Acessibilidade via iLibras

Vocês já ouviram fala da iLibras? É uma central de telefonia para surdos –  oralizados ou não – que faz o serviço de intermediação entre a pessoa com deficiência auditiva e o local para onde ela quer ligar. Ainda que o ideal fosse podermos ligar diretamente para os locais via SMS ou por chat/videoconferência e ainda email, o iLibras quebra um galhão quando se trata de fazer ligações tipo marcar médico, etc…

Admito que nunca utilizei o serviço, então pedi pra Renata Lé, que também é implantada, para contar como é o serviço:

iLibras

Outro dia, conversando com algumas amigas sobre a iLibras (www.ilibras.com.br) e resolvi experimentar. É uma central telefônica de intermediação entre surdo e ouvinte pelo chat on line, sms ou email. Recomendo para todos os surdos e deficientes auditivos porque é um serviço prestativo e eficiente. Têm três formas de comunicação: chat, email e sms. Funciona de 2ªf a sábado das 8h00 às 22h00, infelizmente, ainda estão com horário restrito mas estão estudando ampliar o serviço para 24 horas e 7 dias da semana. A mensalidade é de R$ 18,90 por mês.

Primeiro, você pode pedir para conhecer por 3 dias, você deverá se cadastrar no site colocando seus dados conforme irão pedir. Depois de cadastrar, você manda um email (sac@ilibras.com.br) solicitando 3 dias para experimentar e conhecer, com direito a 3 ligações por dia. Após a degustação, se desejar continuar é só fazer o pagamento com cartão de crédito através do PAGSEGURO no próprio site (podem pagar que é tranqüilo e seguro, somente façam em seus computadores/notebook e nunca utilize o pagamento em locais públicos como lan house) e usufruir dos benefícios, dando toda a autonomia que um ser humano merece porque afinal ficar dependente de alguém para fazer nossas ligações é ruim pois nem sempre as pessoas tem boa vontade.

E funciona assim: Entra no site iLibras, digita o login e a senha. Após isso, clique em qual forma de atendimento deseja, sms, chat ou email. Se escolher chat online, pedirá sua identificação e é só aguardar algum atendente te atender. Feito isso, deverá se identificar e informar o numero de telefone e nome da pessoa com quem deseja entrar em contato. E o atendente fará a ligação e assim que a pessoa do outro lado da linha atender, você será informada e começará a comunicação. O que você escrever, o atendente lerá e falará para a pessoa do outro lado da linha. A pessoa irá responder ou passar outro recado para o atendente e ele escreverá para você ler e assim por diante.

Já testei o chat e sms, o sms demora um pouco pra responder pois pode haver falhas de sinal já que pode ocorrer de alguns clientes enviarem muitos sms ao mesmo tempo, afinal, tem clientes do Brasil inteiro, mas no chat é rapidinho e online. Creio que com o email deve ser da mesma forma que sms, manda email com seus dados e o dados da pessoa, como nome e telefone, e o recado que quer passar.

Com a iLibras, você pode fazer ligações para telefones fixos e celulares para qualquer lugar do Brasil e compensa muito comparando se fosse usar o telefone convencional cobrando por minuto a cada ligação feita. O preço é acessível para todos.

O serviço iLibras é muito bom para adquirir sua independência ao ligar para marcar médico ou exames, pedir autorização de exames, pedir informações sobre alguma coisa, solicitar um taxi, pedir pizza ou comida, ligar para familiares ou amigos que não são atenados com o mundo cibernético e que não gostam de conversar assuntos complexos por sms. E podemos acessar em qualquer computador que tenha internet bastando somente digitar seu login e senha. Se seu smartphone tiver acesso a internet, também poderá conseguir acessar enviando um email e aguardar resposta.

Eu, simplesmente, amei o serviço, meu deu uma sensação de liberdade e autonomia muito gostosa e sem ter que ficar ouvindo as pessoas reclamarem porque a ligação demora, ou porque está ocupado ou por algum motivo que não entendem que tendo essa postura nos chateiam. E por cima, pensando no custo X benefício compensa muito porque já utilizei muito o TDD (telefone para surdo e obsoleto, pois é um aparelho muito caro e só dá para comunicar diretamente se a outra pessoa tiver TDD) e o serviço de intermediação da telefônica, o 142, é muito lento e demorado, fora que as minhas contas vinham altíssimas só por ficar esperando a resposta do atendente na linha, chegou a me ajudar bastante mas a iLibras, superou e veio salvar os surdos e deficientes auditivos que estão sempre ligados em novas tecnologias e muitos usam e tem internet o que também facilita muito a comunicação. Recomendadíssimo…

O legal é saber que Eduardo Parisi, criador do iLibras também é surdo oralizado.

Beijinhos sonoros,

Lak

9 Resultados

  1. É bom demais ver a tecnologia melhorando a qualidade de vida das pessoas!

    • Avatar photo laklobato disse:

      A gente preferia que as próprias empresas nos dessem atendimento por SMS, email ou chat. Mas, enquanto a lei não exige que haja acessibilidade a nós, o jeito é recorrer ao intermédio de intérpretes.
      Esse serviço é bem em conta, comparado às alternativas caríssimas oferecidas. Tem muita gente interessada em enriquecer às nossas custas, em vez de simplesmente nos oferecer acessibilidade.
      Beijos

  2. teresa disse:

    Nossa!!! Nunca ouvi falar os comentários sobre acessibilidade via ilibras. É excelente ver a tecnologia para todos os deficientes auditivos e oralizados. Muito obrigada pela divulgação tão importante!!!!

  3. Erika Piacentini Zidko disse:

    É mesmo Lak, se as empresas não são obrigadas a manter este tipo de acessibilidade, os custos destes serviços particulares deveriam ficar por conta do poder público (todos os contribuintes), e não a cargo de cada família individualmente. Você tem toda razão! bjs

  4. greize disse:

    Amei, a Renata já tinha me explicado, mas aqui ficou mais claro.Sim o ideal seria, as próprias empresas nos dessem atendimento por SMS, email ou chat. Mas enquanto isso não acontece, vamos usar algo que nos dê independência!Pq ,TDD(quem usa?) e o tal do VPAd, caríssimo.O ilibras mostrou ser mais eficiente e com preço acessível.Até agora. 😉
    Bjos

  5. Marcos disse:

    não sei essa é boa…

    nao sei vc conhece uma empresa chamada Viable brasil.
    ve no youtube tem uma atriz surda bilíngue (ate fala) fez de papel de oralizada no meio,
    é otimo sinal q os sinalizados aceita seu Mundo “oralizado”.

    http://www.youtube.com/watch?v=EOjdsd4M9Js

    isso prova q apoiamos vcs sempre…

    bjo sinalizado

    • Avatar photo laklobato disse:

      O Viable Brasil é o que vende o caríssimo VPad? Não tenho o menor interesse em tecnologias que visam muito mais o lucro e o enriquecimento às custas da deficiência alheia do que em promover real acessibilidade. O VPad nada mais é que um substituto do caro e obsoleto TS.
      Dispensável,

  6. marta disse:

    Fico feliz por este novo tipo de serviço aqui no Brasil! Verdade que é sempre melhor um contato direto com as empresas utilizando sms, chat ou email mas se não tem outras alternativas vamos usar esse serviço para ser independentes.. 🙂
    fiquei sabendo mesmo agora que cortaram esse tipo de serviço em quase todas regiões da Itália pela crise econômica..que tristeza.
    bjs

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