Os Perigos do Implante Coclear

Esses dias – na verdade, acho que os últimos 10 anos, mas ultimamente andou rolando com mais frequência – vi sequências de postagens falando sobre o implante coclear e seus perigos.

Aquelas coisas de sempre. Que o implante coclear é uma ameaça a sabe-se lá o que. E que todo implantado é uma pessoa infeliz e mal resolvida, que não se aceita.

Posto isso – afinal, quem sou eu pra desdizer alguém que nunca usou o IC, né? – nesses quase 10 anos de implantada, pude perceber realmente que existem vários prós e contras do implante coclear e resolvi fazer uma lista focando apenas nos 10 maiores perigos que pude constatar, muitos por conta própria:

1. Ir na piscina de aparelho e descobrir que o povo grita pra caramba quando se diverte!

Ouvintes (e surdos também) são mega escandalosos quando estão felizes! Já levei cada susto! Gente, aprendam a se divertir silenciosamente!

2. Descobrir que você consegue ver dublados e começar a ter preguiça de ler legendas.

E aí, você se torna uma dessas pessoas que sempre criticou! Tive um período assim, viu? Hoje me dei conta que defender a legenda é um dever de toda pessoa com deficiência auditiva!

3. Você ganhar uma família de amigos também implantados e eles começarem a participar tanto da sua vida que você não sabe mais quem é seu parente de sangue e quem é parente de eletrodos.

Gente que te ama, que participa da sua vida, que te liga pra saber se você tá bem, que te chama durante a madrugada. Como não amar gente assim? Problema é que os parentes de sangue, muitas vezes, ficam enciumados! Este é um alerta importante!

Risco médio

4. Descobrir que seu marido/esposa ronca.

Putz, essa foi triste. Depois de vários anos compartilhando a cama, um dia estava vendo TV à noite e desliguei a televisão antes de tirar o IC. Descobri que, naquela noite, meu marido estava roncando! Foi muito tenso descobrir algo depois de vários anos de casada. Por sorte, eu tiro o IC pra dormir e não acabou em divórcio!

Risco médio

5. Não conseguir evitar ouvir músicas-chiclete e ficar com várias tocando na cabeça.

Eu tinha o maior orgulho de nunca ter ouvido a música “Evidências”. De tanto me cobrarem ouvir essa música, criei coragem e ouvi. Meu, aquilo gruda feito um carrapato na memória auditiva e ela fica tocando toda hora na minha cabeça! Não recomendo!!

Risco médio

6. Ouvir um barulho estranho de madrugada e ficar assustado!

E descobrir que o barulho era você mesmo respirando e que no silêncio, a respiração pode ser super barulhenta!

Imagina o pânico que senti? Socorro!

Risco médio

7. Descobrir que não existem momentos de silêncio em filmes… nunca!

Fiquei chocada quando percebi que praticamente todos os filmes tem trilhas e mais trilhas sonoras. Que quando não tem trilha sonora, tem ruído ambiente. Silêncio no cinema, só se for pra assustar alguém. Bizarro isso! Eu adoro o silêncio, como lidar com a realidade dele ser usado para assustar?

8. Seu filho implantado começar a falar, falar, falar, virar um papagaio e você se perguntar onde está o botão de desligar a matraquinha.

Se eu não tivesse visto uma afilhada minha ir do zero de linguagem, pra um papagaio que não fica quieta, eu acharia que é exagero dos pais. Mas, realmente pode acontecer. Uma hora a criança desembesta de falar e fala por todo o tempo que permaneceu com pouca linguagem. É um perigo, gente! Elas não tem botão de off nesse blablablá!

9. Descobrir que os fogos de artifício são tão barulhentos que às vezes você não sabe se estão comemorando algo ou iniciando uma guerra!

Final de campeonato de futebol já me fez, várias vezes, achar que tínhamos entrado em guerra com, sei lá, o Paraguai?

10. Perceber que demorou para fazer o implante por medos bobos e deveria ter feito antes!

Sei lá vocês, mas eu permaneci 22 anos em silêncio absoluto. Às vezes, me bate uma tristeza de não ter feito a cirurgia antes e ter vivido muito mais aventuras sonoras!

Beijinhos sonoros,
Lak Lobato

9 Resultados

  1. Eduardo Guimaraens disse:

    Rolando de rir

  2. Marta Almeida Gil disse:

    ADOREI!!!!!!!!!
    Que bom saber que é assim tãoooo perigoso!
    Vou parar de divulgar crônicas, blogs e páginas do Face.

    Lak, vc se supera!

  3. Silvana disse:

    Muito bom! 🤩😂😂

  4. Malu disse:

    Blzaa…me diverti muito aqui com, ” Os Perigos do Implante Coclear”…tô rindo litros..
    .

  5. Marcel Pigozzi Saraiva disse:

    Excelente Lak! Parabéns pelo artigo! Beijos e sucesso

  6. Luciani disse:

    Amei…: preciso compartilhar no face

  7. Washington França disse:

    Poxa esse site caiu de paraquedas, pq na verdade estou passando por um momento que preciso tomar uma decisão, tenho 42 anos e sou usuário de aparelho auditivo desde meus 8 anos. Recentemente rolou uma oportunidade , um centro de fonoaudiologia em Alfenas -MG, recebi uma mensagem que eu sou forte candidato para implante coclear, e melhor tudo pelo projeto pelo governo federal. Então para esclarecer dúvidas encontrei esse site.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.