Qual a importância do fonoaudiólogo em uma equipe de implante coclear?
O processo de cirurgia e adaptação do implante coclear tem várias etapas.
Nós, fonoaudiólogos, estamos inseridos em 3 etapas na equipe multidisciplinar de implante coclear:
Primeira Etapa com a fonoaudióloga
A primeira etapa é anterior à cirurgia: ajudamos na avaliação para verificar a indicação de um implante coclear, através de exames como audiometria, testes com aparelhos auditivos e avaliação da linguagem (comunicação). Tudo isso para afirmar a indicação ao implante, junto com a equipe médica e multidisciplinar.
Segunda etapa da fonoaudióloga
A segunda etapa ocorre durante a cirurgia: realizamos 2 testes e/ou medidas, uma para verificar o funcionamento adequado dos eletrodos inseridos na cóclea e também a resposta dos eletrodos, para construirmos o primeiro ajuste do processador (a parte externa). Os valores captados nesses testes são muito importante para o dia da ativação, que acontece geralmente após 30 dias após a cirurgia.
Terceira etapa da fonoaudióloga
A terceira etapa é após a cirurgia: realizamos a ativação dos eletrodos e a construção de um “famoso mapa” que seria os primeiros ajustes do processador. Mas os testes sempre continuam, como a verificação de funcionamento e a medida de respostas dos eletrodos e também a audiometria, tudo isso para sempre manter um bom funcionamento da parte externa e da parte interna. Programamos o processador e ajustamos com o nível mínimo e máximo de estimulação em cada eletrodo do implante, para promover uma boa sensação de audição.
E ainda…
Os mapeamento dos eletrodos e o balanceamento acontecem mais ou menos de três em três meses no primeiro ano e de seis em seis no segundo ano e, a partir do terceiro, anualmente.
Não podemos esquecer também da fonoaudióloga reabilitadora, que sempre acompanha os pacientes antes e após a cirurgia para estimular e ensinar a interpretação da nova sensação auditiva, através da terapia auditiva verbal.