Mascotes que ouvem com tecnologias auditivas

Desde que perdi a audição e me vi, aos 9 anos de idade, diferente de todos aqueles que eu conhecia. Comecei a buscar referências em quem eu poderia me espelhar. Hoje em dia, existe até um termo para isso: “representatividade”. 

Representatividade é fundamental para que você não se sinta deslocado, diferente demais ou estranho ao se comparar com os outros. E eu, como criança, não era diferente das outras crianças que querem ter certeza que não são as únicas nas suas condições. Confirmei isso quando escrevi o livro da Lalá e comecei a receber dezenas de fotos de crianças que se identificavam com a personagem.

Felizmente, não sou a única, nem a primeira, a pensar nisso. As marcas de tecnologias auditivas reconhecem essa necessidade das crianças e criaram bichos de pelúcia que utilizam as mesmas tecnologias que elas recebem. 

Decidi, então, apresentar essa galerinha aqui blog, para que você saiba quem são os parceiros nessa jornada de (re)encontro sonoro:

Kaci (Cochlear)

Kaci, o coala, é o mascote oficial da Cochlear. Ele mora na Austrália, mas de vez em quando ele faz suas visitinhas por aqui no Brasil. Também é possível esbarrar com a versão inflável gigante em alguns eventos da marca. Ninguém resiste a uma fotinho com ele.
A pelúcia, que alguns usuários recebem junto com o kit do IC, usa dois implantes cocleares brancos de plástico que podem ser removidos e geralmente rendem boas fotos dos papais e mamães compartilhando a tecnologia do filhote implantado!

Vibe (Cochlear)

Vibe, o alce, é o mascote dos implantados Cochlear Baha. Vi ele uma vez no Brasil num estande da empresa e me pareceu muito simpático com os seus dois processadores Baha azuis, que assim como os do Kaci, são removíveis para brincadeiras.

Mellie (MED-EL)

Mellie, a med-elephant, é uma fofíssima eletantinha que usa um lenço vermelho e dois processadores da MED-EL pretos. Ela vem em alguns kits para crianças. Em eventos onde a MED-EL está presente, é possível encontrar alguns livros de leitura e atividades que contam a história da Mellie e seus amigos. O processador da Mellie é costurado, mas isso não diminuiu o charme da elefantinha mais fofa do universo sonoro. (Já vi a Mellie vestida de médica e enfermeira num estande de eventos!)

Buddy e Melody (Advanced Bionics)

Buddy e Melody são os macaquinhos da Advanced Bionics. Eles são irmãos e usam implantes cocleares. O Buddy é o irmão mais velho e a Melody é menorzinha. Eles tem bracinhos longos o suficiente para envolver as crianças implantadas num grande e delicioso abraço! São daqueles bichinhos que a gente vê nos stands de eventos e fica doido para levar para casa!

Otto (Oticon)

Otto era uma lontrinha fofíssima da Oticon que usava aparelhos auditivos e ainda aparece em alguns livros da marca. Ele está meio desaparecido ultimamente com a chegada do Oscar.

Oscar (Oticon / Oticon Medical)

Oscar é um urso que surgiu usando aparelhos auditivos Sensei da Oticon. Até pouco tempo atrás ele vestia um kimono de karatê. Mas agora ele virou um super-herói (com capa e tudo) e o superpoder de trazer muitas aventuras sonoras para os usuários dessa marca! A Oticon Medical, o braço de implantes auditivos da Oticon, também tem uma versão do Oscar com IC.

Massie (Oticon Medical)

Massie, o macaquinho que usa Ponto, o implante de condução óssea da Oticon Medical. Esse ainda não conheci pessoalmente, mas tenho certeza que deve fazer a alegria dos usuários do Ponto! Só conheço o Massie por foto, mas ele tem uma cara tão fofa, que me dá vontade de chorar (sou fanática por bicho de pelúcia).

Leo (Phonak)

Leo, é um filhote de leão da Phonak usa aparelhos auditivos e anda por aí com um Roger. Ele aparece em alguns livros e apps da marca que ajudam as crianças na terapia auditiva. Quem resiste a um leãozinho super parceiro desses?

Lalá e SuperSônico (DNO)

Lalá e SuperSônico são os heróis da turminha da Lalá, que usam implantes auditivos de marcas genéricas e tem superpoderes de divertir as crianças seja na versão boneca, seja no livro da Lalá, seja no Almanaque de Atividades. São os atuais mascotes daqui do blog.


Esses brinquedos representativos elaborados pelas marcas, não são meros brindes nos kits. São essenciais na adaptação de muitas crianças que precisam deles para se reconhecer como usuárias de uma tecnologia auditiva. Mas, infelizmente, nem sempre vem no kit, principalmente quando feito pelo SUS. Se você for adulto e estiver com um desses mascotes mofando em casa, dá um toque, que de repente posso te colocar em contato com alguma criança que não recebeu, mas está precisando deles!

Representatividade importa demais! Que bom que atualmente todas as marcas de implantes auditivos reconhecem isso!

Beijinhos sonoros,
Lak Lobato

Fotos: divulgação / redes sociais.

3 Resultados

  1. Eliane Pereira Baixo Schmeil disse:

    Bacana isso…..eu tenho 2 Ellie já que sou biimplantada, adoro estes bichinhos de pelúcia os quais faço coleção. Tenho também uma menina implantada que ganhei num evento, guardo com todo carinho. Se tivesse a Lalá para vender, eu gostaria de comprar.

  2. Ah a Kaci, da Coclear! Tinha duas, sou implantada bilateral! Dei uma para neta quando pequena, mas a outra, não desapego! Adoro sua companhia.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.