Diversidade Surda: mais que um termo, um grupo de pessoas.

Há algum tempo, tenho visto um grupo de surdos pelas redes sociais que se denomina Diversidade Surda. São um grupo de amigos de vários perfis de surdez: oralizados, usuários de líbras, bilingues/bimodais, usuários de tecnologias auditivas, etc. E a presença deles mostra que, em tempos de tanta divisão Libras x Oralidade, Implante Coclear x Cultura Surda, eles tem crescido e se fortalecido no que toca ao respeito às diferenças de comunicação dentro de uma mesma deficiência que tem em comum.

Fui atrás da pessoa que criou o termo e o grupo, para saber mais sobre como essa idéia de união nasceu e divulgar um pouquinho esse oásis no meio de uma guerra ideológica infundada que distancia pessoas que deveriam estar unidas.

DNO: Nat, eu gostaria que você se apresentasse às pessoas, para que todos tenhamos oportunidade de te conhecer melhor.

Nathielly: Meu nome é Nathielly Pereira. Eu sou de João Pessoa-PB. Eu nasci ouvinte, e o motivo da minha surdez é que eu sou portadora deu uma doença genética chamada Neurofibromatose do tipo 2. Essa doença, embora genética, só desenvolve após longos anos. Sendo assim, eu fui ouvinte até 18 anos.
Essa doença trazem várias sequelas, é uma delas foi a perda gradual da audição. Aos 15 anos fiquei com surdez unilateral e aos 18 tornou-se bilateral

E hoje você se comunica de qual(is) forma(s)?

Eu sou fluente na língua portuguesa e a maior parte da minha comunicação se dá de forma oral com ajuda da leitura labial e AASI e também pela escrita. Contanto, eu aprendi Libras, não sou fluente, mas consigo me comunicar bem, e faço uso dela frequentemente. Auxilia e facilita bastante no entendimento e comunicação quando algumas palavras ficam difícil de entender mesmo que uma pessoa repita várias vezes. Acredito que precisamos buscar toda forma de comunicação possível para aumentar a qualidade de vida.

De onde surgiu o termo Diversidade Surda?

Surgiu de um grupo de surdos oralizados no WhatsApp criado por mim, mas na verdade não foi eu que batizei ele com esse nome. O grupo era chamado de ASSI, IC, Baha e Libras. E então um dia um querido amigo participante do grupo chamado Caio Eduardo alterou o nome para #DiversidadeSurda e acabou ficando. Não há uma nome que defina melhor aquele grupo!

Qual era o propósito do grupo, na ocasião?

O grupo não tem foco na surdez, ou seja, não ficamos falando o tempo todo sobre surdez e suas tecnologias, dificuldades, etc. O grupo é um ambiente de descontração. A gente aproveita para compartilhar os acontecimentos do dia-a-dia, as experiências de vida, e opiniões acerca de determinados assuntos, dicas de viagem, combinar encontros, enfim, formar um ciclo de amizade.

Quantas pessoas tem no grupo atualmente?

Atualmente o grupo conta com 74 participantes, porém alguns outros surdos saíram do grupo devido ao foco nos estudos ou por um motivo pessoal, mas que pretende voltar assim que possível.

E vocês estão pelo Brasil todo? O grupo fortalece o contato, dá origem a amizades? Explique um pouquinho sobre a dinâmica do grupo.

No grupo contém um número maior de participantes residentes do Rio de janeiro, São Paulo, Curitiba e Brasília. Também temos pessoas de Recife, Olinda, João Pessoa, Campina Grande, Natal, Belo Horizonte, Belém do Pará, Alagoas, Bahia, Goiânia, Minas Gerais. Como temos contato com pessoas de diversas partes do Brasil, proporciona um veículo de amizade nacional. Como a escrita é a forma mais rápida e usada no WhatsApp, todos são surdos oralizados que dominam a língua portuguesa e têm preferência pela conversão através da escrita. Já chegou a participar uma surda sinalizada, mas ela não conseguia acompanhar e interagir no grupo, pois são várias mensagens em pouco tempo. Entretanto, no grupo existe alguns surdos oralizados que também sabem Libras. Uma vez a gente até fez uma proposta de que cada um enviasse um vídeo soletrando seu nome com o alfabeto manual e mostrando seu sinal, foi bem divertido.

Vocês tem pagina no face/instagram? Como podemos entrar em contato com vocês?
Instagram Diversidade Surda
Facebook Diversidade Surda

Recomendadíssimo!

Beijinhos sonoros|
Lak Lobato

4 Resultados

  1. Ana Lúcoia Perfoncio disse:

    Olá! Gostaria de participar do grupo do WhatsApp! Como faço?

  2. Lyndsen disse:

    Melhor grupo de todos os tempos! 💚 #DS

  3. Fatima disse:

    Esse é um grupo que sempre desejei participar. Ele me representa

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.