E a tal da parte externa, heim?!

Vira e mexe, algum candidato ao IC me pega pra conversar. Sei como é o período que antecede à decisão pela cirurgia e até a própria cirurgia em si. É uma decisão séria, que pra muitos, mexe inclusive com a estrutura do ser humano que a pessoa é/se tornou.

Pra quem acabou de ficar surdo, é fácil optar em voltar correndo pro som. Mas, pra quem perdeu a audição há muitos anos ou até sempre viveu dessa forma, bate aquela insegurança de “será que estou fazendo a coisa certa?”. Claro que não é todo mundo que fica nessa dúvida, mas é inegável que muita gente com quem falo fica sim, duvidoso, receoso, pensativo para com relação ao Implante Coclear.

Em parte, porque passar por uma cirurgia, por mais simples que seja, amedronta. São trocentos exames, uma anestesia, um corte na cabeça, uma peça de metal dentro dela pro resto da vida. Mas também, porque depois da cirurgia tem a fase de adaptação, pra muitos, também uma boa jornada de fonoterapia. Uma mudança estrutural na maneira que se vive.

Mas, também tem aqueles que encanam com o fato de que o IC não é totalmente interno e a parte externa é maior que as próteses convencionais.

Antigamente, as pessoas tinham vergonha de usar óculos de grau. Era sinal de uma fraqueza corporal, que chamava a atenção porque ficava, literalmente, estampada na cara. Felizmente, esse conceito mudou e, hoje em dia – salvo uma ou outra pessoa que tem complexo pelos mais variados motivos (tipo bullying na infância) – boa parte das pessoas que usa óculos acha um charme. Eu mesma tenho óculos de grau que não uso nunca hehehe

Mas, não é o mesmo caso da prótese auditiva. Ela ainda é vista com reserva, com vergonha, com receio. Admitir que não ouve bem não é uma sensação prazerosa e a maioria não se sente bem com isso MESMO, nem vou dourar a pílula fazendo vista grossa pra essa situação. Muita gente, ainda desinformada quanto ao IC, me pergunta se ele é totalmente interno, na esperança de camuflar a deficiência. Infelizmente (ainda?) não é o caso e o IC é formado de parte interna E externa.

Outro dia, falava com umas amigas pré-implantadas, que não se conhecem, e ambas me perguntaram na mesma hora se a parte externa me incomodava, arguentando “porque ela é feia, né?”. Assim, ela não me incomoda esteticamente falando. Primeiro porque acho ela linda (afinal, ela me deu o céu em vida), segundo, porque é discreta, já que é da mesma cor que meu cabelo e fica camuflada sob eles. Mas, não preciso dessa discrição por vergonha, mas porque tenho medo que algum desavisado mau intencionado ache que é um modelo novo de celular e afane ela da minha orelha (repor isso é caríssimo, sem falar em todo trabalho que dá fazer uma nova programação de parte externa). Deixando de lado situações de insegurança, eu exibo o IC com o maior orgulho. Porque ele não representa fraqueza minha, representa ganho. Ganho de audição nova, ganho de autonomia auditiva, ganho de realização pessoal…

Eu entendo que as pessoas tenham dúvidas. Eu mesma tive muitas. E entendo que nem todo mundo saiba o que é o Implante Coclear e muito infeliz olhe torto praquele troço grande pedurado na minha orelha. O que me recuso solenemente é a concordar com isso. Se minha prótese incomoda gente preconceituosa, lamento. Ela me completa e muito!!

Ficaram curiosos de saber como é a parte externa? Então, uma fotinho por cima do cabelo… (e, pra quem lê o blog há tempos, lembram do drama que foi porque não era da cor que eu queria?? Vejam se não valeu a pena esperar pelo meu pretinho)

Beijinhos sonoros,

Lak

P.S. um adendo, por causa do comentário da Lu, o Freedom pode ser adquirido em: Bege, Marrom, Preto, Cinza, Rosa e Azul. Além disso, no kit de acessórios tem adesivos pras crianças colarem no IC. De estrelinha, coraçãozinho, nuvenzinha, bola de baseball, etc…

Mas, please, não me perguntem porque eu não colo no meu, porque não tenho mais idade pra essas coisas nem sofro de retardo mental. Isso é pra criança/adolescente. Em adulto, acho que coisas clean ficam melhores.

26 Resultados

  1. Lu disse:

    Realmente é super discreto… mas podiam inventar umas “capinhas” fofas pra usar de acessório, né?!? Não ia ficar fofo uma florzinha? Ou de bichinhos pras crianças….. 😀
    Beijinhos!!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Mas tem adesivos pra criançada colar no IC. E varias opções de cores, inclusive rosa e azul, pra menininha e menininho implantado se deliciar com o IC pendurado no ouvido. Os adesivos vêm na caixa e tem vários desenhos.
      Inclusive, vem um coala com implante de brinquedo, pra criançada se identificar com o bicho.
      Pensam em tudo, querida….
      Quanto a mim, não vejo graça nem tenho mais idade pra essa coisa infantilizada (até me emputeci com uma pessoa que quando viu minha foto de turbante pós cirurgico, perguntou pq eu não enfeitava com florzinha. Pelamor, né eu?! Eu tenho 30 e poucos anos. Surdo não é retardado). Gosto dele sóbrio, porque ser adulto tem sua graça própria. Pra mim, o preto combinou, inclusive, com o AASI de capinha fumê que fica na outra orelha.
      Beijos

  2. zuleid disse:

    Lak,
    O melhor enfeite é o seu sorriso vitorioso com as conquistas que o IC lhe proporcionou. E este você exibe sempre né?!
    Beijos! 😀

  3. Rogerio disse:

    Vai me dizer que se tivesse um adesivo de sapinho você não colaria? Confessa!
    O que eu percebo nas pessoas – e isso reflete na autoestima/vaidade dos deficientes auditivos – é a relação idiota que se faz entre surdez e velhice. Lembra da velhinha surda da praça? O preconceito reinante também é outra barreira. Você já notou que os deficientes são às vezes tratados no diminutivo, de forma pejorativa? É o surdinho, o aleijadinho, o ceguinho.
    Eu tive a oportunidade de “fuçar” no seu implante, e não achei nenhuma aberração estética, muito pelo contrário. Se alguém tiver alguma dúvida quanto a isso, o negócio é desencanar. Ademais, o ganho em qualidade de vida supera com larga folga qualquer incômodo estético que possa surgir. Tenho uma curiosidade: como uma parte do implante é feita internamente, não há o risco de rejeição?
    Beijinhos estalados e absurdamente sonoros. Adoro você.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Rogs, eu amo sapinhos, mas no implante não rola… Até pe eu enjoo fácil de estampa hehehe
      E sim, eu tenho birra dessa necessidade que as pessoas tem de infantilizar os deficientes. Deficiente auditivo, então, tratam-nos como se tivessemos deficiencia de intelecto também. Quando não ficam fazendo piadinhas o tempo todo.
      Sou bem humorada sim, mas ser infantilizada me irrita. Esse lance de ser regredida me desagrada e muito!!
      Sobre o lance de rejeição, a chance é de 1 a 2%. É raríssimo, mas que existe, existe sim e nos avisam antes da cirurgia. Eu nem encanei com isso, pq nunca tive qualquer tipo de reação a metais, mas entendo quem fica preocupado com isso, admito.
      Beijinhos tb te adoro!

  4. David disse:

    Lak, essa coisa da estética é um trosso de louco. Falar a verdade pra você eu sou meio sismado (questão de fomação, cultura, jeitão). Quando comecei a perder a audição, ainda em patamares moderados, lá pelos idos de 95, comecei a usar um AASI intra-canal (cá entre nós, um pouco era para não deixar à vista). Quando minha audição caiu acentuadamente, o intra-canal já não dava mais. Mandei às favas a estética e comecei a usar o retro auricular. Agora que o trosso caiu de vez, o jeito é o IC. Embora não me agrade muito a idéia de andar com uma “parabólica” na cabeça (essa foi maldade né), pesei os prós e os contras e não tenho dúvida: dane-se a estética, danem-se os olhares preconceituosos. Vou fazer o IC e pronto. Parece coisa besta, mas que não é fácil não é não.

    Mas o fato é que a dádiva em poder voltar a ouvir supera qualquer timidez e auto-preconceito.

    Já estou até pensando em aproveitar e pedir para instalar um chip, um HD e até um leitor de DVD com abertura bem no meio da testa.(kkkkkkkkkkkk).

    Beijos

    • Avatar photo laklobato disse:

      David, é bem isso. Pesa os prós e contras e vê se a parte externa é pior do que ficar em silêncio… Acho a comparação ridicula, sendo sincera… Mas respeito quem se preocupa mais com estetica do que com ouvir. Direito de cada um.
      Mas sabe que vc tá certo? O IC é uma parabolica mesmo, capta tudo, se comparado ao AASI haha
      Pra homem aparece um pouco, mas nem tanto assim, a menos que vc raspe a cabeça. Se a antena colada na cabeça for da cor do cabelo, então, camufla que é uma beleza!!
      Sobre instalar acessórios, sou totalmente a favor da gente ficar HighTech!! Cyborg multitarefas é o que há haha
      Beijão

  5. SôRamires disse:

    assim como adoro óculos também achei muito simpático seu acessório pretinho, valeu a pena esperar. Nunca escondi aparelhos auditivos mesmo sendo daquela cor horrível que dizem ser “cor da pele”. Agora eu quero um pretinho também!

  6. Kali disse:

    Ele é lindoooo!!! Muito mais pessoalmente!!!
    Só agora percebi que vc acabou colocando um super imã prá substituir aqueles parafusos a menos que vc tem na cabeça! huahuahuauaha 😈

    Acabei de descobrir que tenho uma dúvida… vc continua usando chapéu? Tem problema na captação do som? Sei que é pergunta besta, mas é que eu sempre achei seus chapeus tão charmosos… 🙂

    Beijinhos estalados e saudosos!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hehehee pois é, eu resolvi 2 problemas de uma só vez hihihi

      Pois é, eu tive que abrir mão dos chapéus… Não é muito bom nada cobrir o implante… fazer o que? Perde-se de um lado, ganha-se de outro…
      Beijos

  7. Muito discreto! Mas que corre o risco dum trombadinha achar que é fone bluetooth, isso corre! 🙂 😀

  8. Andressa Engel disse:

    Eu sou uma dessas curiosas com o IC, já vi azul, marrom e o preto…já me perguntei várias vezes como reageria implantada, fiquei encanada depois que todo mundo começou a dizer que eu fiquei “melhor” depois de surda…minha psicóloga até chegou a dizer que eu causei a surdez com medo de receber más notícias do médico oncologista…hehehe.
    Pra falar a verdade tenho medo de voltar a escutar como eu estava qdo comecei a ter a perda auditiva…Ter vergonha da parte externa não eh problema para mim, que já fiquei muitos anos da minha vida careca, o que tenho eh medo de ter que ficar careca novamente e ter que usar o IC…aí vai ser o Ô…mas vamos pensar positivamente…to cabeluda agora e se Deus quiser vou continuar assim…
    Mas eh incrível como as pessoas encaram as diferenças, elas não estão preparadas p isso…eu no tempo da carequisse vi de tudo e escutei de tudo…heheheh.
    Tô na expectativa, aguardando o agendamento da consulta em Bauru e quem sabe logo poderei tbém falar da minha experiência como implantada…
    Lak obrigada por compartilhar com todos suas experiências…
    Bjinhos

    • Avatar photo laklobato disse:

      Olha, não acha que ser careca e sem ouvir nada é pior?
      Poxa, eu acho a parte externa tão bonitinha… hehehehe
      Torcendo por você, sempre.
      Beijos

  9. Ligia disse:

    Olá Lak, conheci seu blog a pouco tempo e confesso que entro agora todos os dias, tornei-me sua fã e também admiro muito a sua facilidade de comunicação. Parabéns!!!
    Sou mãe de uma DA, oralizada, ela perdeu a audição aos 5 anos, por otoxicidade.
    Pois então, ela tem uma amiga que fez o implante, mas a amiga nunca mostra como ficou, e ela tinha muita curiosidade. Confesso que ela assustou com o tamanho, e sendo até um pouco relutante quanto a fazer o implante, isso na verdade é um sonho meu, disse que se ficar assim não vai fazer, rs, é a vaidade.
    Olha Lak desde o primeiro dia que visitei seu blog que quero agradecer por cada postagem sua. Eu vou começar a pagar o plano de saúde para que ela faça o implante pq o dela além de não cobrir ainda não esta dentro dos padrões da portabilidade. Essas novas regras me desanimaram um pouco, mas pretendo “brigar” pelos direitos dela, direitos estes que estão na constituição….não é mesmo?! rs

    Continue brilhando Lak, e que seus raios de luz encontrem muitas almas para direcionar, acalmar e sustentar. Beijos querida!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Ligia, o implante não fica assim. Ele fica totalmente camuflado sob o cabelo (inclusive, a fono pede pra deixar sob o cabelo, pra aumentar a aderência do imã) a ponto de ninguém além de mim saber quando estou usando. Coloquei em cima do cabelo pra tirar foto, porque me pediram pra ver a parte externa.
      Ele é grande, mas até pouco tempo atrás era uma caixinha que ficava presa na cintura, portanto, já diminuiu bastante.
      Mesmo com a nova resolução, sua filha é pós-lingual, então ela tem o direito a IC monolateral, a menos que mudem de novo hehehe
      Eu entendo que não dá pra obrigar uma pessoa a fazer o IC, porque o sucesso dele depende do esforço, treino e paciencia do usuário (embora para crianças e adolescentes seja muito mais rápido do que para adultos). Mas, se fosse minha filha, eu insistiria em tentar convencê-la. Os pais não insistem pro filho estudar, comer direito? Porque sabem que pode parecer chato agora, mas a longo prazo faz diferença. A surdez vai deixando sequelas progressivas. Pode ser que agora ela não tenha sotaque na voz, mas com o tempo, terá. E o sotaque aparece até mais do que o implante preso na cabeça, o IC dá pra disfarçar, sotaque de surdo não. Falo na condição de quem passou por isso. Uma voz diferente chama MUITO a atenção. O IC sob o cabelo, ninguém vê….
      Enfim, só dei palpite, porque sou abusada hahaha e porque você expos o problema aqui, mas espero não ter faltado com repeito.
      Beijos pra ti e pra filhota

  10. Marília Sunshine disse:

    Oieeeee!!! Apareci, graças a Deus!!! 😛
    Nossaaa… não pensava que ‘ainda’ tinha o lado externo… e realmente, eu acharia que é uma nova tecnologia de celular! 😯 Ahahahahhaah…
    Fique longe de crianças curiosas!! 😉
    (vi seu comentário na foto de minha irmã e eu, hehehehe…)
    Bjos!!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Que nada, criança não mexe nesse tipo de coisa. Elas perguntam mil coisas, mas são receosas. E, em geral, fazem comentários mais educados que adultos hehe Mas é impossivel vê-lo. Ele fica sob o cabelo.
      Beijos

  11. inês disse:

    Oi!!
    essa questão da estética continua a ser um problema…mas às vezes mais quando nós não estamos a precisar!! Eu lembro-me dos medos que tinha de vir a usar próteses retroauriculares, por causa da hereditariedade (o meu pai e a minha avó, mãe dele, usavam e não só quando velhinhos) – acho que até contei isso aqui já!
    Quando precisei (e não teve nada a ver com a hereditariedade) e que me perguntaram se eu queria das que se escondem na orelha ou das retro–auriculares, pensei que eu estava mesmo sem ouvir e que não iria recuperar a audição e que os aparelhos retro-auriculares se vêem e isso iria ajudar-me a aceitar a surdez…e também mostraria logo aos outros o meu problema auditivo, sem precisar de dar explicações; respirei fundo, lembrei-me que os outros são pequeninos e que as minhas mãos são muuuito desajeitadas…e atirei-me de repente «quero retro-auriculares!». E que alegria com elas por recuperar tantos sons!! E que preconceitos sem jeito da minha parte, antes!! Confesso que eu me orgulho de ter tomado essa decisão e de assumir sempre que necessário que não oiço bem…e até troco as pilhas seja onde for…e aproveito para espreitar algumas caras espantadas e rir interiormente!
    Quando chega a hora da escolha, do «tem que ser, porque eu quero voltar a ouvir»…que importância tem um aparelho…ou 2…ou óculos??? O que importa mesmo são as coisas boas que essses aparelhos nos trazem…e ainda bem que podemos aproveitar da tecnologia!!!

    bjs
    Inês

    PS: acrescento que na mesma altura tive de voltar a usar os óculos que tinha posto de parte, por vaidade, e porque ainda não precisava deles a 100% na altura! Portanto, próteses auditivas, óculos…e um dia destes também dentadura, né? Quero lá saber, «eu quero mesmo ser feliz» e aproveitar tudo o que posso de ouvir, de ver, de cheirar, de tocar, de saborear!! 😉

  12. Ligia disse:

    ô Lak imagina!! adorei sua explicação, falei pra ela que o implante fica escondido, dai ela levanto a sombrancelha…isso é um bom sinal sabe.
    Eu concordo com você, sobre tudo que falou porque é o que vivencio com ela, e ela odeia quando começa a falar e as pessoas olham pra ela, dai ela tenta falar baixinho e não entendo nadinha, eu ou quem está perto dela no momento.
    Eu estou começando nessa caminhada, e de verdade, seu blog tem ajudado muito. Sucesso infinito pra você! Bjs

    • Avatar photo laklobato disse:

      Em mulher, fica mesmo, isso garanto. O ideal é escolher o mais próximo da cor do cabelo, que ai camufla totalmente…
      Em homem, aparece por causa do cabelo curto… mas é melhor esconder, por segurança, inclusive…
      Isso de falar baixo é um habito que eu também tinha. Por causa do IC, minha voz já voltou muito para perto do que era quando eu ouvia, ninguém mais me olha pelo canto do olho não, viu?
      Conte comigo ao longo da caminhada, tá? Qualquer coisa, vem correndo perguntar…
      Beijão

  13. Armando disse:

    Lakshmi, desde a primeira vez que vc me mostrou a tal anteninha, achei bem bonitinha, ainda mais em vc! E além disso o ganho em audição que já trouxe e ainda trará, faz toda a diferença! Bjs, Armando.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.