Ironias adoráveis…
Muita gente se diverte com o nome do blog, por conta da ironia que ele escancara… Claro que tem quem ache que é um pedido de desculpas real – até parece que eu pediria desculpas por ter deficiência auditiva, como tem gente “inocente” nesse mundo – e eu tenho toda a paciência de explicar que é brincadeira.
Esse nome não foi criado especificamente pro blog. Acontece que há muitos anos atrás (tipo uns 11) eu escrevi uma biografia sobre viver com deficiência auditiva, sendo surda oralizada. Mas, aparentemente não era interessante o suficiente, já que nenhuma editora se interessou (eu mandei pra umas 5).
Eu escolhi “Desculpe, não ouvi!”, porque além de soar irônico, também era mais educado do que o que eu realmente falo: “ã?”, “heim?”, “repete ai”, “não entendi, mané” ,”fala direito, que eu leio seus labios, p****” e por ai vai…
Aí, como o livro não saiu, o nome ficou armazenado até o dia que o DNO nasceu, agradando gregos e troianos (embora alguns espartanos não tenham curtido tanto).
Bom, floreios introdutórios encerrados, vamos ao que interessa:
A melhor coisa do IC, ao contrario do que os apressadinhos que acham que é ligar e a pessoa ouvir normalmente e 100% de imediato, é justamente o delicioso caminho longo e cheio de pequenas descobertas. A gente aprende a ouvir devagar, formando uma memória auditiva totalmente nova (claro que quem faz o IC logo que fica surdo, deve ter a resposta muito mais rapida) e apreciando os mais infimos e indiferentes sons, para quem ouve normalmente.
É o som da garrafa de refrigerante sendo aberta. O som da unha sendo cortada. O som de passar a mão no cabelo. De atritar uma mão na outra. Do ovo frito estalando na frigideira. A gente comemora as pequenas conquistas e se delicia contando uns aos outros – sim, implantados AMAM conversar com outros implantados.
Aí a gente começa a fazer fonoterapia, vai aprendendo o som das letras, formando palavras e começa a pegar uma ou outra palavra sem leitura labial e se diverte horrores com uma palavra besta tipo “bola”, como se tivesse 2 anos de idade e ouvir “bola” fosse engraçado.
Ontem, chamei um cara do meu trabalho pra tomar café. Ai ele brincou perguntando como estava o IC. Falei que continuava com os progressos lentos dele, mas que eu adorava. Embora, eu tenha notado essa semana, que as vozes já estão cada vez mais próximas do que eu lembrava da voz humana. Embora, ainda soem abafadas, como se as pessoas falassem com um pano na boca ou numa sala acustica que isola parte do som.
Ele resolveu brincar e, tampou a boca e falou uma frase. Eu só entendo o que a fono fala e, normalmente, com pistas visuais, nem dei muita bola pra brincadeira.
Mas, assim que a escutei, arregalei os olhos e respondi: Você perguntou se eu estou te ouvindo?
E ele ficou vermelho e respondeu: É…
E caimos os dois na gargalhada.
Ai ele queria testar outras frases e eu falei: Não, calma, deixa eu saborear essa…
Ouvir uma frase inteira, entendê-la…
Sem nenhuma pista – porque eu não tinha como deduzir nada, ele podia ter dito qualquer coisa…
E logo a frase oposta do nome do blog…
Ai ai…
E tem gente que acha que se a audição não for imediata o IC não serve pra nada. Tem gente que não sabe o prazer e a felicidade de saborear a vida aos poucos. Mas, felizmente, não sou uma dessas pessoas!!
Beijinhos sonoros,
Lak
Ah que legaaaaaal!!! 😀
Hahaha…..não consigo pensar em mais nada além de Aaaaaaaaaaaaahhhhh que legaaaaaaaaaaaal!!!!
Beijinhos!!!!!
hhahahaha fiquei assim ontem tb!! hihihihihi Beijos
Puxa é mesmo…aproveitar deliciosamente…é que na correria da vida a expectativa é efeito imediato mas como é saboroso descobrir aos poucos.
Encantador esse seu momento de retorno gradual!!! bom né. 😉 🙂
Feliz, Feliz cada vez que leio um depoimento seu. E, viva o IC!
Hihihi tb fico de compartilhar isso!!
Beijo
😀 rs show de bola heim? kkkkkk imagino a cara q vc deve ter feito…hahaha e o caminho é esse mesmo, saborear a vida aos poucos procurando os bons sabores. ok,ok, lição aprendida! 😀 beijo estalado!
😈 😮 😯 🙂
(sapoticons, só pq eu gosto deles! 😀 ) rsrsr
hahahaha quando sapotion!!
Lak,
Hj enfrentamos mais uma ida ao Clínicas às vesperas do IC. Quando chegamos uma mãe estava c/ sua baby implantada de volta ao Clínicas por um probleminha… tensão no ar! Olhamos uma para a outra, eu e a Gabi. Já fiquei em pânico. N O R M A L!
No Fim sai de lá sem muitas sensações… apenas com mais certeza de que estamos no caminho… CERTO!
Nossa “abelhinha” é doidinha demais… apertou “todos” os botões dos aparelhos do consultório… ashuasuashu e esse jeitinho dela me acalmou!
Tamô junto! Como dizem os manos por aí… e unidas ficaremos para o que der e vier…
Lak,
😀 Te ler nos ajuda muito! Ouviu?
Bj
Olha, complicações pós cirurgia acontece. Eu já tive que voltar no dentista, num sabado, porque tive má coagulação sanguinea e acordei babando sangue. Uma coisa linda.
Não pense que a complicação da bebê lá é por causa do IC. Pode acontecer com qualquer um e qualquer cirurgia.
Não será o caso da Toninha, tenho certeza!!!
Ela é uma abelhinha guerreira. Tudo o que ela faz, vira mel! hihi
Beijos
Obaaaaa!!! Que legal hein?! Ficamos todos felizes do lado de cá da telinha!! ahahahah… Bjos! 😀
😳
Não sei qual é a emoção de ouvir novamente… mas me emociono com cada uma das palavras e frases que você ouve e conta aqui pra gente.
Bjs
Hehehe Eu me emociono de ouvir e de contar 😳
Beijos
Que fantástico!!
É isso o que eu mais gosto aqui no DNO: tudo tem seu tempo e eu me sinto como em um restaurante Slow food, onde desde o couvert até o cafézinho (ou chá prá agradar gregos troianos e espartanos) deve ser saboreado com o requinte necessário prá não perder nadinha de cada uma das etapas! Que sorte a deste seu amigo, ter sido o expectador deste momento nem o cartão da Maria Igreja paga!
Beijos direto de New Orleans
Que cidade linda!
Ah, ele ficou tão surpreso quanto eu… dificil saber que ficou mais emocionado…
Você está em New Orleans? Eita, faz favor de ir num show de Blues/Jazz por mim, heim? Haha
Beijos
Isso é open set ! 😛
hahahaha valeu pela explicação.
UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!
BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁAÁÁÁAÁÁÁ!!!!!!!!!!!
UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!
BUÁÁÁÁÁAÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!!!!!
EHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!
LÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁ
Louca prá te encontrar e falar um monte de palavras escalafobéticas… e comemorar… e tomar vinho… e falar besteira… e chorar de rir… e chorar de alegria… e te abraçar até vc dizer que eu estoute apertando e te sufocando!!! hehehehe 😛 😀 😈
Beijooooooo
hahahahahahahahahahaha doida!!
O que é eu não sei, mas que vou não tenho DÚVIDAS!!!
Vou tirar umas fotos e mando prá vc!
Beijos!
EBAAAAAAAA
Lendo sua descrição de saborear a frase, assim como a Zuleid lembrei do movimento Slow Food…onde saborear, reconhecer o gosto do que comemos é um dos prazeres da vida. Degustadora de sons…très chic!
huahauhaua isso, degustação de sons… Mandou bem.. Beijos
Lembra-se, durante o encontro, do momento em que cheguei bem próximo de seu ouvido? Eu perguntei exatamente isso: você consegue me ouvir? Fiquei meio frustrado com a resposta negativa, mas agora feliz por constatar que o progresso está vindo a passos largos.
Acho que na próxima vez que nos encontrarmos, reservaremos um tempinho para discutir música.
Beijão.
Lá na festa nem tinha muito como, por causa do barulho. Tanto o AASI quanto o IC tem filtros contra ruido ambiente e fica tudo meio confudo… Vamos ter que conversar num lugar menos barulhento, pra eu te entender hihhi
Beijão
Adorei! Imagino a sua alegria e fico muito alegre também, pena que não tenho o email daquela otorrino que me deixou com tanta raiva quando menosprezou a utilidade do IC, gostaria de indicar seu blog para ela se atualizar um pouquinho……
bjos e continue emocionando a gente com as novidades ok? 😀
Imperdoável um profissional desse naipe menosprezar a tecnologia!!
E podexá, vou contando tudo aqui SIMMMM
Beijos
Lakinha, me deliciei… meus olhos estão uma água só.
Imagino sua alegria!!!…. quer dizer, imagino nada, não dá pra imaginar.
É sentimento único e exclusivo.
Mas tento fazer idéia da sua alegria.
Beijos!
David, você vai sentir na pele já já… 😳 E verá que, na hora, a gente fica abestelhado de surpresa… Bom demais… hehehe beijos
Lak, fiquei feliz por vc, que bom saber da sua evolução, deve ser fascinante mesmo…eu fico numa alegria só quando consigo fazer a leitura labial e manter uma conversa sem ajuda de papel e caneta, imagine só a alegria de voltar a escutar e perceber o progresso do IC…que bom que ele existe. Mas pelo pouco que já li, deu p perceber que essa evolução se deve acima de tudo à pessoa guerreira que vc eh.
Me empolgo com vc.
Bjus
hahaha talvez… Mas acho que com você, será até bem mais rápido!!
Beijos
Olá amiga, quanto tempo’!!!!, estou muito feliz por vc está muito feliz. Querida, estou pertendo a audição gradativamente desde 2002 (mais ou menos), hoje, meu nivel de audição é severo bilateralmente, os medicos estão mim acoselhando fazer IC, porém não sei nada desse procedimento, caso fosse possivel gostaria que vc mim informassse o que sabe, por exemplo: depois do IC como será, ha probabilidade de ouvir novamente? caso nao goste poderei abrir mãe do IC? Depois do IC ao escutarmos, tem semelhança com o aparelho auditivo? terei muito restrições de movimentos como o IC? não poderei praticar esporte (eu amo)? e outras coisas que acha necessario. desde já agradeço.
Uelton:
– Se você fizer o IC, a chance de vc recuperar boa parte da audição é imensa. Mas sempre varia conforme o caso, portanto, não dá pra saber exatamente quanto. A maioria ouve muito bem com o IC.
– Caso você não goste do IC, pode tirar a parte interna e externa.
– Não tem nenhuma semelhança com o aparelho. É um som puro, claro e próximo da audição natural, sem aquele constante chiado das próteses convencionais. Compará-los é como comparar um carro normal com um carro de Formula 1.
– Você poderá praticar a maioria dos esportes, embora não seja recomendado a pratica de esportes que possam envolver pancadas na cabeça (por exemplo, lutas). Mas tem implantados que praticam sim, tomando cuidado ou usando protetores.
Pra saber mais, leia posts antigos do blog.
Beijos
Oi querida! Fico feliz!!!
Me lembro qdo uma amiga me perguntou se eu estava bem e eu respondi que sim. Eu nem estava olhando pra ela. Aí ela me disse: “Vc ouviu?” e eu: “Ouvi o queê?”… Eu nem sabia se ouvi ou não. Bemmm depois que eu percebi que tinha ouvido… hehehe… Fiquei com cara de boba me peguntando como isso aconteceu…
Esse post me lembrou de um filme que assisti. Não me lembro o nome. Era um cara cego que fez implante nos olhos e estava começando a enxergar… Quando ele foi ao médico, o médico deu uma maçã para ele. Ele segurou e viu a maçã, disse que era uma maçã. Depois o médico mostrou uma foto, e ele viu a maçã, mas não sabia o que era.
Bem parecido pra quem ainda não está discriminando bem.
Ai ai, o final desse filme é tão trágico! 😥
Mas foi bem essa reação mesmo. Tipo, eu ouvi? Não ouvi? Acho que ouvi? Nem eu mesma estava acreditando, imagina ele? Hehehe
Mas, no fim das contas, viver esse período é uma delicia, né?
Beijos
É uma delícia sim, Lak!!! Em cada descoberta eu me sinto como uma criança!!! Fico me perguntando o pq de tudo!
Deliciosamente incrível inacreditableee! rsrsrs 😈
Hehehe e quando a gente se surpreende com algo que nem imaginava que fazia barulho? Fica aquela cara de 😮 “o que é isso?” huahuahau
Ah, esquecendo… Os 18 elétrodos estão indo bem, viu?
Beijossssssssssssss!!!!!!!
Huahuahua sim, super gêmea!