Os 10 Mandamentos do Implante Coclear
Você escolheu (para você ou para seu filho) utilizar o implante coclear. Linda escolha. Provavelmente, irá te proporcionar alegrias sonoras grandes ou pequenas durante muito tempo.
Porém, é uma decisão que acarreta responsabilidades, constante informação e dedicação. Lembre que ouvir com o implante coclear não é estar curado da surdez, tampouco significa ser ouvinte. Implantados continuam tendo deficiência auditiva, com limitações que o aparelho tem.
Por isso, é sempre bom que a gente saiba os 10 mandamentos do implante coclear (que são apenas sugestões e não regras, ok?):
- Não compararás o seu progresso com o do próximo.
Lembre-se: cada caso é um caso. - Não esperarás demais da ativação do implante coclear.
São raros os casos de quem gosta do som do IC desde o primeiro dia. A maioria das crianças chora ou não tem reações. A maioria dos adultos acha o som agudo, robótico, metálico e/ou difícil de compreender nos primeiros dias. - Não sairás de casa sem levar bateria extra.
Mesmo que você tenha certeza que as que você está usando devem durar até o seu retorno, nunca se sabe o que pode acontecer. Por isso, um implantado prevenido vale por um áudio em tempo integral. - Não deixarás o processador dormir fora do desumidificador.
Tudo bem se isso acontecer de vez em quando. Mas é importante que ele seja colocado no desumidificador com frequência, evitando assim, o enferrujamento das peças. - Não sairás de casa sem seu cartão de usuário de implante coclear na carteira.
Nunca se sabe quando se pode precisar dele. - Não passarás por detectores de metal em aeroportos.
Sempre peça revista manual e, se necessário, apresente seu cartão de implantado. - Não farás ressonância magnética sem prévia autorização do médico responsável pelo seu caso de IC.
Somente ele pode confirmar se e quando esse exame pode ser feito. - Realizarás as manutenções preventivas
esporadicamente regularmente. - Farás reabilitação auditiva (caso seja indicado pela equipe de IC responsável pelo seu caso) e repetirás os exercícios em casa, conforme orientação do seu fonoaudiólogo.
- Não abusarás do botão de off para barulhos e pessoas chatas.
Tá, um pouquinho pode!
Se tiverem sugestões, acrescento mais uns…
Beijinhos sonoros
Lak
E Nem sempre alguns implantados vão entender a música que está tocando. Bem pelo menos eu rsrsr
Hehehehehehe música, telefone, ficar sem leitura labial… Olha, é um privilégio para quem consegue. Mas nada obrigatório, né? Eu também não reconheço com facilidade sempre.
mas no geral é valido implante
Kethelin Rocha
Gente, nada a ver o que vou perguntar (pelo menos acho), mas é que meus aparelhos ainda não chegaram e trabalho no atendimento, é um TERROR quando chega alguém que não consegue falar alto. Queria saber se tem curso de leitura labial, super preciso. Obrigada! 😉
Aqui no Brasil, não sei de nenhum curso rpa isso. Só exercicios com fono mesmo. E não é toda que sabe ensinar tb. Complicado, viu? Bjs
Mas vou tentar, obrigada. Beijos
Olá,
No oitavo mandamento eu trocaria a palavra esporadicamente por regularmente
Vou arrumar. Beijinhos e obrigada pela contribuição
Nunca deixarás que outro coloque a mão ou pegue o seu IC.. ( isso é sacrilégio )😭
hahahahahhahahahahaha boa! Mas olha, eu deixo pegarem, para perderem o medo.
Felipe Simões Vera Lucia Coelho Simões Marcos Ferreira Simões Maridinei Gennaro Irineu Gennaro Alex Gennaro Ale Gennaro
Perfeitas indicações para quem fez implante e principalmente aos familiares!!!
Muito bom !!!! Amei esses ” MANDAMENTOS”
😉 Marta Ferreira, Jimi H. Ferreira, Daniele Merotto, Valeria Krawczyk, Luiz Matos, Angela Chociai, Flavia Antunes Machado, Cris Vaz
O segundo mandamento é verdadeiro, o Pedro ficou com cara de paisagem e bem ligou kkk
Esses vídeos de gente rindo, chorando, vibrando causam uma expectativa horrivel e falsa para 90% das pessoas. A maioria dos reles mortais nem ouve nada demais ou nem gosta do que ouve. Seu filho teve a reação mais normal do mundo!! Beijinhos
Amei os mandamentos! Mas o décimo e muito privilégio para nós amei mais rsrs
Hahaha só não pode abusar, né? Beijinhos