Irmã Dulce e o implante coclear
Neste domingo, 13 de outubro, a Irmã Dulce se tornou a primeira santa brasileira. Sua vida foi marcada pelas obras de caridade e de assistência prestadas aos mais pobres e necessitados. Uma delas é a instituição Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que foi fundada por ela em 1959 no local de um galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio.
A instituição veio a se tornar o maior complexo hospitalar da Bahia e, em 2013, o Núcleo de Reabilitação Auditiva das OSID passou a contar com um Centro Especializado em Reabilitação Auditiva que oferece à população, de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS), serviços de alta complexidade, como o implante coclear.
Aparelhos Auditivos (AASI)
O Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV) fornece gratuitamente consultas, aparelhos auditivos e reabilitação auditiva para pessoas com perda auditiva. Uma equipe multidisciplinar, composta por otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, neurologistas, entre outros, realizam mensalmente a adaptação de aproximadamente 120 aparelhos auditivos em pessoas de todas as idades.
Implante Coclear
As Obras Sociais Irmã Dulce estão habilitadas pelo SUS para fornecer a cirurgia e (re)abilitação auditiva aos pacientes que não têm um bom resultado com aparelhos auditivos, sejam eles da Bahia e de outros estados. O centro tem capacidade para realizar oito cirurgias de implante coclear por mês.
“Já realizamos com sucesso centenas de operações de IC, sendo que todos os indivíduos submetidos ao implante encontram-se hoje em pleno processo de inserção social, com melhoras significativas de compreensão auditiva e produção vocal”
Dr. Eduardo Barbosa, otorrinolaringologista e coordenador da unidade
Núcleo de Reabilitação Auditiva Dr. Orozimbo Alves Costa Filho
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim, Salvador – Bahia, Portão 5
Telefones (71) 3310-1380 e (71) 3310-1381
Saiba mais
Fica a nossa homenagem, do blog “Desculpe, Não Ouvi!” ao legado imensurável da Santa Irmã Dulce, por seu respeito aos seres humanos e caridade aos necessitados! Que muitas pessoas tenham oportunidade de se beneficiar com este legado, incluindo crianças e adultos que necessitarem de reabilitação auditiva!
Beijinhos sonoros,
Lak Lobato
Conheça também:
Outros centros de implante coclear que operam pelo SUS