Trabalhando as expectativas do implante coclear

Expectativas são importantes, porque são o que nos movem para determinada mudança ou determinada escolha…
Porém, elas também podem atrapalhar, quando superam a realidade como ela é. A dica é saber trabalhar as expectativas para que elas ajam ao nosso favor. E como fazer isso? Explico sobre isso neste vídeo.

O vídeo acima está com legendas, mas se preferir, leia a transcrição abaixo:

Como usuária do implante coclear há bastante tempo, reconheço que, se tem um momento em que a gente fica muito, muito tenso em relação ao implante, é o período antes da cirurgia.

Quando ela já está marcada (ou quase). Quando a gente já está fazendo os pré-operatórios e a gente fica pensando em todas as coisas que a gente quer ouvir, que a gente não quer ouvir, que a gente quer compartilhar com o mundo.

O que a gente quer que o nosso filho ouça, que ele aprenda, que ele cresça auditivamente falando. E a gente começa a criar expectativas. E que elas podem ser um pouco frustrantes se elas não corresponderem.

Eu acho que a mensagem mais importante ao implante coclear foi o que eu ouvi de uma fono,
antes de fazer a minha primeira cirurgia. Ela disse:
“Deseje tudo o que você quiser! Mas não coloque prazo!”

Prazo é o que vai criar aquele sentimento de frustração.

Porque, se você falar “ah, eu quero sair da ativação já ouvindo tudo perfeitamente”, é bem provável que você se frustre. Porque a gente tem um período de adaptação depois do implante.

Porque a gente tem um período de aprendizado auditivo, de criação de memória auditiva.
E todo esse período é muito importante que a gente viva. E viver ele bem. E viver ele com calma. E viver apreciando cada uma das coisinhas que a gente vai ouvindo no dia a dia.

Então, eu até escrevi um livro sobre isso, que se chama “Escute como um surdo” e ele fala sobre apreciar todos os sonzinhos do dia a dia e que você consiga se adaptar a esse momento nada fácil de adaptação a uma nova percepção sensorial.

Mas, enquanto você ainda não fez a cirurgia, é importante que você já comece trabalhando em vocês as suas expectativas. Por exemplo, vá atrás de muita informação sobre o que o implante coclear reserva para uma pessoa que tem deficiência auditiva ou pra uma criança
que é implantada relativamente cedo.

Você tem uma série de blogs, livros e sites para você acessar.

Mas claro que eu vou indicar o DesculpeNaoOuvi.com.br, que está há mais de 12 anos no ar
falando disso e que recentemente eu criei o Guia do Implante Coclear que fala muito disso
também.

Outra coisa, converse com usuários. Procure casos parecidos com o seu. Quanto mais parecido for o caso, mais… melhor é a referência que aquela pessoa pode estar
fazendo por você.

Outra coisa que você também pode assistir, são vídeos de ativação. Eu vou falar pra vocês,
vou ser bem sincera com vocês, vídeos que mostram coisas maravilhosas, podem não ser
os mais próximos da realidade. Assista vídeos que a pessoa fala “É, eu acho que ouvi alguma coisa” ou que a criança fica quietinha e só dá uma mexidinha mais forte na chupeta.
Esse tipo de coisa ajuda a gente a centrar a ideia de que é um processo. Não é imediato, não é a ativação que define nada.

Mas a gente tem o direito de desejar tudo. E o mais importante de tudo: converse com a equipe médica. Pergunte o que você deve esperar para o seu caso. Converse muito com a fono que está acompanhando o seu caso. Ou o fonoaudiólogo. Eu tenho mania de falar a fono, mas tem fonoaudiólogos homens também.

E pergunta o que você pode esperar no começo, se eles acham que o seu caso vai ser mais
rápido ou mais demorado.
Mas não tenha isso como prazo. Lembre-se: a coisa mais importante que você pode fazer neste momento é não estabelecer prazo para nada. Você só apreciar esse momento.

Então, é isso gente. A expectativa existe. Se vocês tiverem necessidade façam acompanhamento psicológico. Entrem em grupos de usuários e candidatos ao implante coclear no WhatsApp, no facebook, em algumas redes sociais. Conversem com outros usuários, para você ver que tudo que você estiver passando, alguém com certeza já passou. Ou uma pessoa ou muita gente há passou.

Então, viva esse momento com saúde, com entusiasmo, com expectativas, dentro de uma realidade, claro. Mas se permita viver esse momento, que ele é muito importante.

Escreva um diário, para daqui alguns anos você ler e ver “oh, eu passei por isso”. Eu, inclusive fiz isso e de vez em quando, eu dou uma relida.

Então, é isso, gente. Eu espero
que vocês tenham gostado. E se vocês quiserem, acessem o Guia do Implante Coclear, que eu
estou fazendo junto com a Advanced Bionics, para quem está começando esse momento. Lá no
DesculpeNaoOuvi.com.br

E me sigam aqui nas redes sociais. Tanto no Instagram @LakLobato. Quanto na página do Facebook @DesculpeNaoOuvi.

Se quiserem, me mandem perguntas, vamos trocar algumas ideias. Eu estou às ordens para ajudar vocês nesse momento tão bonito que é a Expectativa pelo Implante Coclear.
E é isso, pessoal.

Beijinhos sonoros e até a próxima.