Baha: implante auditivo ancorado ao osso

Apesar de eu ser ávida defensora do Implante Coclear, estou plenamente ciente de que ele não é indicado (nem necessário) pra 100% das perdas auditivas.

E, portanto, existe outros aparelhos que podem ser muito mais úteis para algumas pessoas do que o IC.

Hoje, chegou a vez de trazer à luz do DNO o sistema Baha:

Outro sistema de “implante” não é um implante do tipo coclear. Trata-se do “implante” Baha, que vem da sigla em inglês Bone Anchored Hearing Aid, o que, em português seria alguma coisa como aparelho auditivo de ancoragem óssea. Esse é um produto que a Cochlear  que contempla um outro tipo de surdez, a surdez unilateral e condutiva (caso, por exemplo de quem possui um condição chamada atresia, que significa que a pessoa não possui o conduto auditivo para que possa ser colocado o aparelho convencional),  ou casos de problemas no ouvido médio, inclusive em perdas auditivas unilaterais e bilaterais devido a otites e outras infecções crônicas do ouvido médio em decorrência do uso de prótese auditiva comum.

O Baha é um implante simples que utiliza a condução óssea direta: um pequeno pino de titânio é implantado no crânio, atrás da orelha. Após ocorrer a osseointegração do pino de titânio ao crânio, aproximadamente 4 meses, um processador de som é conectado ao pino. O processador de som pode ser utilizado e retirado a qualquer momento. O processador capta os sons e transfere diretamente pelo osso à cóclea sem passar pelas áreas afetadas. A qualidade do som é muito melhorada quando comparada aos vibradores ósseos e o processador de som Baha é confortável e discreto.

Sistema Interno do Baha

É “implantado” por uma intervenção cirúrgica simples e pode ser realizada, na maioria dos casos, com uma anestesia local. Ao contrário do que ocorre com o implante coclear, ele dispensa a necessidade de mapeamentos.

Colaborou Anahi Guedes de Mello

Beijinhos sonoros,
Lak

11 Resultados

  1. April disse:

    Lak,

    Vc é 10, sugeri e aí está o post, muito obrigada, vou ver com o otorrino se é indicado para o meu caso e do meu irmão.
    bjs. 😀

  2. Wes disse:

    Qual é um especialista a quem se pode recorrer para realizar a cirurgia do BAHA? Você sabe de algum contato? Obrigado.

  3. Simone disse:

    Oh! Que impressionante! Eu sabia que há tecnologia existente melhor do que o IC! Mas vamos com calma! Será que tem mais informações? É que é preciso entender as desvantagens e as vantagens, os riscos, as restrições à cirurgia, etc.etc. Por acaso, sabe algo?…enquanto o caso do IC é bastante ampliado, eu aprendi várias coisas com isso, já se encontra com facilidade aqui na internet…! rs.
    Beijos.
    Simone.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Não é melhor que o IC, é indicado pra outros casos de surdez, que não são problemas na cóclea. Só serve pra quem tem perda auditiva de condução, mas tem a coclea intacta. O BaHa não é indicado pra quem faz IC, portanto não serve pra mim, por exemplo.
      Beijos

  4. VERA CARVALHO disse:

    Não é exatamente um palpite mas sim um agradecimento pela tua iniciativa de
    fazer este blog. Tenho um neto deficiente auditivo implantado e é muito
    reconfortante sentir tua alegria pela vida, teu entusiasmo frente aos pequenos
    avanços relacionados com teu implante. Parabéns, te admiro muito!
    Vera.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Obrigada, Vera. Foi exatamente com este propósito, quando decidi investir num blog hehe Tudo de bom pro seu netinho!! Espero que ele esteja amando o IC tanto quanto eu!
      Beijos

  5. Edu disse:

    olá. muito bom esse blog. gostaria de saber sua opinião sobre o implante do BAHA em casos que a audição em um dos ouvidos é perfeita. será substancial a melhora da qualidade de vida? compensa a parte estética ? pergunto porque estamos pensando – eu e minha esposa – em implantar em meu filho recém-nascido…

    • Avatar photo laklobato disse:

      Olha, eu não sei te responder essa pergunta, porque não sou fono nem otorrino e qualquer opinião que te dê, é de leiga curiosa.
      O que eu faria seria procurar um otorrino ou uma fonoaudióloga que conheça o BaHa (não são todos, portanto, tem que ser algum especializado nesse aparelho) e perguntar qual a melhor idade para isso.
      A priori, audição unilateral não compromete o desenvolvimento da audição natural nem da fala, uma criança que nasce com audição de um lado só se torna um ouvinte normal.
      Por outro lado, quanto mais cedo se estimular a audição do ouvido deficiente, melhor para que ele consiga, com ajuda de alguma prótese (ou o Baha) ter um mínimo de sensibilidade bilateral.
      Por isso, conversar com algum especialista é imprescindível.
      Um abraço e boa sorte pra vocês.

  6. Marcos Silva disse:

    minha esposa fez um implante a 2 anos porem sempre vive inflamando e crescendo uma espécie de queloide como devo tratar ? uma que os médicos que fizeram ainda não conseguiram resolver o caso

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.