Coisas que só um implantado sabe o que é…
Coisas que só um implantado sabe o que é:
– Decidir fazer uma cirurgia que vai encher sua cabeça de eletrodos e se perguntar “será que incomoda?” mesmo se dando conta que nunca na vida você sentiu a sua cóclea.
– Morrer de ansiedade antes dos exames, até marcar a data, até a sala de operações, até a ativação, até o primeiro mapa legal, até conquistar os sons que você sabe que merece ouvir.
– Ouvir os já implantados dizerem “calma, que ansiedade não combina com IC!”
– Ouvir do médico, da fono e do psicólogo tudo o que você não quer, mesmo sabendo que precisa e ficar se perguntando se precisava mesmo (e depois descobrir que precisava sim!).
– Sair da sala de cirurgia com um turbante amarrado na orelha, sem estar com a data da ativação agendada ainda, e receber um SMS da prima-da-tia-avó-da-sua-cunhada pra saber se você já consegue ligar pra ela.
– Contar no calendário quantos dias falta para a ativação, enquanto você fica desconfiado que já está ouvindo alguma coisa. E depois descobrir que era maluquice sua.
– Ficar sem dormir de ansiedade, na véspera da ativação, imaginando tudo o que você pode conseguir ouvir, a partir daquele momento.
– Sentir ansiedade, medo, felicidade, pavor, entusiasmo, alegria, tudo junto e mais um pouco, durante a ativação, até o aparelho ser ligado.
– Achar que está ouvindo com o cérebro e não com o ouvido, quando finalmente ligam o aparelho.
– Se divertir com barulhinhos que a maioria dos ouvintes ignora completamente: folhas sendo pisoteadas, garrafas sendo abertas, pão de queijo sendo pesado, etc…
– Ter um instante de desespero, quando a pilha acaba num momento inadequado e você está sem bateria extra ou não consegue trocar naquela hora.
– Explicar quinhentas-e-cinquenta-e-cinco-mil-vezes que você não capta rádio da policia, nem radio pirata, nem atrai raio, nem dá choque.
– Ter que esclarecer que as milhares de lendas espalhadas sobre o IC são, na maioria esmagadora de vezes, completamente infundadas e até absurdas.
– Conversar com centenas de candidatos ao IC, que fazem sempre as mesmas perguntas, até perder a paciência e aí, lembrar que você já teve todas essas dúvidas e achar a paciência de novo.
– Chorar de emoção quando um amigo conta que fará a cirurgia, que fez a cirurgia, que vai ativar, que ativou, que ouviu o barulho dos passarinhos, etc…
– Achar que não tá com disposição para falar sobre esse assunto hoje e se deparar com uma mãe desesperada que o filho acabou de receber indicação pro IC e achar magicamente uma disposição para acalmá-la.
– Dizer pros amigos ansiosos pré-IC que ansiedade não combina com IC, se sentindo a pessoa mais hipócrita do mundo, porque você ficou tão ansioso quanto ele quando era com você.
– Saber que realmente ansiedade não combina com IC, mas o seu cérebro não dá a mínima pra isso!
– Saber que ouvir, pra você, é uma escolha e uma conquista. E se deliciar com o mundo sonoro, até mais que os ouvintes biológicos, justamente, por ser uma escolha e uma conquista sua!
Beijinhos sonoros,
Lak
Serve para pais de implantado também…rs…
Mas é claro, vcs são implantados, só que sem o IC na própria cabeça haha
bjs
me senti incluida nesse texto, senti todas essas sensações, medos, ansiedades, felicidade, alegria , excitação…junto com meu filho, pois o implantado é ele, mas concordo
com o comentário de que nós, pais, somo implantados também, apenas sem o aparelho, mas com todas as sensações entranhadas em nós!!!
Muito lindo esse texto, muito sensível a pessoa que o escreveu, ela conhece de perto O IC. PARABÉNS!!!
um abraço.
vania
Sim, Vânia, mamães e papais são feras no IC, sabem tudo, participam de tudo. São implantados por osmose!!
Escrevi o texto porque percebi que as duvidas e dádivas são sempre similares.
Beijos
Lak…
vc tem o dom da oratória mesmo! rsrsrsrs.
Menina!!! Não sou implantada, mas…sou mãe de Leonardo…implantado há 3 meses…ouvindo há 2 e hoje…feliz da vidaaaa com o primeiro mapeamento ter sido muuuuito bom!!!!!!!
bjssssss
que maravilha, heim? Todos o sons do mundo pra vocês…. 😀 beijos