Maria Julia Maia
Embora todas as #HistóriasQueOuvi sejam especiais e essenciais de serem compartilhadas, a história de hoje é um capítulo que me trouxe uma das emoções mais fortes que já vivi!
A história chegou para mim ao acaso, no dia que eu entrei para o grupo Crônicas da Surdez no facebook e uma mãe me marcou numa foto da filha dela com o livro da Lalá.
Nossas histórias são parecidas. E a Maria Julia é a personificação da Lalá da vida real, até mais que eu, que tive que esperar 22 anos para sair da minha bolha de silêncio.
Gisele Maia, mãe da Maria Julia de 6 anos, usuária de implante coclear bilateral, nos trouxe a história delas direto de Brumadinho.
Maria Julia nasceu ouvinte, ela estava com 5 anos quando percebermos que estava perdendo a audição, procuramos um especialista, começamos a busca por um diagnóstico e foi um ano de longas consultas e muitos exames, até chegar ao seguinte diagnóstico : Perda auditiva bilateral severa para profunda causa desconhecida. Nesse momento meus pés ficaram sem chão, Maria era candidata ao IC ( eu nunca tinha nem ouvido falar em IC) começou a busca por informações, testes com AASIs e mais exames. Não podíamos perder tempo, neste período ocorreu uma mudança no comportamento da Maria, ela começou a ficar tímida e até um pouco retraída, ela gosta muito da escola começou a ter uma resistência não queria mais frequentar a escola. Um dia quando questionei o motivo ela me disse: ” o que vou fazer na escola, se eu não escuto”.
Mais uma vez fiquei sem chão, nesse dia foram muitas lágrimas, mas enxuguei a lágrimas e fui busca de algo que pudesse ajudar e motivar ela novamente. Depois de muito procurar encontrei “E NÃO É QUE EU OUVI?” livro maravilhoso da Lak a Lalá virou referência pra ela, assim como Lalá estourou a bolha ela também queria estourar aquela bolha.
Através do livro descobrir o Blog DNO que tem sido meu apoio, tivemos a honra de contar com a presença da Lak na ativação da Maria, essa pessoa maravilhosa que tanto admiro e vai ter minha gratidão eternamente por nós presentear com história da Lalá.
Hoje Maria está com 6 anos e 8 meses e há 3 meses é implantada bilateral ( detalhe o IC dela é cor-de-rosa igual da Lalá) está se adaptando bem Graças a Deus, está reaprendendo a ouvir novamente e uma das paixões dela é a música.
Antes do IC ela não conseguia cantar as músicas da escola, agora ela chega em casa cantando cada dia uma música diferente. Uns dos sons que mais nos emocionou, foi dia que ela conseguiu ouvir o som do violão, a cada nota musical ela falava emocionada e com os olhinhos brilhando: “Mamãe eu estou ouvindo!”
Você pode assistir a ativação da Maria Julia no DNO, pois fiz questão de estar com elas neste momento tão especial, graças ao apoio da fonoaudióloga Nadiana Andrade da Clínica Parlare