cansa, mas faz-me bem à alma e com eles guardo todos os sons – o mesmo que te suceder-te-à em breve.

    Lak, tudo correrá bem, lembra-te uma vez anestesiada não sentes dor, não te preocupes com os que vão mexer no teu corpo, pois nestas mãos encontra-se a esperança de voltares a ouvir.

    Pode não ser perfeito, entretanto é seguramente muito melhor que o AASI. As reacções podem diferir de pessoa para pessoa, e quem sabe com o tempo de adaptação a felicidade atingirá o Universo interior. Nesta altura provavelmente estarei aqui a ler as tuas inesquecíveis redescobertas nutridas de emoção depois de 22 anos e longo silêncio.

    Só de pensar, imaginar e sentir tudo isto rebobina a minha vida… a dor, o luto pela aceitação da Surdez nas noites vagas e silenciosas mascarada pelas lágrimas de criança. Acreditar que no futuro não muito distante chegaria a vez em voltar ouvir… Ei-lo, chegou a altura, a tua e minha como muitos outros, incluído a Anahí, o Raul.

    Beijos de coração, do outro lado do Atlântico.
    Sun Melody aka Alice

  23. Julia disse:

    Caraca!!! Nao sabia q teu nome tinha alguma relaçao com a flor de lotus! Faz um tempao q estou querendo tatuar uma (minha 3a. tattoo,dizem q tem q ser nr impar, certo?).

    • Avatar photo laklobato disse:

      Opa, tb quero tatuar uma flor de lotus. Onde vc pensa em tatuar??
      Esse lance de impar e par é bobagem. Eu tenho 2 tb, mas uma é feita de duas coisinhas separadas hihihi

  24. Julia disse:

    QUero fazer no ombro, mais pra parte da frente, tenho um escorpião nas costas e uma borboleta no tornozelo. Fiz com um cara q ficava na V. Mariana chamado Beniz (a ultima foi em 2001!!!). Qdo eu voltar pro Brasil (trabalho pra uma ONG fora do país) tentarei encontra-lo, pq gostei do trabalho dele. E vc, quer fazer onde?

  25. Kali disse:

    Lalazita!

    Prá variar, fiquei com os olhos cheios d’água!!!! Resolvi, então, escrever as coisas que passaram na minha cabeça enquanto eu lia:

    – O que os profissionais te dizem, é a opinião deles (tanto o médico acha que pode “te devolver o mundo”, quanto a fono se preocupa com a frustração que vc pode sentir se o resultado não for uma maravilha), mas a gente sabe que cada organismo reage de uma maneira diferente! O seu, então, é o diferente do diferente! 🙂

    – para tentar aplacar um pouco a angústia que essa incerteza pode trazer, eu acho que só ter a certeza de que você está tentando as opções que aparecem, ao invés de deixar passar por medo, já é um grande conforto!

    – Eu, particularmente, tenho duas grandes certezas: 1) qualquer que seja o resultado, a sua percepção do mundo vai ser sempre absolutamente particular (ouvindo muito, médio, pouco ou pouquíssimo); 2) eu vou estar grudada com vc!

    – Fica tranquila, meu amor! Se por acaso a sua represa de sonhos e esperanças rachar, a gente conserta e enche tudo de novo com novos sonhos e muuuuita esperança!!!!

    – Se nada disso der certo, a gente assume a nossa porção hippie e vai plantar alecrim!!!!

    Te amo! 😀

  26. Oi La, não sei se é a melhor dica, mas eu a utilizo desde meu acidente de carro em 1991: sempre penso que tudo vai dar errado, que nada do que eu tente vai funcionar, à partir disso, tudo que vier é motivo de alegria, pois não contava com o resultado, e olha que já fiz muitas cirurgias:transplante de córnea, correção de visão, tratamento da hepatite c (atual), funciona comigo assim.
    Então, torço por vc e que seja sempre feliz, em qualquer situação, pois não será uma falta de visão,de audição ou de locomoção que vai me impedir de ser feliz e curtir a vida!
    Se cuida, bjo.
    Diego

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hehehe eu prefiro pensar somente no melhor. Afinal, a minha vida é plena e completa, o implante não terá responsabilidade sobre nada, apenas sobre ouvir. Não dependo dele, então ele é puro bônus. Mas, entendo e respeito a sua posição. Cada um sabe traçar bem o seu caminho, porque, no fundo, fazemos o caminho ao andar.
      Beijinhos

  27. Elizabeth Villeraze disse:

    Muito lindo o seu texto. Mesmo que vc não consiga recuperar todos os sons maravilhosos que nos estão interditados vc tentou. Vc os quis e os buscou. Se eu fosse candidata ao IC eu tentaria pois o pior surdo é o que não quer ouvir. Boa sorte.

  28. Olivia disse:

    Hola Lak! 😀 , eu fiquei lendo seu blog ( informativo, emotivo, inteligente e solidario)…até vc falar do implante coclear. Eu preciso lhe responder e comentar minha experiencia. Tudo o que vc falou aquí do porque vc não toma essa decisão eu o viví durante uns trinta anos. Eu fui operada duas vezes antes de fazer o implante, há justamente trinta anos atrás e eu tive que passar por um fracasso. Depois vieram os audifonos, e pouco a pouco eu fui perdendo a possibilidade de escutar a música, assistir televisão, falar por telefone ou compartilhar uma conversa com mais de duas pessoas juntas.
    Eu sempre tive muito medo de fazer o implante e foi o “azar” que me levou faze-lo. Minha vida mudou radicalmente depois do implante e disfruto de uma felicidade inexplicavel. Agorinha eu estou escutando Chico Science no mp3 após 15 anos de silencio musical (ruidos irritantes através do audifono)
    O audifono amplifica o resto de audição que a gente tem mas o implante é uma parabolica, ele capta todos os sons vibram pelo ar. O som é alto, muito alto enquanto o audifono não é. É impossivel comparar um com o outro. Só dizer que agora eu estou escutando os passaros, a chuva, o nené chorando.
    Eu estou tão feliz que gostaria tanto ajudar a pessoas que sentem o que vc sente para dar o pulinho. Esse medo é completamente irracional, vc não perderá nada si não funcionar (más vai funcionar) e si funcionar (e vai funcionar) vc vai ganhar um novo mundo, o mundo dos sons.
    Eu, desde aquí torço por vc quebrar esse muro que te isola de uma vida que pode ter, muito melhor sem dúvida, cheia de descobrimentos maravilhosos.

    Teu blog é muito interessante….pense no implante coclear, eu não tenho palavras de agradecimento neste invento electrónico.

    besos, beijos

  29. Olivia disse:

    Aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhh, que maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa 😀 😀 😀 😀 …. eu tenho certeza que a sua vida vai mudar incrivelmente! Estou com vc 🙂

  30. uelton disse:

    Olá companheira,

    Estava navegando na net, e sempre no google procure por informação/curas para a deficiencia auditiva, quando encontrei o seu blog, uma blog realmente especial que mim vez lagrimejar, isso porque muitas das suas experiencias, se passaram e passam comigo, a cada vez que eu leu, penso que é um retrato meu. Haja obstaculos e haja vitorias/sucesso. Estou tão emocionado que nao consigo escreve, por enquando é só, espero que mandeimos contato, a troca de experiencias me faz cresce. beijos e abraços.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Seja bem vindo ao blog! Espero que você venha compartilhar suas experiências conosco tb. Como você disse, trocar idéias é o que nos faz crescer.
      Grande beijo

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.