Ana Carolina Soria Vulcano
Hoje é dia da leitora Ana Carolina Soria Vulcano de Anápolis, que atualmente mora em Brasilia, contar a #HistóriasQueOuvi e suas aventuras até o encontro com o implante coclear. Carol, como é carinhosamente chamada pelos amigos, tem 27 anos e é usuária de IC unilateral há 8 anos.
Perdi a audição total bilateral, após de ser acometida pela catapora aos dois meses de idade.
Meu avô foi o primeiro que suspeitou da minha surdez tendo em vista a minha tranquilidade extrema quando bebê.. Ele fez alguns testes comigo, fazendo barulhos, os quais eu não respondia. Logo depois, alertou minha mãe e em seguida, a minha família movimentou-se e reagiu rapidamente. Com menos de um ano, já estava de aparelhos auditivos. Tenho uma gratidão imensa a minha mãe, tendo em vista que ela tinha apenas 19 anos e ainda era recém-divorciada quando tudo isso aconteceu, e mesmo diante de um turbilhão de coisas acontecendo em sua vida, teve a coragem necessária para se aventurar no mundo da surdez de forma lindamente. Mamãe foi voluntária no centrinho de Bauru várias vezes… tantas idas para São Paulo… Tenho também uma gratidão imensa pela minha fono que me acompanhou durante 12 anos da minha vida.. a Janete. Reconheço que foi feito um trabalho incansável por parte da minha família e da Janete em prol da minha educação. Fui oralizada, logo aprendi a leitura labial, frequentei a escola regular desde bebê, cresci com ouvintes, e desenvolvi a linguagem super bem… Principalmente pelo estímulo intenso à leitura por parte da minha mãe. Depois de quase 19 anos usando o AASI, e no meio da faculdade de direito… resolvi fazer a cirurgia do implante coclear em busca de uma qualidade melhor de vida auditiva.
E assim foi como conheci o blog da Lak, quem me inspirou e me incentivou a fazer o implante coclear. Foi memorável conhecer a Lak, que foi a primeira surda oralizada que eu conheci pessoalmente. Foi mágico entrar nesse mundo dos surdos oralizados e isso só foi possível pela comunidade do Orkut e pelo blog da Lak.
Foi o blog que me apresentou ao mundo do implante coclear e também me permitiu conhecer outros surdos oralizados… hoje, muitos deles são meus grandes amigos. Um abraço pra a galera do Diversidade Surda – DS! Dessa forma, o blog DNO foi um divisor de águas da minha vida. A Carol sem o IC e a Carol com o IC!
Hoje, sou feliz com meu IC e meu AASI, sou servidora, fiz mestrado, faço reabilitação auditiva até hoje, e vivo minha vida da melhor forma possível… lutando todos os dias pra ser cada vez melhor…!
O som que mais me marcou foi o som da respiração … hahah! Para mim… foi um espanto saber o quanto o nosso corpo faz barulho… depois do ic, a minha noção de privacidade mudou muito.. hehehe