Eu, robô.

Como venho falando por aqui, meu Implante Coclear vem dando umas falhadas cada vez mais frequentes.

Acreditava piamente que seria algum problema na parte externa do IC, afinal, é um aparelho e, como tal, propenso a quebras, defeitos, falhas e o escambau. Antes que algum defensor do “naturismo surdo” venha usar isso como argumento anti-Implante, o corpo humano é igualmente propenso a problemas e falhas e a prova disso são as deficiencias que existem por ai.

Por isso mesmo, não liguei muito de ter que ir na assistência técnica, porque sabia que um dia isso iria acabar acontecendo. Mas, como já contei, não achamos nada e o jeito foi considerar que poderia ser algo na parte interna.

Olha, no dia que caiu minha ficha de “avaria interna”, bateu um certo desespero, mas foi só parar e pensar bem que problemas costumam ter solução que a paz de espírito voltou a imperar e nem me estressei mais.

Liguei para meu médico, que explicou que eu deveria entrar em contato com a fono que faz o mapeamento (ajustes de programação). Ela agendou um teste de equipamento Crystal, que verifica problemas na parte interna. E lá fui eu, feliz da vida, fazê-lo para confirmar se existe algum problema de fato ou eu que sou doidinha da cabeça e não tem nada de errado não (até parece!).

Chego lá na Fundação de Otorrinolaringologia da FMUSP, entro na sala da Dra. Valéria Goffi, onde tinha uma outra Valéria (sem piada, era mesmo esse o nome dela) com um equipamento de ficção científica para ser conectado à minha cabeça e testarmos a parte interna do Implante Coclear.

Juro que na hora, senti que teria uma crise de riso, porque era uma sensação de estar num filme. Eram vários equipamentos de informática – eu não saberia explicar – fios e eletrodos. Dava a impressão de que elas poderiam ler minha mente, se quisessem.

Sentei na cadeira e já avisei: “Vou querer uma foto para por no blog. Porque se tem algo legal nisso tudo é poder passar a informação adiante de que o Implante Coclear tem solução para a maioria dos problemas que possa vir a ter.” Dra. Valéria riu e disse que tirava a foto, com certeza.

Bom, ligaram aquela coisa na minha cabeça e ficaram uma boa meia hora testando coisas. Adoraria fazer uma descrição fidedigna, mas o lance é tão estranho e a gente participa tão pouco – porque ele é indolor e a gente não precisa fazer nada, é feito na gente e ponto.

No fim, falei para a fono de um comentário que fizeram aqui no DNO sobre baixar a velocidade de pulsos elétricos por minutos (Valeu, Alice) e aproveitamos para fazer 4 mapas com várias velocidades diferentes para eu testar por aqui, enquanto o laudo não sai.

A principio, não acharam nada detectável, mas só o técnico de Denver pode confirmar e isso deve levar 1 mês, pelo menos. Mas, por hora, baixou uma tranquilidade muito grande, de perceber que estou em mãos excelentes, seja pelo HC, seja pela assistência tecnica da Politec e da própria Cochlear, fabricante do aparelho.

De qualquer forma, testar outras velocidades também ajuda a saber se isso não é uma reação orgânica, sei lá.

Curtam minha foto  de cyborguinha:

Ah, e aproveitando o post para mostrar a foto que tirei quando encontrei dois candidatos ao Implante Coclear lá na Fundação semana passada, Marcelo e Marcela:

Beijinhos sonoros,

Lak

14 Resultados

  1. Mari Hart disse:

    Aii,como vc é linda!:))

    Ontem vi um programa em que uma menina acho que de 5 anos que ficou surda após uma meningite qdo bebê,fez o implante e ouviu pela 1ª vez diante das câmeras. A carinha dela de surpresa e alegria foi incrível! Lembrei de vc,do seu blog!

    bjkas!!:))

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hahaha valeu pela lembrança…
      O deslumbramento infantil é uma dessas coisas que mexe com as minhas emoções mais fortes. Fiquei emocionada só de imaginar a carinha dela…
      Obrigada pelo carinho, Mari.
      Beijos

  2. David disse:

    Olha eu aquiiii!!!

    De vez em quando eu apareço para palpitar. Já, para ler o blog, acesso todo dia.
    Interessante toda essa situação. Só de pensar em possível problemas na parte interna dá um calafrio. Mas a gente fica mais tranquilo ao ver que tem os recursos tecnológicos para detectar problemas sem ser invasivos.

    Mas eu acho que essas falhadinhas é da usuária, não é não!!!???

    Dando notícias minhas, há poucos dias soube que o novo modelo do IC da Cochlear, o Núcleus 5, tem previsão de liberação para novembro. Confirmei com a Politec e realmente é essa a previsão.

    Bom, como esperei até agora para fazer o IC, vou aguardar até novembro. Conversei com minha fono sobre isso e ela disse que fará a solicitação junto ao Plano de Saúde em novembro, requerendo o Núcleus 5, mas alertou que o Plano poderá indeferir e aprovar o modelo antigo.

    Disse pra minha fono que se isso ocorrer, ai a gente briga né!!!??

    Abração Lak, e fica tranquila… tudo vai se resolver.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Olha, David, se a falha for da usuária, certamente é algum espasmo de nervo. Na verdade, nem sei direito, mas mesmo que seja no aparelho, não é comum e provavelmente não vai acontecer com você. O lance é que pra detectar, não é invasivo mesmo. E, pra arrumar, talvez seja invasivo, talvez não…
      Sobre o Nucleus 5, dou a maior força para você esperar e brigar, se necessario. Ele é bem superior ao Freedom sim!! =)
      Beijinhos

  3. Diana disse:

    Eita!!!!!!!!!!! Vc tá fofa de cyborguinha!!!!!!!!!!!!!!! Tomara q achem logo qual foi o piti do seu filhote pra ele voltar a funcionar ok… Sumi estes dias pq tive uma crise de garganta e uma amiga querida faleceu, mas já reenviei o texto, desta vez pro email q vc pediu… Espero q desta vez chegue tudo ok!!!!!!!!!

    Bjo grande!!!!!!!!!!!!! 😛

  4. Mariana disse:

    Achei linda a tua cara, pareceu que está beeeem relaxada, tranquila… Você tá de brincos junto com esses negocios ligados aos fios ou são só esses fios ‘pendurados’ nas tuas orelhas? Juro que achei bonito, ahahah 😀
    Reconheci o Marcelo, ele participa bastante nas comunidades, né? 😉

    Beijos

  5. Leila disse:

    Que gracinha a foto, cheia de fios, minielétrodos e tals…
    Espero que tude dê certo com o bichinho… Tô mandando vibraçoes positivas.
    Beijinhos.

  6. Maíra disse:

    essa sua foto parece com uma minha! qd vou ajustar meus aparelhinhos tb fico cheia de fios assim! hehehehe

    ps: estou indo amanhã a noite para aí. terça tenho consultas médicas pra ver zumbidos no meu ouvido e ver meu aparelhinho… nao estou conseguindo ouvir nada de nadica de nada com meu aparelho no lado esquerdo, tenho que ver um mais potente…. ou checar a audição tb.

    Fico até terça a noite.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hahaha é, a gente se conecta literalmente, né?
      Poxa, que chato o lance ai do aparelho. Espero que resolva o quanto antes…
      Você tá em SP? Poxa… Onde?
      Beijos

  7. Angela Pontual disse:

    Oi Lak, depois das minhas férias só hoje voltei a ler seu blog.
    Que ótimo que há exames (não invasivos) para detectar a origem dos problemas. E ótimo também que independente da origem do problema haverá solução.
    A tranquilidade é fundamental nessa hora, e pelo visto vc já a conquistou.
    Bom que nesse período vcs estarão em férias, e com muitas outras coisas para ver e se divertir…
    Estaremos aguardando os resultados.
    Um beijo grande
    Angela

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.