Implante Coclear: Marcas e Modelos 2015
Atenção: as informações deste artigo estão desatualizadas.
Para novas informações, clique aqui e acesse o novo artigo:
Quando a gente fala sobre implante coclear, sempre pensa num recurso único para ajudar pessoas com perda auditiva severa ou profunda a ouvir os sons maravilhosos (e os nem tanto) que a vida oferece. E, embora realmente seja uma tecnologia única, há várias opções de aparelhos que compõem esse tal de implante coclear.
No Brasil, temos no mercado nada menos do que quatro marcas de implante. Toda marca de implante tem a mesma capacidade de fazer um surdo escutar que as outras, portanto, todos os aparelhos são excelentes no sentido de que cumprem a finalidade prometida (quando a condição fisiológica da pessoa permite, claro).
Por isso, resolvi falar um pouquinho sobre cada uma delas aqui no DNO.
Vale lembrar que as partes internas de cada aparelho só é compatível com a parte externa do mesmo fabricante. Upgrades de aparelhos externos podem ser feitos somente com outros da mesma marca!
É uma empresa norte-americana fundada em 1993 que desde 2009 faz parte do Grupo Sonova, que também é dono da Phonak. No Brasil, a Advanced Bionics possui representação própria.
Componentes internos: HiRes 90k e HiRes 90K Advantage
Processadores de última geração: Neptune (modelo de caixinha, à prova d’água) e Naída Q90
Processadores de gerações anteriores: Harmony
Site: advancedbionics.com.br
Informações atualizadas em 01/01/2016
É uma empresa australiana fundada em 1981 que fabrica os implantes cocleares da linha Nucleus, além do implante de condução óssea Baha e implante auditivo de tronco cerebral. O Nucleus 6 pode ser usado como aparelho auditivo em paralelo (implante híbrido). Segundo a empresa, atualmente eles possuem 2/3 do mercado de implantes cocleares, com mais de 250.000 de pessoas com implantes da Cochlear. No Brasil é representada pela Politec Saúde.
Componentes internos: Nucleus 24, Nucleus 24 Contour, Nucleus 24 ABI, Nucleus 24 Double Array.
Processadores de última geração: Nucleus 6 e Kanso (processador e antena em uma única peça)
Processadores de gerações anteriores: Nucleus 5, Nucleus Freedom, ESPrit 3G, ESPrit, SPrint, Spectra, MSP, WSP.
Site: http://www.politecsaude.com.br/produtos/implante-coclear/224/
Informações atualizadas em 12/03/2017
É uma empresa fundada na Áustria em 1990 que fabrica o sistema de implantes cocleares Maestro, além do sistema Bonebridge de condução óssea e o Vibrant Soundbridge de ouvido médio e sistemas híbridos. No Brasil os aparelhos da Med-El são comercializados pela Phonak.
Componentes internos: Sonata (de titânio), Concerto (de titânio) e Pulsar (de cerâmica) e Synchrony.
Processadores de última geração: Rondo (processador e antena em uma única peça) e Sonnet
Processadores de gerações anteriores: Opus 2
Site: medel.com/br
Informações atualizadas em 01/01/2016
É uma empresa francesa fundada em 2006 e recentemente passou a fazer parte do grupo Oticon Medical. Atualmente fabrica o sistema de implantes cocleares Digisonic, que também possui um modelo binaural. No Brasil possui operação própria.
Componente interno: Digisonic’SP
Processadores atuais: Saphyr e o Digi SP’K (infantil) e Saphyr Neo.
Site: neurelec.com.br
Informações atualizadas em 02/04/2015
Veja também: Outras modalidades de implantes auditivos
Para corrigir essas informações, entre em contato.
Paulinha
Gostou??? *_*
Gostei, qual é o mais forte?
Todos são igualmente bons e todos oferecem a mesma coisa, que é permitir audição para quem tem deficiência auditiva.
Todos são para anacusia, por exemplo??
Todos os aparelhos desse texto são implantes cocleares. E o implante coclear é indicado para quem não tem bom resultado com os aparelhos convencionais. Geralmente, quem tem perda severa, profunda ou anacusia, mas com a coclea em bom estado físico. É indicado para perda neurossensorial e bilateral.
Existem outros tipos de aparelhos e implantes, para outros tipos de perda, mas neste post, só falamos sobre as variações de modelos/marcas de implante coclear.
Interessante, eu uso IC da Medel mas acho que é um modelo antigo… Fiquei curiosa para saber se esse é melhor do que o meu. Obrigada pelas respostas
Sou fonoaudióloga e perguntei pela diferença de modelo!! Mas que ótimo que todos atendem as perdas auditivas indicadas para o IC. Obrigada por suas respostas!!
Lak ,
Uma correção … O Naida já está disponível no Brasil desde abril de 2014.
Bjks
Rê
Oi, Renata. Eu peguei a informação do site da AB. Pelo visto, está desatualizado. Mas obrigada pela correção.
Obrigada por corrigir!
Parece que a AB está reformulando o site , por isso está desatualizado.
Beijinhos
Imagino que sim, não foi um julgamento. Apenas explicando de onde tinha tirado a informação. Beijos
Eu estava mesmo em busca de uma matéria que esclarecesse melhor os produtos de cada marca, obrigada! Das quatro, só não conhecia a Neurelec, que aliás é a mais recente. Uma dúvida que não quer calar, eu suo excessivamente, inclusive no couro cabeludo, sei que os fabricantes devem ter previsto esta situação, mas qdo eu fizer o IC, vou ter problemas com o dispositivo por causa do suor excessivo? No momento uso AASI’s e toda vez que começo a suar eu tiro e preciso secar, pq fica molhado rsss… amo seu blog, pelas informações claras e sucintas, pelo humor leve, continue nos trazendo mais e mais informações como esta! Bjinhos!!!
Oi, Cinthia, provavelmente vai sim. O IC é bem sensível ao suor. Mas, dependendo do modelo, o problema não é tão sério e você pode tentar usar capinha de proteção ou passar desodorante antitranspirante na cabeça (parece maluquice, mas já vi darem essa dica e parece que funciona). Beijos
Desculpa se eu parecer intrometida, mas vc já consultou um endócrino, eles tem soluções para controlar o suor, minha irmã toma uma medicação bem tranquila para isso, e uma amiga (num caso extremo) fez uma cirurgia. Ambas estão muito felizes com os resultados….
Lak, o Naida CI Q70, já está em comercialização… Há usuários q já usam uns 2 anos… 🙂 🙂 😉
Não, ele foi lançado em abril de 2014, segundo a Renata Orsi. Vou arrumar isso. Beijos
ih, confundi com o harmony 😳
😉 tranquilo, todo mundo comete essas confusões hihi beijos
Lak, amei as informações, meu IC está bem próximo de ser realizado e a cada dia surge uma dúvida diferente… É bom saber que, independente da marca que o plano de saúde autorizar, eu estarei bem amparada no que diz respeito a ouvir mais e melhor. Mas pelo que tenho lido, existem diferenças nos recursos que cada um oferece, (cabinho para telefone, capinha à prova d’água, entre outros) se tu pudesse fazer um post sobre isso, eu adoraria ler… Bjs
Meu aparelho será um Nucleus 5, a ativação está programada para o final deste mês. Estou torcendo para que chegue logo.
Olá criança de 2 anos pode usar
Bonebridge??
Até onde fui informada, a Anvisa só permite que seja feita a cirurgia do Bonebridge aos 18 anos. Para crianças, o BAHA e o PONTO são mais indicados. Beijos
Ai, Suzana, desculpe. Acabei de saber que, em breve, irão autorizar crianças a partir de 5 anos. Beijos
Meu filho tem está fazendo acompanhamento com fono com indicação de implante 😯
Hehehe não precisa tremer de medo não. Dará tudo certo e ele fará o que for melhor pra ele. Confie! Beijos
Ola.. tuodo bem.. gostei seu site 😉 e tbm meu livro chegando <3
então. gostaria de saber.. eu posso fazer cirurgia Implante coclear? queria esse Nucleus 6
sou surdo deficiente auditivo, quando nasci é Surdo.. uso aparelho.. mas esse aparelho não presta aff. me ajudar falar errado enrolado… ai agora decidir fazer Implante..
sera eu consegue esse? cirurgia aqui no brasil ou nos EUA?
Você consegue a cirurgia no Brasil, pelo SUS. Mas, para conseguir o Nucleus 6, que o modelo mais recente da marca Cochlear, você provavelmente consegue mais facilmente fazendo a cirurgia pelo convenio. Não tem razão nenhuma de você ir para os EUA. Aqui no Brasil tem tudo o que você precisa. Beijos
Lak , excelente esse blog, gostei muito pois nos deixa cheio de esperança.
Tenho umas dúvidas, : Apesar de ser um veterano, sempre gostei de esportes a atividades físicas, corridas , ginastica e ainda pratico esporte nautico, além de ser uma verdadeira cachoeira. Fiz exames e já estava indicado para o IC no fundão, mas soube da manurenção caríssima dos iC , e que são sensíveis ao suor, podendo correr o risco de estragar a protese, optei pelo aparelho da AB o Neptune , 100% a prova dágua, que me permitiria praticar minhas atividades físicas e esporte nautico, pois não teria lógica ter que tirar para praticar , corrida, natação , ginastica, portanto queria o melhor para mim. Por essa razao ,desistí de fazer o IC, pois o fundão não opera com os IC Neptune e certamente eu teria que gastar fortuna com manutenção , o que sempre aconteceu com as proteses que usei por muito tempo, estragava tudo e ia para mnt, ficava semanas sem ouvir nada, gastava muito. Portanto queria uma orientação, no sentido de me informar como consigo implantar pelo SUS o AB Neptune.
Agradeço pela ajuda
Dival, vou ter que entrar em contato com a AB para perguntar. Já soube sim de gente implantada com o Neptune no SUS, mas não foi no Rio.
Mas saiba que o Nucleus 6 da Cochlear e o Rondo da MedEl, tem cases de proteção que permitem que você nade com eles também. E são tão bons quanto o Neptune.
Beijos