Escolhendo seu implante coclear pelo tamanho

“Tamanho não é documento”, é o que diz a sabedoria popular. Mas na hora de escolher a marca e o modelo do implante coclear, a gente costuma se importar sim com o tamanho. Afinal, o processador escolhido irá nos acompanhar por um bom tempo durante a nossa jornada auditiva.

A primeira coisa que todo mundo faz é procurar fotos na internet, mas é muito difícil ter uma boa noção da escala de cada modelo e entender porque, às vezes, o mesmo modelo aparece com tamanhos diferentes.

Atualmente, à venda no Brasil, existem 4 processadores BTE (aqueles que são usados atrás da orelha) e 3 OTE (que ficam fora da orelha).

Exceto o Neuro One, da Oticon Medical, todos os processadores BTE podem ser usados com baterias recarregáveis, de diferentes tamanhos e diferentes capacidades, e também pilhas descartáveis. A Cochlear é a única que possui 2 modelos de processador BTE diferentes: o Nucleus 6 CP910 é maior, com entrada acessórios de áudio com fio. Já o Nucleus 6 CP920 é um modelo mais compacto.

No gráfico abaixo você verá os processadores BTE disponíveis no Brasil. Cada marca é representada com dois modelos: a configuração mais compacta possível (o menor modelo da marca, com a menor bateria) e a maior configuração possível (maior modelo com a maior bateria).

A Advanced Bionics, Cochlear e MED-EL possuem também processadores OTE. No gráfico abaixo comparamos os processadores Kanso e Rondo, pois ambos são processadores em que a antena, as pilhas e o processador ficam embutidos em uma única peça. Não incluímos o Neptune da AB, pois é um modelo de caixinha, diferente de todos os outros nesse comparativo.

Uma outra dimensão legal de se comparar é a espessura. Os processadores BTE são bem mais finos porque precisam se encaixar confortavelmente atrás da orelha e, como a antena não é embutida, eles precisam de menos espaço para os  componentes.

Como você pode ver, os processadores atuais têm dimensões bastante parecidas e por isso o tamanho não costuma importar tanto.

Se você quiser conhecer cada detalhe de cada um dos modelos vendidos atualmente, visite o nosso Comparativo de Marcas e Modelos.

Fonte: Dimensões retiradas dos sites e manuais de cada fabricante no momento da publicação. Processadores não disponíveis no Brasil ou sem informações no site brasileiro do fabricante não foram incluídos nesse comparativo. Os gráficos são meramente ilustrativos. Os processadores não aparecem com o tamanho real na sua tela.

Beijinhos sonoros,

Lak Lobato

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.