A história de Mauricio Laporte: ensurdecido e implantado após os 50 anos
Perder a audição já aos 50 anos, de forma repentina, costuma ser uma experiência assustadora. E, mesmo que hoje em dia, tenha tecnologias auditivas que podem ajudar a recuperar a percepção sonora, ainda existe muita desinformação nesse sentido, que poderia levar uma pessoa a desanimar na busca por uma solução.
Felizmente, não é o caso do Mauricio Laporte, que mesmo com uma perda recente, não desanimou até encontrar a resposta para sair do silêncio que lhe havia sido imposto!
Olá, sou Mauricio Laporte, o Coruja, AMO falar que sou Cyborg!
Tive perda auditiva neurossensorial bilateral severa e profunda aos 52 anos.
Até então, vivi uma vida normal e perdi a audição já sou aposentado, sempre trabalhei na área de transporte.
A surdez simplesmente surgiu assim na minha vida, um dia disse: “Oi, cheguei!”
Em 10 de março de 2016, sofri uma intoxicação por produtos químicos. Ainda assim, eu não queria ficar no hospital de jeito nenhum. A solução encontrada pelo médicos foi me colocar em coma induzido.
A medicação usada em meu auxílio causou ototoxicidade e, resumindo, acordei surdo.
Assim que tive alta, começou minha saga. Passei por vários otorrinos, fiz um monte de exames. Mas, não dei muito tempo pra minha cabeça ficar remoendo o porquê de ter ficado surdo. Não pensem que foi fácil, foram 2 anos e 8 meses escutando apenas as minhas vozes interiores, no meio de todo aquele silêncio. É difícil, viu?
Nesta caminhada, comecei a notar a imensidão de pessoas com deficiência auditiva, muitos desanimados, tristes, revoltados. Foi aí que me dei conta de que talvez eu tenha ficado surdo pra poder ajudar outros surdos.
Nesse meio tempo, fui encaminhado à FUNCRAF, onde fiquei sabendo que a única solução para o meu caso meu caso seria o implante coclear. Fui maravilhosamente bem atendido, me passaram todas as informações que eu precisava bem claramente e lá fui eu pra nova etapa.
Eu me inscrevi no Hospital das Clínicas de São Paulo e fui chamado. Fiz todos os exames solicitados. Confesso aqui para vocês que eu não gostava de passar no Psicólogo, mas hoje reconheço a importância disso.
Quando finalmente chegou o grande dia, fui tranquilo para a cirurgia para receber meu implante. Porque eu busquei muita informação antes, tomei nota. Minha cirurgia foi em 31 de outubro de 2018, no Dia das Bruxas! Tive alta no dia seguinte e foi tudo muito tranquilo, só com aqueles incômodos esperados em qualquer cirurgia.
A ativação do meu implante foi menos de um mês depois, em 28 de novembro. Aí, comecei a perceber que o mundo estava muito barulhento.
É isso, estou implantado há pouco mais de seis meses, ativado há cinco. Ouvindo bem, mas a cada dia é uma surpresa, uma novidade. Se houver alguém com lendo minha história, que tenha indicação pra o IC, mas ainda tem dúvidas, meu conselho: agarre-se a sua fé e vá ser feliz! Conselho de Coruja 🦉
Fora isso, só sinto uma imensa gratidão a Deus, pela vida, por toda essa Equipe de IC, por vocês que fazem parte da minha vida, principalmente porque nos tornamos uma família, nos tornamos um só, porque sozinhos não somos nada!
Agora, é relaxar e esperar ser chamado pra implantar o lado esquerdo. Namastê
Beijinhos sonoros
Lak Lobato
Que bela história de vida, seu Cor….ops Mauricio Laporte. Ainda te encontrarei no mundo rela
Só quem te conhece sabe o que vc passou.
Pilhas de agendas para suas conversas.
O bom é que vc venceu.
Parabéns primo.Vc é o maximo.Td já deu certo no novo implante.Ajude o próximo beijos
Desejamos que essa vitória seja capaz de ajudar muitas outras pessoas que passarao pelo mesmo desafio que você superou. Um grande abraço.
Parabéns!!!
Um aprendizado e um ensinamento de vida.
Beijão
Vitoria maravilhosa !!! Espero que muitos sigam a sua lição de vida!!!! É linda!!!!