Aprovado consenso histórico global para tratamento da perda auditiva com implante coclear em adultos

Foi publicado esta semana na JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery o primeiro consenso global sobre o uso de implantes cocleares, indicando padrão mínimo de tratamento de adultos com perda auditiva bilateral severa, profunda ou moderada a profunda em rampa.1 O documento foi escrito por um painel independente, incluindo 31 especialistas em audição com conhecimentos fundos cirúrgicos e audiológicos, representando mais de 13 países.1

Consensos clínicos são documentos desenvolvidos sistematicamente para assessorar as decisões médicas em relação aos cuidados adequados à saúde do paciente em circunstâncias clínicas específicas. Nessas iniciativas, são analisados um grande volume de conhecimento científico com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade do atendimento ao paciente, reduzir custos e maximizar a eficiência dos recursos disponíveis.

O objetivo não é restringir a liberdade do médico em sua atividade diária e nem exigir a obrigatoriedade da indicação de implante coclear em adultos surdos, mas criar parâmetros e recomendações para o diagnóstico e tratamento da surdez com base em evidências científicas.

O documento de consenso incluiu 20 declarações que contemplam sete temas, incluindo:

  1. Conscientização sobre os implantes cocleares;
  2. Caminho para diagnóstico com as melhores práticas clínicas;
  3. Orientações de melhores práticas para cirurgia;
  4. Eficácia clínica dos implantes cocleares;
  5. Fatores associados a resultados pós-implantação;
  6. A relação entre perda auditiva e depressão, cognição e demência;
  7. Implicações de custo dos implantes cocleares.

Cada declaração foi acordada entre os membros do painel, seguida por uma consulta com Consumer and Professional Advocacy Committee (CAPAC), que incluiu sete organizações que representam usuários de implantes cocleares e sociedades profissionais.

De acordo com Craig Buchman, M.D., chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, o documento de consenso é um marco importante no tratamento da perda auditiva: “Até agora, nunca houve um acordo internacional sobre a melhor maneira de diagnosticar e tratar a perda auditiva severa a profunda em adultos”

“Este artigo descreve o primeiro consenso global sobre como podemos otimizar o atendimento a adultos com perda auditiva severa a profunda. As recomendações para cirurgiões, especialistas em audiologia e profissionais de saúde são muito claras.”, completou Buchman.

O processo foi apoiado pelo financiamento de quatro fabricantes de implantes auditivos, que não tinham acesso ao delineamento e realização do estudo*.

O documento de consenso foi bem recebido pelas empresas de implantes auditivos, Advanced Bionics, Cochlear, MED-EL e Oticon Medical, e seus líderes deram declarações explicando a importância do acordo.

Victoria Carr-Brendel, Ph.D., Presidente da Advanced Bionics e GVP de Implantes Cocleares da Sonova, disse: “Pela primeira vez, um painel de especialistas de renome mundial prepararam uma declaração de consenso para apoiar o implante coclear como padrão de cuidados para o tratamento da perda auditiva grave a profunda. Iniciativas deste tipo promovem uma importante consistência na prestação saúde auditiva de alta qualidade e baseada em evidências. Advanced Bionics está orgulhosa em apoiar este esforço, que é um passo fundamental para o fortalecimento das relações entre as pessoas com perda auditiva e sua família e amigos mais queridos.”

Dig Howitt, CEO da Cochlear, declarou: “Este documento é uma pedra angular que estabelece as bases para ajudar mais adultos que vivem com perda auditiva grave. Os dados sugerem que pelo menos um em cada 20 adultos, que poderiam se beneficiar de um implante coclear, apresenta esse tipo de perda, o que poderia significar perder conexões sociais e participação na vida diária. Embora a tecnologia tenha melhorado notavelmente, a conscientização e acesso precisam ser melhorados. Esta orientação ajudará os profissionais de saber quando é o momento certo para indicar uma avaliação para implante coclear. Estamos ansiosos para colaborar com especialistas em todo o mundo, para ajudar a melhorar a audição para mais adultos que vivem com perda auditiva.”

Dra. techn. DDR. med. hc Ingeborg Hochmair, CEO da MED-EL, reconheceu: “Iniciativas como esta nos ajudará a enfrentar o ônus silencioso de perda auditiva grave, priorizando a perda auditiva como um desafio da saúde pública e aumentando a conscientização dessa condição. Este documento de consenso deve ajudar a estabelecer um padrão mínimo de cuidados para o manejo da inclinação grave, profunda ou moderada a perda auditiva neurossensorial profunda, de modo que para todas as pessoas que não tenham o benefício suficiente de um aparelho auditivo possa ser oferecida uma solução. O implante coclear os ajudará a se comunicar novamente com sua família e amigos e recuperar a sua posição auditiva na sociedade”.

Jes Olsen, presidente da Oticon Medical, comentou: “Há milhões de adultos em todo mundo sofrendo as consequências da perda auditiva profunda, sem saber quais são suas opções de tratamento. É com atividades como esta que podemos aumentar a conscientização e o conhecimento sobre como a perda auditiva profunda pode ser tratada com sucesso, e gostaríamos de agradecer ao grupo de profissionais por trás deste trabalho do consenso de referência”.

Para visualizar o documento de consenso, incluindo toda a metodologia e declarações de consenso, clique aqui.

Referências

1. Buchman et al. Unilateral Cochlear Implants for Bilateral Severe, Profound, or Moderate Sloping to Profound Sensorineural Hearing Loss: A Systematic Review and Consensus. JAMA Otolaryngology 2020; XXXX

* Advanced Bionics (Valencia, CA, EUA), Cochlear Ltd (Sydney, NSW, Austrália), MED-EL (Innsbruck, Áustria) e Oticon Medical (Smørum, Dinamarca) financiaram a assistência na preparação do manuscrito e foram informadas da decisão de submeter o manuscrito para publicação; elas não realizaram contribuições para o projeto e realização do estudo; coleta, gestão, análise e interpretação dos dados; preparação, revisão ou aprovação do manuscrito; e decisão de submeter o manuscrito para publicação. Os participantes do Delphi, incluindo o presidente e membros do Comitê não foram remunerados.

Fonte: Hearing Loss Association of America

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.