Leitura Labial no Esporte Espetacular
Sexta passada (08/03/13) recebi um convite bem bacana: fazer transcrição de diálogo, por leitura labial, dos técnicos dos de volei Osasco Sollys e Amil Campinas.
Aceitei, claro, porque é o tipo de trabalho que adoro fazer. E preciso mesmo treinar a leitura labial antes que ela vá pro espaço por conta do sucesso do implante.
Por isso, sábado de manhã estava do lado de fora do estádio, na unidade edição móvel da Rede Globo, anotando o que os técnicos diziam às jogadoras durante o jogo.
Ao contrário do que muita gente imagina, não foi nada fácil, porque os monitores tinham apenas seis polegadas, mostravam imagens simultâneas dos dois treinadores, foi feito em tempo real (sem repetição), além de anotar o diálogo, precisava anotar o tempo em que foi dito e durou nada menos que 2hs.
Mas o resultado ficou bem bacana, numa matéria de 2 minutos, que foi ao ar domingo (10/03) pela manhã onde fui creditada como “a especialista em leitura labial Lak Lobato” (olha que chique) e pode ser visto na internet, no site da Globo (sem legendas). A versão legendada pode ser vista abaixo:
Abaixo, algumas imagens do “evento”:
Beijinhos sonoros,
Lak
p.s. e como semana passada foi uma semana muito chique pra mim, também estive contando minha história do IC no blog do Jairo Marques, jornalista da Folha de São Paulo, o ASSIM COMO VOCÊ.
Que legal, Lak!
Eu não teria coragem de tentar algo assim, ainda mais simultâneo e sem repetição!
Sucesso pra ti!
Bjs,
Coragem é algo que tenho de sobra hihi
Beijos
Que chiquee!!!
hihihi 😳
Maravilhoso, Lak! Ja me disseram para fazer este tipo de trabalho tambem, mas no interior é muito dificil surgirem oportunidades como esta. Parabens, Linda! 🙂
Nem aqui na capital tem… hehe
Beijos
Perdão, eu citei o Globo Esporte lá no ACV, quando na realidade era o Esporte Espetacular. Mas, tá valendo, né? Você apareceu pouco, mas mandou super bem.
Mó orgúio docê.
Beijim.
Não perdoo hahahha
Na real, até eu confundi…
Beijos
Parabéns pelo seu blog, muito legal! Sou deficiente auditiva oralizada e também resolvi criar um blog para ajudar aos colegas com as mesmas dificuldades.
Excelente. Bons posts. Beijos
Corajosa sim mas também capacitada né? Só coragem não basta. É bom treinar mesmo para não perder essa capacidade que tenho bem limitada e que tanto admiro: fazer leitura labial. No dia seguinte no jornal do meio dia o apresentador brincou com o assunto e conversou com o comentarista esportivo escondendo a boca.
Juuura? Não soube… que legal.. será que acho na net?
Beijos
Sempre linda Lak.
Minha musa…rs
Beijos..
Lak,
Não consegui comentar no blog do Jairo..
Texto lindo
Sempre me emociono com seus textos..
outra bitoca.
Oi Lak!
Fiquei conhecendo seu trabalho e quero te dar os parabens, voce faz o dificil parecer facil, minha nossa! Desacreditei quando vc escreveu que nao precisa mais fazer leitura labial apos o implante, olha só que conquista! Tambem tenho perda severa bilateral, uso aparelhos desde a pre-aborrescencia, digo, adolescencia… E hoje levo uma vidinha bem normal, tenho meu trabalho, minha casa, meus amigos, faço curso de tango, pego minhas ondas…Enfim, um longo caminho para chegar até hoje. Também tenho um blog e um livro publicado: Manual bem humorado dos privilegiados auditivos, que fala exatamente de como foi o meu longo, por vezes atribulado, mas finalmente belo ‘tango’ com a surdez.rsrs
Bem, vou add seu link em meu blog (nao atualizo sempre, só quando estou beeem inspirado, sabe como é…), e podes ter certeza que ganhasse mais um leitor fiel!
Grande abraço!
Gustavo de Amorim
Poxa, que bacana. Adoraria ler seu livro. Onde consigo?
Beijocas