Implante Coclear no Fantástico
Ouvir é natural do ser humano, mas para quem tem deficiência auditiva, é um presente que a medicina nos dá, através da melhor tecnologia já inventada: O implante coclear.
Não, sério, não estou puxando sardinha porque uso o IC, de todos os sentidos que se pode perder (visão, audição, tato, paladar, olfato) o único que pode ser restaurado pela tecnologia ainda é a audição. E o implante coclear, com todas as suas limitação, está bem próximo da audição natural. Não porque a tecnologia seja perfeita, mas porque nosso cérebro é perfeito e se adapta a tal ponto, que mesmo sendo uma audição artificialmente produzida, com o passar do tempo, grande parte dos usuários, passa a perceber aquele som como natural.
E o IC, aqui no Brasil, tem um programa excelente. Ele pode ser totalmente coberto pelo SUS, permitindo que mesmo quem não tem muitos recursos tenha possibilidade de realizar a cirurgia pelo menos em um ouvido. E também permite que seja feito nos dois ouvidos, totalmente pago pelos convênios. Sim, ainda temos gastos posteriores. Mas também temos uma turma que está brigando para que tudo seja coberto pelo SUS e pelo convênio, inclusive esses gastos posteriores.
Os resultados são variáveis, mas cada vez mais, os aparelhos estão dando condições para uma audição plena.
E um bebê nascido surdo hoje, pode ter opção de ouvir e falar bem próximo de uma criança ouvinte biológica.
E graças à divulgação de um bebê apreciando a oportunidade de ouvir pela primeira vez através da tecnologia (que ironicamente nem era o IC), o Fantástico mostrou uma matéria com várias criancinhas brasileiras (porque o bebê do video viral é australiano e o povo sempre acha que lá fora tem tudo e aqui no Brasil não tem anda, mas é um equívoco):
Comentários superimportantes sobre a matéria:
1. Pedrinho foi ativado pela minha fono, Valéria Goffi, que escreveu o capítulo final do meu livro!! Ele participou do nosso encontrinho na Casa das Rosas e é uma fofura que dá vontade de esmagar de abraçar! Mas, está naquela fase de não querer saber de colo, só ficar no chão hihihi
2. Manuela Malheiros foi a primeira leitora a me mandar foto lendo o livro. Ela estava no lançamento e até escreveu um relato apaixonante sobre a percepção dela do DNO – o Livro.
3. Dr. Ricardo Bento é o chefe da equipe do HCFMUSP, onde eu fui operada duas vezes. Alias, super recomendo a equipe do HC. Para quem quiser se inscrever no programa de lá, é possível fazer tudo pela internet. Site Implante Coclear.org
4. A matéria foi narrada pela Flávia Cintra, que é uma pessoa linda, que amo de paixão e também leu meu livro e amou. Alias, ela participou do projeto do Catarse e o nome dela está dentro do livro!
Enfim, feliz de ver o IC sendo cada vez mais divulgado!!
Beijinhos sonoros,
Lak
Prezados,
tenho um filho de 1 ano e 7 meses que acabou de ativas os eletrodos do IC.
Gostaria de informação onde consigo comprar este livro “desculpe não ouvi” da lak lobato?
grato,
oliver schiller
Que legal, Oliver. Espero que ele esteja tento um bom resultado!
Para comprar o livro, que só está à venda pela internet, você consegue pelo site da editora: http://loja.atitudeterra.com.br/pd-d3135-desculpe-nao-ouvi-lak-lobato.html?ct=&p=1&s=1
Abraços,
Lak Lobato