Notícia Péssima: Bancos Negam Acessibilidade aos Surdos Oralizados
Na verdade, a todos os surdos, pois nossas solicitações diziam respeito a todos os deficientes auditivos que não tem condição de usar os serviços telefônicos e não possuem o caríssimo, obsoleto e inutil TS (vocês sabem a quem agradecer por isso, né? Uma certa pessoa que se preocupou com o BOLSO DELE na hora de fazer a solicitação pra ANATEL, já que trabalhava pra empresa que vendia essa porcaria, mesmo que tenham avisado pra ele que isso era inutil pois a maior parte do povo não comprava por causa do preço e porque preferia usar SMS e email. Não vou citar nomes, mas quem sabe, sabe. Quem não sabe, fico devendo.) que, por sinal, nem realiza todos os serviços pelo telefone e nos fazem ir a agência, que manda a gente voltar pro telefone, que manda a gente voltar pra agência, que… enfim…
Recebi por email ontem a notificação de arquivamento do pedido ao MPF por acessibilidade. As alegações? “Os bancos já fazem o suficiente” – só não sei pra quem, visto que eu nem posso ter conta que não seja conjunta, já que tudo precisa ser resolvido por um dos titulares, via telefone. Graças a Deus, tenho o melhor e mais confiável marido do mundo. Mas e quem não tem? Foda-se?
E também que “Não houve reclamações semelhantes”. Não mesmo? Eu tenho uma penca de post falando disso e, junto com algumas pessoas, também mandei reclamação pra FEBRABAN!
Talvez o problema seja que as associações de surdos estão muito mais focadas em divulgar a Libras – o que, concordo, é necessário, mas poderiam brigar por outras causas junto com isso, visto que usuários da Libras também possuem conta corrente e também precisam de acessibilidade, não? – e não tem nenhuma associação representando exclusivamente as necessidades dos oralizados – lamentável, eu sei!
Enfim, diante essa péssima notícia, que basicamente deu um grandecissimo de um FODA-SE, dizendo que aceitam nosso dinheiro, porque afinal dinheiro não tem deficiência, mas não nos dão qualquer acessibilidade necessária para podermos administrar a conta e os cartões de crédito via internet, por SMS/chat/email.
Então, meu caro, se você é surdo e tiver um cartão roubado e precisar cancelá-lo, sente, chore e cometa uma fraude pedindo pra outra pessoa se passar por você.
É esse o país que vivemos!
Beijinhos sonoros,
Lak
Que absurdo!
Quer dizer que para o MPF, os bancos já fazem o suficiente?
Eles nao tem desculpa melhor, pra pelo menos ocultar que tal motivaçao de arquivamento nao tem respaldo juridico?
Porque para se arquivar um processo, no minimo, deve existir a ausência de objeto juridico, mérito ou falta de provas. Nao sabem nem disfarçar!
É esse o pais que vc vive amiga! O cidadao tem todas as portas fechadas no nariz, inclusive as da justiça! Pelo poder econômico!
Oi Lak! só uma coisa para esclarecer…acho que a tua representação não passou pelo crivo da justiça, isto é , pelo juiz federal…pelo que entendi o arquivamento é interno administrativo no MPF..mas isto não quer dizer que não haja o direito, entende? dentro do Minist. Púb. temos princípios …assim pra não entrar muito na parte juridica e falar mais leigo…um procurador federal pode achar que não existe o direito…aí ele manda arquivar e isto vai pro conselho do Minist. púb, lá eles vão ver se realmente não há o direito…se entenderem que há…eles designam outro procurador para dar andamento…se entenderem que não há o direito se extingue de vez o negócio. mas isto não quer dizer que voce não possa entrar com uma açao individual pleiteando o seu direito ou entrar com ação coletiva através de uma associação a nível nacional,… se voce puder me manda o que voces querem que, com embasamento na lei, posso ajudá-los a reformular e podemos efetuar representação cada um no seu Estado OU através da defensoria pública da união…tudo depende de como é colocada a coisa no papel e documentação a ser anexada. é bem complexa a justiça. beijos geraldine, mãe do Mauricyo bi-implantado e usuário de sistema FM….
Já te mandei, Dine…
Obrigada pela força.
Beijos
Ja aconteceu comigo tbm e ante fui demitido da empresa e queria cancelar conta do banco e fui agencia com minha mãe, gerente do banco me disse q pra cancelar a conta é só pra ligar no central mas ele sabe que não falo por telefone e eu tive q chamar meu pai pra ele fingi q sou eu pra cancelar agora deu certo e algum tempo depois e outro banco me ligar e quer falar comigo e minha mãe disse pra ele q eu não por telefone e to aki no lado dela mas banco não queria dar detalhe para pessoa tercerizado e então pediu pra eu comparecer no banco e então eu fui banco e funcionario do banco e gerente não sabe o que é tipo assunto pra falar comingo e eles começou ligar central e demorou quase 1 hrs e descobriu q trata é propaganda sobre cartão credito e fiquei furioso e fui embora na hora. Telefone é pior pesadelo para surdo oralizado e eu ja procurei emprego na area de aux. administrativo e Tec. infor, mas até hj q não fui aceito pra trabalhar pq esta area q precisa de ouvinte pra falar telefone e agora sou obrigado procurar emprego da produção mas eu não posso trabalhar produção pq tenho Redinose pigmentar. 🙁
Péssima a nossa situação, Fefe…
E lamento que você não esteja conseguindo emprego por conta do maldito telefone!
Vamos batalhar pra mudar esse quadro!
Beijos
Pois é, temos que dar motivos para o MP não arquivar isso. Pelo que entendi, a Geraldine disse que tem como reclamar desse arquivamento, que pode passar para outro procurador ou pro juiz, certo? Bom saber… me mantenha informada 🙂
Podexá e obrigada pela força, Gi.
Beijos
Um tremendo retrocesso! Quero que esses bancos nos expliquem COMO que vamos cancelar cartão ou resolver algum problema bancário que não seja por telefone ou para quem não tem o TS, a coisa mais obsoleta do mundo. E quando eles vão entender que telefone é um obstáculo para a maioria dos def. auditivos?
ola lak tudo bem …..