Notícias do Mundo

Recebi essa notícia por email, de uma moça de um grupo de discussão da qual faço parte (na verdade, nem comento muito, só leio): “Tv Acessível”, Geni Aparecida Faveiro.

Achei linda e resolvi trazer pro blog. Vale a pena ler e torcer para que isso seja colocado em prática o quanto antes…

Obama assina Convenção e diz que toda criança com deficiência tem que estudar na escola perto de sua casa

Julho 25, 2009

Patricia Almeida, de Nova York

Na presença da Secretária de Estado Hillary Clinton, e de lideranças americanas com deficiência, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem que o país vai assinar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Obama qualificou a Convenção, o primeiro tratado internacional do século XXI, de um documento “extraordinário”.

Em seu discurso, o Presidente norte-americano disse que está orgulhoso do progresso feito no país, mas não vai ficar satisfeito até que todo americano com deficiência esteja estudando na escola mais perto de sua casa da maneira que for melhor para ele.

O Presidente disse que se lembra das pessoas com deficiência todos os dias, ao passar pela rampa construída para a cadeira de rodas do Presidente Franklin Roosevelt. Naquela época, disse ele, medo e preconceito com relação às pessoas com deficiência era a norma, mas a maioria dos americanos nem sabiam que o Presidente Roosevelt tinha uma deficiência. Isso quer dizer, completou, que a maioria dos americanos também não sabiam que a deficiência de Roosevelt não prejudicou sua habilidade de recuperar o país. Roosevelt governou os EUA, enfrentando os efeitos da grande recessão e a Segunda Guerra Mundial durantte 4 mandatos. Faleceu no cargo no último deles.

Ele lembrou ainda de seu sogro, Fraser Robinson, já falecido, diagnosticado com esclerose múltipla na década de 1930. Segndo o Presidente, ele nunca reclamou, nunca buscou tratamento especial e nunca perdeu um dia de trabalho, embora precisasse usar duas bengalas para se locomover. Robinson, disse Obama, fez tudo isso e mais, antes da legislação americana, ADA (Americans with Disabilities Act) existir, um dos herós silenciosos que mostraram que pessoas com deficiência podem contribuir integralmente para sociedade, apesar da falta de reconhecimento dos outros.

O ato foi realizado no aniversário de 19 anos da ADA. O Presidente instruiu a Embaixadora dos EUA junto à ONU a assinar o documento. O tratado precisa  ainda ser ratificado pelo Senado americano. 140 países já assinaram a Convenção. O Brasil está entre os 60 países que já ratificaram o documento.

Fonte: Agência Inclusive
Maria Isabel da Silva
Jornalista-SP

Beijinhos,

Lak

6 Resultados

  1. elaine disse:

    O Obama sem duvida veio pra ser um veículo transformador.
    Que todas as nações sigam sua propsta de se voltar pra uma consiencia necessária
    daquilo que esta mais doque na hora de ser encarado ou seja integração de todos
    os seres humanos e oportunidades. 😀

  2. Re Resende disse:

    Com o Obama, as coisas muda msm.!!!.
    O Lula bem q podia se espelhar ne nao.. tentar fazer igual ou até mesmo melhor..

    bjinhus, boa semana!!
    Lak, tem email!??!?!

  3. Ai Lak o presidente Obama veio pra mudar as coisas. Eu pelo menos espero que continue sendo assim. A coisa por lá já é muito melhor do que aqui no Brasil para quem tem alguma deficiência, mas mesmo assim melhorar nunca é demais não é mesmo?
    Beijos

  4. Alex Martins disse:

    Fazer parte do acordo trouxe alguma mudança favorável aos brasileiros? Ou infelizmente nosso governo só assinou e nem se dignou a ler?

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.