Notícia Péssima: Bancos Negam Acessibilidade aos Surdos Oralizados

Na verdade, a todos os surdos, pois nossas solicitações diziam respeito a todos os deficientes auditivos que não tem condição de usar os serviços telefônicos e não possuem o caríssimo, obsoleto e inutil TS (vocês sabem a quem agradecer por isso, né? Uma certa pessoa que se preocupou com o BOLSO DELE na hora de fazer a solicitação pra ANATEL, já que trabalhava pra empresa que vendia essa porcaria, mesmo que tenham avisado pra ele que isso era inutil pois a maior parte do povo não comprava por causa do preço e porque preferia usar SMS e email. Não vou citar nomes, mas quem sabe, sabe. Quem não sabe, fico devendo.) que, por sinal, nem realiza todos os serviços pelo telefone e nos fazem ir a agência, que manda a gente voltar pro telefone, que manda a gente voltar pra agência, que… enfim…

Recebi por email ontem a notificação de arquivamento do pedido ao MPF por acessibilidade. As alegações? “Os bancos já fazem o suficiente” – só não sei pra quem, visto que eu nem posso ter conta que não seja conjunta, já que tudo precisa ser resolvido por um dos titulares, via telefone. Graças a Deus, tenho o melhor e mais confiável marido do mundo. Mas e quem não tem? Foda-se?
E também que “Não houve reclamações semelhantes”. Não mesmo? Eu tenho uma penca de post falando disso e, junto com algumas pessoas, também mandei reclamação pra FEBRABAN!

Talvez o problema seja que as associações de surdos estão muito mais focadas em divulgar a Libras – o que, concordo, é necessário, mas poderiam brigar por outras causas junto com isso, visto que usuários da Libras também possuem conta corrente e também precisam de acessibilidade, não? – e não tem nenhuma associação representando exclusivamente as necessidades dos oralizados – lamentável, eu sei!

Enfim, diante essa péssima notícia, que basicamente deu um grandecissimo de um FODA-SE, dizendo que aceitam nosso dinheiro, porque afinal dinheiro não tem deficiência, mas não nos dão qualquer acessibilidade necessária para podermos administrar a conta e os cartões de crédito via internet, por SMS/chat/email.

Então, meu caro, se você é surdo e tiver um cartão roubado e precisar cancelá-lo, sente, chore e cometa uma fraude pedindo pra outra pessoa se passar por você.

É esse o país que vivemos!

Beijinhos sonoros,

Lak

9 Resultados

  1. Ana Paula disse:

    Que absurdo!
    Quer dizer que para o MPF, os bancos já fazem o suficiente?
    Eles nao tem desculpa melhor, pra pelo menos ocultar que tal motivaçao de arquivamento nao tem respaldo juridico?
    Porque para se arquivar um processo, no minimo, deve existir a ausência de objeto juridico, mérito ou falta de provas. Nao sabem nem disfarçar!

    É esse o pais que vc vive amiga! O cidadao tem todas as portas fechadas no nariz, inclusive as da justiça! Pelo poder econômico!

  2. Geraldine disse:

    Oi Lak! só uma coisa para esclarecer…acho que a tua representação não passou pelo crivo da justiça, isto é , pelo juiz federal…pelo que entendi o arquivamento é interno administrativo no MPF..mas isto não quer dizer que não haja o direito, entende? dentro do Minist. Púb. temos princípios …assim pra não entrar muito na parte juridica e falar mais leigo…um procurador federal pode achar que não existe o direito…aí ele manda arquivar e isto vai pro conselho do Minist. púb, lá eles vão ver se realmente não há o direito…se entenderem que há…eles designam outro procurador para dar andamento…se entenderem que não há o direito se extingue de vez o negócio. mas isto não quer dizer que voce não possa entrar com uma açao individual pleiteando o seu direito ou entrar com ação coletiva através de uma associação a nível nacional,… se voce puder me manda o que voces querem que, com embasamento na lei, posso ajudá-los a reformular e podemos efetuar representação cada um no seu Estado OU através da defensoria pública da união…tudo depende de como é colocada a coisa no papel e documentação a ser anexada. é bem complexa a justiça. beijos geraldine, mãe do Mauricyo bi-implantado e usuário de sistema FM….

  3. fefe disse:

    Ja aconteceu comigo tbm e ante fui demitido da empresa e queria cancelar conta do banco e fui agencia com minha mãe, gerente do banco me disse q pra cancelar a conta é só pra ligar no central mas ele sabe que não falo por telefone e eu tive q chamar meu pai pra ele fingi q sou eu pra cancelar agora deu certo e algum tempo depois e outro banco me ligar e quer falar comigo e minha mãe disse pra ele q eu não por telefone e to aki no lado dela mas banco não queria dar detalhe para pessoa tercerizado e então pediu pra eu comparecer no banco e então eu fui banco e funcionario do banco e gerente não sabe o que é tipo assunto pra falar comingo e eles começou ligar central e demorou quase 1 hrs e descobriu q trata é propaganda sobre cartão credito e fiquei furioso e fui embora na hora. Telefone é pior pesadelo para surdo oralizado e eu ja procurei emprego na area de aux. administrativo e Tec. infor, mas até hj q não fui aceito pra trabalhar pq esta area q precisa de ouvinte pra falar telefone e agora sou obrigado procurar emprego da produção mas eu não posso trabalhar produção pq tenho Redinose pigmentar. 🙁

    • Avatar photo laklobato disse:

      Péssima a nossa situação, Fefe…
      E lamento que você não esteja conseguindo emprego por conta do maldito telefone!
      Vamos batalhar pra mudar esse quadro!
      Beijos

  4. Giseli disse:

    Pois é, temos que dar motivos para o MP não arquivar isso. Pelo que entendi, a Geraldine disse que tem como reclamar desse arquivamento, que pode passar para outro procurador ou pro juiz, certo? Bom saber… me mantenha informada 🙂

  5. Mariana disse:

    Um tremendo retrocesso! Quero que esses bancos nos expliquem COMO que vamos cancelar cartão ou resolver algum problema bancário que não seja por telefone ou para quem não tem o TS, a coisa mais obsoleta do mundo. E quando eles vão entender que telefone é um obstáculo para a maioria dos def. auditivos?

  6. antonio disse:

    ola lak tudo bem …..

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