Encantos do som do chafariz
Precisei ir no Poupatempo outra vez, para resolver uma pendência.
Antigamente, eu entrava na fila como todo mundo. Mas, dado o fato que deficiência auditiva dá direito a atendimento preferencial, hoje em dia, nem discuto mais. Aviso antes de entrar na fila que sou deficiente auditiva, mostro os aparelhos e sou mandada direto pra mesa. Isso porque eu pergunto várias vezes a mesma coisa, já que agora preciso ouvir pra entender e o lugar é barulhento. É engraçado perceber que, apesar do IC ser ótimo para melhorar a comunicação, ele cria uns entraves novos, porque antes lugar barulhento não me afetava. Agora, dificulta um pouquinho!
Tenho que tirar o chapéu para a moça do atendimento. A primeira pergunta que ela fez foi: “Você quer uma interprete de Libras?” Olha que sensacional!! Por dois motivos: 1. porque tinha interprete lá, para quem precisa e isso é fenomenal. e 2. Porque ela me perguntou se eu queria, não deduziu nada! Agradeci com um sorrisão e disse que não precisava, só queria que ela falasse sempre virada pra mim e devagar. Ela não apenas fez isso, como anotou tudo que considerava imprescindível que eu soubesse. Ahhh, se fosse assim em todos os lugares, né?
Mas, a graça do dia não foi só essa. Edu me acompanhou nessa empreitada ao Poupatempo da Sé e a gente passou por baixo do chafariz. Ele estava falando, quando ouvi e reconheci o barulho da água caindo, no meio do que ele dizia. Obviamente, meus olhos encheram d´água. Pelo reconhecimento, pelo som lindo que ouvia e, mais importante, por conseguir fazer isso enquanto ouvia a conversa do Edu. Ouvir separando sons, ouvir de maneira espontânea….
Acho que a melhor coisa do Implante Coclear, pra mim, foi a poesia que ele recolocou no mundo. Mais do que ouvir, ser capaz de escutar. Mas, escutar de verdade, tudo o que o mundo canta, fala e grita! Este é o verdadeiro milagre de estar vivo!
Beijinhos sonoros,
Lak
Menina, que arrepio e que emoção, sem querer o zoinho encheu d´ água!
Poder escutar além de ouvir…é mágico, é tudo de bom. Muita gente usa ouvir e escutar como sinônimos mas na verdade não são, ouvir é apenas um fato físico, vibrações…escutar é mais profundo, abrange todo o ser, nossa atenção, nossa emoção…e você com sua enorme sensibilidade tem muito mais a ganhar com esse implante!
Ah, pois é…
Sô, posso copiar seu texto aqui pro DNO??? Adorei o que você escreveu no Corneta, sobre direitos além da língua de sinais.
Beijos
Eita emoção…
Eu adoro esse barulho de chafariz, fontes… Essa coisa da água.
Parabéns pelas suas conquistas auditivas lak.
Beijinhos 😀
Obrigada, Juju! Beijocas
Lak use e abuse dos meus textos, é uma honra! Bjos.
Valeu!! Beijos
Seus olhinhos encheram d’água ao ouvir o chafariz?? Os meus também ao ler seu relato. Bjss 😛 😉
Coincidências…. hihihi beijos
Menina, eu tbm fiquei emocionada com o seu relato simples mas muito profundo.
Deixa compartilhar com vcs uma coisa maravilhosa que me aconteceu: conheci uma pessoa muito, muito especial um dia depois do meu implante, eu ainda estava com toda aquela bandagem na cabeça, aí coloquei um lenço e ele me disse que eu era uma árabe Paraguaia, pois n gostei de nada no restaurante arabe ao qual me levou…rsrsrs acho que é minha outra metade…tomara!!! rs
Bjus
Ai ai ai, torcendo por você!!! Que momento bom esse o seu, heim? Aproveita muitão!! Beijocas
Não me esqueço daquele episódio da balança do pão de queijo. A partir daquele post passei a prestar mais atenção aos sons. Enfim, aprendi a escutar e não somente ouvir. Só tenho a agradecer a você por isso. Um grande beijo.
hehehehe valeu… Beijão
Que lindo isso!!! que emoção!!!
simplesmente magnífico esse seu relato!!!!
beijos emocionados 🙂
😳 beijos
Lak, não sabia que um efeito colateral desse seu implante era estimular o canal lacrimal… dos outros, não o seu… cada post seu provoca um “banho de chafariz” no meu rosto, você me faz ouvir a poesia que já estava esquecida nos sons banais. É sempre bom lembrar de como o mundo pode ser lindo, basta permitirmos que ele nos envolva.
beijos de luz no seu coração
hahahahaha adorei seu comentário…. De verdade, foi sensacional! Beijocas
Lak, preciso dizer que a Rita expressou lindamente o que eu senti qdo li seu post! Rita, obrigada por traduzir de forma tão incrível o que vc (ou seria eu) sentiu! Lak, obrigada por traduzir tão lindamente a poesia do cotidiano!
Bjs encharcados!
😳
Ahaaaaaaaaaaa Lak! Fiquei emocionada com o seu post aqui. Meus olhos tambem encheram de lágrima, o que enxerga e o que não enxerga tambem, porque ele não pode ver o corpo, mas enxerga a alma!kkkkk
Beijos
Hahahaha sensacional, Marcinha!! é isso aí… Beijos