Fã implantada do grupo Rebeldes
Quando decidi fazer o implante coclear e anunciei aos meus amigos, todos os mais chegados começaram a prestar atenção em todas as matérias de jornais, revistas, telejornais ou o que fosse, que falasse do IC. Meus amigos e familiares passaram a ser verdadeiros cumplices de jornada de retorno cibernetico ao som.
Havia uma família que aparecia em todos os canais de mídia, pois tratava-se de um caso muito peculiar: todos foram implantados, pai, mãe, filha. O grau de sucesso de cada um deles variava, mas os três eram implantados. A filha, nascida surda e implantada ainda bebê era o grau máximo de sucesso almejado no IC: fala perfeita sem sotaque, compreensão total da fala sem apoio da leitura labial. A mãe, Erika, é surda oralizada desde criança. E o pai Emerson, usuário da língua de sinais. A harmonia da família, vista nas notícias de televisão e impressa, parecia ser um sinal divino de que o IC sempre vale a pena, quando se deseja usá-lo.
Os anos se passaram, fiz o Implante Coclear – totalmente documentado aqui no DNO – quando comemorei os 3 anos de blog, tive a maravilhosa surpresa de ter essa família na festa. O resultado do IC da Emilly (a criança, agora com 9 anos) é impressionante. Ela é uma ouvinte como qualquer outra criança ouvinte, com a única diferença que ela ouve através de um aparelho. Tive oportunidade de conversar com a Erika, que é alguém que eu tenho a mais profunda admiração, que me disse que optar pelo IC para a Emilly fora a decisão mais acertada que ela poderia tomar.
Quem duvida do que o IC pode fazer por uma criança, se feito durante a janela de neuroplasticidade, assista a reportagem do Jornal Hoje, falando sobre a paixão da Emilly pelo grupo Rebeldes:
É claro que o resultado do IC pode variar até mesmo em casos de crianças, porque depende de uma série de fatores. Mas, a chance do sucesso é grande e, quando ele ocorre, faz o IC valer a pena!! Emilly está aí pra provar!!
Cyborg Pride Rules!
beijinhos sonoros,
Lak Lobato
p.s. a Emilly é totalmente oralizada e fala lingua de sinais fluentemente, para se comununicar com o pai.
p.s.2 desculpem a falta de legenda, pra variar, né?
Lak!!! Valeu a pena!!! IC tem que provar bons resultados cada pessoa implantada. Parabéns pra Erika e familia! Gostei de Blog de Lakinha!!! rs
Sou implantado e amo sons principalmente MÙSICA!!!! Abraço pra você Até 😀
Obrigada pelos elogios e pelo depoimento, Carlos. Sensacional saber que mais e mais implantados se identificam com músicas.
Beijocas
ops… nome errada rsrsrsrs Parabéns pra EMILY!!!!
Que linda a Emily! Esperemos que mais pais ao assistirem essa reportagem se convencem de uma vez por todas na escolha do IC ainda bebê, não é?!
A propósito nunca comentei contigo, mas conheço um garotinho da mesma idade da Emily, que também foi implantado bebê, filho de uma amiga; o menino fala inglês e até alemão… não é linda essa tecnologia?!?!
Bjos!
Oi Lak, gostei muito do vídeo, que eu não teria conhecimento estando aqui longe…Vou mostrar pra Alessia. Obrigada mais uma vez pelo seu blog.bjs
hahahaha será que ela vai gostar dessa banda tb?
Beijos