Hearing Dog (cão-ouvinte)

Que existe cão guia para deficientes visuais, todo mundo sabe, embora aqui no Brasil, seja raro ver um exemplar desses fiéis escudeiros por aí. O belíssimo trabalho deles, conhecido pela maioria, é basicamente servir de olhos àqueles privados da visão. Jairo Marques, do blog Assim Como Você (ali na lista, intimamente descrito como “Blog do Jairo”), até teve a excelente sacada de entrevistar um desses trabalhadores caninos e trazer ao conhecimento de leitos como é o universo deles.

O que, no entanto, muita gente não sabe é que existe um primo-irmão desses bichinhos fofinhos que cuida daquelas pessoas que tem plena função dos olhos, mas capengam dos ouvidos: Os cães-ouvintes.
A idéia surgiu nos Estados Unidos para ajudar a pessoas com surdez severa ou profunda  que buscam mais independência.
Praticamente qualquer tipo de cachorro pode ser treinado para ser cão-ouvinte. Inclusive é possível adestrar o cão da própria pessoa com deficiência, se ela já tiver algum.
Ele não precisa ser tão grande como um cão-guia. Se for pequeno, ainda tem a vantagem de poder ficar no colo e entrar em qualquer ambiente sem muitos problemas.
Os treinadores selecionam cães obedientes, com bom temperamento e vontade de trabalhar. O cãozinho passa por uma adaptação para que possa ficar calmo em ambientes públicos e se socializar com as pessoas. Só então é treinado para que reaja a sons importantes como campainhas, sirenes, alarmes, carros dando ré e pessoas chamando pelo nome do dono. Também alerta o dono para sons mais familiares como toque de telefone, despertadores, choro de bebê e até o micro-ondas ou o apito da panela de pressão avisando que a comida está pronta.
O cão precisa reconhecer o som e identificar de onde ele vem para que possa chamar a atenção do dono por meio de gestos, levá-lo até a origem do barulho ou mesmo guiar o dono para longe de um alarme de incêndio.

Todo este adestramento leva de  3 meses a 1 ano e a regulamentação já existe nos EUA, Inglaterra, França, Austrália e Portugal.

A roupinha diz: Cão Ouvinte em Treinamento  - Trabalhando. O fone de ouvido foi exigência do próprio Lupito, que compreendeu isso como isso como om "ouvinte" do nome.

A roupinha diz: Cão Ouvinte em Treinamento - Trabalhando. O fone de ouvido foi exigência do próprio Lupito, que compreendeu isso como isso como o "ouvinte" do nome.

Não sei como funciona no Brasil, mas talvez a mesma lei que permite cães-guia em lugares públicos possa ser usada por deficientes auditivos.
Nos EUA os cães-ouvintes são identificados por um colar laranja ou então uma jaqueta como a que o Lupito está usando ao lado.

Como eu sou cachorrólatra, não me importaria nem um pouco de ter um desses cuidando de mim, o tempo todo. E olha que sou daquelas pessoas chatérrimas que detesta superproteção (ou qualquer proteção em geral, pra ser mais sincera).

Beijinhos

Lak

p.s. Não sei se já existe centros de treinamento de cães-ouvintes aqui no Brasil. Não achei na internet (ou não pesquisei direito). Se alguém tiver essa informação, eu agradeço.

Fonte:
Cão-ouvinte na Wikipedia
Hearing dog na Wikipedia (inglês)
Hearing Dog for Deaf People (inglês)
Dog Times

22 Resultados

  1. Jairo Marques disse:

    Laaaaak… eu tb sou cachorrólatra ahahahahahha… e loguinho, loguinho vou falar mais tb desses nossos amigos… essa imagem que vc arrumou é fantástica ahahhah…. show… belo post!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Huahauhau meu lobinho de pelucia sofre na minha mão!! Virou garoto propaganda do blog.
      Ei, fala sim. Quando pesquisei sobre cão-ouvinte, vi que existe treinamento pra cuidar de vários tipos deficiencia/doença; muito embora a maioria só conheça o cão guia dos cegos.
      Beijo

  2. Raul disse:

    Que bacana! Não sabia disso… 🙂

  3. Maíra disse:

    Inicio deste ano estava pesquisando BASTANTE e não achei nada aqui no Brasil. Lá nos EUA o projeto é forte, inclusive uma amiga d uma amiga minha tem um. Cogitei ate a possibilidade de ir até lá e pegar um pra mim, mas a gente tem q passar por um treinamento tb.
    Tb sou cachorrólatra!

  4. Edelson disse:

    Olá Lak,

    Parabéns pelo post. Eu havia lido uma vez sobre os cães-ouvintes. Essa é uma boa idéia, já que os cães têm uma audição digamos perfeita, melhor até que os humanos com audição normal. Aqui no Brasil isso deve, se não existe ainda, ser colocado em prática o mais breve possível.

    Ah e obrigado pela visita no meu blog, volte sempre!

    BjuS! 😛

    • Avatar photo laklobato disse:

      Irei, com certeza!!
      Eu quero um cão desses!! Mas, como a Maira ja disse no comentario acima, não existe sombra de centro de treinamento pra esses dogs aqui no Brasil snif snif
      Você, que mora em BSB, não consegue convencer um politico ai a importar um centro desses? hihihi
      Beijos

  5. Juca Jardim disse:

    cachorro-ouvinte???… essa é nova pra mim tb! 😮 o mais perto que eu já vi é esse 😛 http://www.youtube.com/watch?v=QulARf5lyM8&feature=related

    Lak, hj a Ana Maria entrevistou o Ricardo Bento aquele médico que faz implante coclear!… meu, que pira!!!… todo mundo sai escutando, né! 🙂 (achava que era só pra quem tinha memória auditiva!)… fiquei com uma dúvida ainda: qual é o grau de perfeição do som que se escuta?… não fica parecendo “sintetizado”?

    • Avatar photo laklobato disse:

      Nem todo mundo sai escutando não. Se ele falou isso, é mentira. Varia conforme cada caso. Inclusive, é a primeira coisa que avisam, quando você entra num consultório perguntando a respeito. Criança sim, tem chance imensas de funcionar com perfeição, porque a cóclea delas é mais maleável.
      Agora, o grau de perfeição, fico devendo, porque não sou implantada e nem imagino =P
      Peço pro Raul falar disso, depois!
      Beijos

  6. Juca Jardim disse:

    ó… botaram a matéria : http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1159253-10344,00.html

    (tá sem legenda, claro! :/ … mas tem um texto aí acompanhando!)

    não, ele disse mesmo que o resultado é melhor quanto mais cedo seja feito!

    beijos!!!

  7. Bia disse:

    Essa idéia é ótima para as pessoas que precisam e poderia ser mais difundida e ser acessível aqui no Brasil.

    Beijo pra tu!

  8. Maíra disse:

    Bora pesquisar isso juntas, então?
    Isso seria muito bom para idosos tb!! Além da companhia, é claro!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Se a gente não achar, pode montar um projeto e apresentar pra alguma ONG e ver se não se interessam de trazer o método de adestramento pro Brasil…

  9. Como eu havia dito no msn, eu confesso que eu vejo muitas pessoas com cães guia por aqui, mas eu nunca pergunto porque, quando a pessoa é cega nota-se de cara porque, mas existem outros motivos também, e os outros eu nunca fico sabendo hehehehe

  10. Silvia disse:

    Lak..onde eu acho um cachorrinho de pelúcia igual ao seu?????? Amei.. rsrsr 😮 😮

    • Avatar photo laklobato disse:

      Ele é de uma marca alemã Nici http://www.nici.de/
      Na Europa, acha-se qualquer coisa dessa marca em tudo que é canto. Aqui no Brasil,tinha uma loja no Shopping Morumbi, mas acho que fechou.
      Acho que deve ser possível achar em loja de brinquedos importados, mas não tenho certeza. No mais, dá pra tentar comprar pela net… hihihi
      Ah, mas ele não é um cachorro, é um lobo!! =P

  11. Silvia disse:

    Desculpe, mas tá dificil de achar no site…

    Me ajuda… Quanto custa?? e eles mandam pra cá?

    Outra, se vc diz que é lobo, pq na foto tá escrito cão??? hehehe..

    Será q posso combinar com vc de comprar? tipo assim, eu pago e vc compra um pra mim?? hehehe

    Qualquer coisa, me dá o passo a passo certinho do brinquedo no site, tá? Por favor.

    Bjinhos

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.